132065 - Cursos de verão da FFLCH 2025 - Moda e cinema brasileiro em formação (1950-1970) |
Período da turma: | 18/02/2025 a 21/02/2025
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Descrição: | Aula 01: O grau zero da moda e do cinema brasileiro moderno (década de 1950)
Aula 02: A formação do campo da moda como autonomização subordinada (década de 1960) Aula 03: O cinema brasileiro moderno, entre os gêneros locais e a circulação internacional (década de 1960) Aula 04: A revolução da cultura do consumo e da indústria cultural (década de 1970) Bibliografia básica AMANCIO, Tunico. Pacto cinema-Estado: os anos Embrafilme. Alceu - Revista de Comunicação, Cultura e Política, v. 8, n. 15, p. 173-184, 2007. BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. BERNARDET, Jean-Claude; GALVÃO, Maria Rita. Cinema: repercussões em caixa de eco ideológica. São Paulo: Brasiliense/Embrafilme, 1983. BRAGA, J., PRADO, L.A., História da Moda no Brasil. São Paulo: Disal Editora, 2011. CARDENUTO, Reinaldo. A sobrevida da dramaturgia comunista na televisão dos anos de 1970: o percurso de um realismo crítico em negociação. CZAJKA, Rodrigo; MOTTA, Rodrigo Patto; NAPOLITANO, Marcos (org.). Comunistas brasileiros: cultura política e produção cultural. Belo Horizonte/São Paulo: Editora UFMG/Humanitas, 2013, p. 85-106. DURAND, José Carlos. Moda, luxo e economia. São Paulo: Babel Cultural, 1988. FIGUEIREDO, A. C. C. M. “Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada”: publicidade, cultura de consumo e comportamento político no Brasil, 1954-1964. São Paulo: Editora Hucitec : História Social, USP, 1998. MICELI, Sérgio. O papel político dos meios de comunicação de massa. SCHWARTZ, Jorge e SOSNOWSKI, Saúl (org.). Brasil: o trânsito da memória. São Paulo: Edusp, 1994, p. 41-67. MICHETTI, M. Moda brasileira e mundialização. 1a edição. São Paulo, SP, Brasil: FAPESP : Annablume, 2015. NAPOLITANO, Marcos. Cultura brasileira: utopia e massificação (1950-1980). São Paulo: Contexto, 2020. NOVAIS, F. Capitalismo Tardio e Sociabilidade Moderna. São Paulo: Editora Unesp, 2009. POUILLARD, V. Licensing luxury fashion in transatlantic and colonial economies: beyond Paris and New York. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, v. 8, n. 2, p. 1–22, 1 jun. 2024. PRADO, L. A. Gilda de Mello e Souza e a emergência do campo da moda no Brasil (1800-1990). Revista de História, n. 178, p. 1–31, 19 mar. 2019. PRADO, L. A. Indústria do vestuário e moda no Brasil, sec. XIX a 1960 – da cópia e adaptação à autonomização subordinada. Doutorado em História Econômica - São Paulo, Universidade de São Paulo, 2019. QUEIROZ, J. R.; BOTELHO, R. (EDS.). Coleção Moda Brasileira. São Paulo: Cosac Naify, 2008. RAMOS, José Mário Ortiz. Cinema, Estado e lutas culturais: anos 50, 60, 70. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1983. ROSA, Cayo Candido. Gustavo Dahl e a Embrafilme: discurso e prática. Mestrado em História Social - São Paulo, Universidade de São Paulo, 2016. SANT’ANNA, P. Coleção Rhodia: arte e design de moda nos anos sessenta no Brasil. Doutor em História—Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 16 abr. 2010. SIMIS, Anita. Estado e cinema no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2015. VIEIRA, João Luiz. O corpo popular, a chanchada revisitada, ou a comédia carioca por excelência. Acervo, v. 16, n. 1, p. 45-62, 2011. XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz & Terra, 2001. |
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Carga Horária: |
10 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 80 | ||||
Ministrantes: |
Giulia Falcone de Lourenço Victor Santos Vigneron de La Jousselandiére |
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