132060 - Ações educativas no Museu do Ipiranga |
Período da turma: | 16/12/2024 a 17/12/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Programa completo, com referência bibliográfica atualizada:
1. O educativo do Museu do Ipiranga: sua estrutura e conceitos-chave 2. Diferentes perfis de público e estratégias de mediação 3. Recursos de acessibilidade e o papel do educativo 4. Desenvolvimento de materiais didáticos 5. A importância da formação continuada em um museu universitário 6. Avaliação e reflexão sobre práticas Bibliografia: ABELEIRA, Denise Cristina Carminatti Peixoto; ARRUDA, Isabela Ribeiro de. Museu fechado, caminhos abertos. Ações educativas durante o fechamento do Museu do Ipiranga. In: AMARAL, Lilian; TOJO, Joselaine Mendes (orgs.) Rede de Redes diálogos e perspectivas das redes de educadores de museus no Brasil. SISEM, São Paulo, 2018. AIDAR, Gabriela. Acessibilidade em museus: ideias e práticas em construção. Revista Docência e Cibercultura. Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, Maio/Agosto, p. 155-172, 2019. _____. Museus e inclusão social. Ciências & Letras, Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras, n. 31, p. 53-62, 2002. ALMEIDA, Adriana. Desafios da relação museu-escola. Comunicação & Educação, São Paulo, (10): 50 a 56, set/dez 1997. ALMEIDA, Adriana. VASCONCELLOS, Camilo. Por que visitar museus? In: BITTENCOURT, Circe (Org.) O saber histórico na sala de aula. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2004. ALMEIDA, Cícero. A função educativa dos museus Bertha Lutz. Acervo, rio de janeiro, v. 26, no 2, p. 123-132, jul./dez. 2013. ARAÚJO, Carlos Alberto. Museologia: correntes teóricas e consolidação científica. Revista Eletrônica do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio- PPG-PMUS Unirio/MAST, vol. 3, no 2, 2012. BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Educação em museus: termos que revelam preconceitos. Diálogos entre arte e público, Recife, v. 1, p. 30-34, 2008. BITTENCOURT, Circe. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008. BRAGA, Jezulino. Discutindo o ensino de História mediado pelos museus: experiências docentes no Museu de Artes e Ofícios – BH. Revista do Lhiste, Porto Alegre, n. 1. vol.1, jan/jun. p. 30-56, 2015. BRUNO, M. C. O. (Coord.); ARAUJO, M. M.; COUTINHO, M. I. L. (Col.). A permanência das ideias: a influência nos contextos museológicos. In:______. Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. São Paulo: Pinacoteca; ICOM, 2010. v. 2. CABRAL, Magaly. Educação Patrimonial X Educação Museal. In: TOLENTINO Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012. CASTRO, Fernanda. Há sentido na educação não formal na perspectiva da formação integral? Museologia & Interdisciplinaridade. Vol. IV, no8, dez. 2015 p. 171-184. _____. O que o museu tem a ver com educação? Educação, cultura e formação integral: possibilidades e desafios de políticas públicas de Educação Museal na atualidade. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ. Rio de Janeiro, 2013. CHAGAS, Mario de Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: preparando o terreno. In: ______. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Chapecó: Argos, 2 006. 9-36. CHICARELLI, Larissa. ROMEIRO, Kauna. Museu e o ensino de História - pensar o museu como local de conhecimento e aprendizagem. Revista Confluência Digital, v., n. 2. Setembro de 2014. p. 85-93. COHEN, Regina; DUARTE, Cristiane Rose; BRASILEIRO, Alice. Acessibilidade a Museus. Ministério da Cultura / Instituto Brasileiro de Museus. – Brasília, DF: MinC/Ibram, 2012. 190 p. (Cadernos Museológicos Vol.2). COSTA, Heloisa. WAZENKESKI, Verlaine. A importância das ações educativas nos museus. Ágora. Santa Cruz do Sul, v.17,n. 02,p. 64-73, jul./dez. 2015. CURY, Marília Xavier. Comunicação Museológica: uma perspectiva teórica e metodológica de recepção. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. FERRONI, Giovana. GIL, Maria Stella. Crianças com deficiência visual aprendem conceitos em atividades artísticas. Anais do I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência – SEDPcD/Diversitas/USP Legal – São Paulo, junho/2013. GRIÃO, Carla. SARRAF, Viviane. Guia de recomendações para garantia de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência na reabertura de museus - covid 19. Disponível em: <museusacessiveis.com.br> GRINSPUM, Denise. Educação para o Patrimônio: museu e escola – responsabilidade compartilhada na formação de públicos. GUILHOTTI, A. “O museu histórico para se aprender História: observações em torno de uma metodologia de trabalho educativo”. Texto apresentado no III Encontro Perspectivas do Ensino de História UFPR – Curitiba. Julho 1998. HEIN, George. Learning in the Museum. Routledge. London and New York. 1998. _____. O dilema da Educação Científica: como ensinar quando os visitantes apenas querem aprender. In: MARANDINO, Martha; ALMEIDA, Adriana Mortara; VALENTE, Maria Esther Alvarez. Museu: lugar do público. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009. _____. Teoría del aprendizaje constructivista. Congreso del CECA, El Museo y la necessidade de la gente,1991, Jerusalén, Israel. _____. Uma teoria democrática de educação em museu: Democracia e museus. Encontro internacional: Diálogos entre Educação, Museu e Arte. HIRATA, E. “Arqueologia, educação e museus: o objeto enquanto instrumento do conhecimento. In: Dédalo, no 27 São Paulo, dez. 1989. HOOPER-GREENHILL, E. “Alguns pontos básicos sobre educação em museus” In Museums Jounal, 83, 1983. Fundação Pró-Memória, Ministério da Cultura – Secretaria do Patrimônio História Artístico Nacional. _____. Education, communication and interpretation towards a critical pedagogy in museums. In: The education role of the museum. Londo: Routledge, 1994. HORTA, M. “Educação Patrimonial”. Encontro de avaliação do I e do II Seminários sobre o uso educacional de Museus e Monumentos (30 de novembro a 02 de dezembro de 1984 – Museu Imperial – Petrópolis). _____. Lições das coisas: o enigma e o desafio da Educação Patrimonial. IBRAM. Cadernos de Acessibilidade em museus. Programa Saber Museus. v 1 a v. 7. Brasília, DF: IBRAM, 2019. IBRAM. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018. LOPES, Maria Margareth. A favor da desescolarização dos museus. Educação & Sociedade. No 40, dezembro, 1991. MACMANUS, Paulette. Educação em museus - pesquisa e prática. organizadoras Martha Marandino e Luciana Monaco. São Paulo: FEUSP, 2013. 97 p. MAIOR, Izabel Maria. Pessoas com deficiência e direito de acesso à cultura. Anais do I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência – SEDPcD/Diversitas/USP Legal – São Paulo, junho/2013. MARANDINO, Martha. «Estudando a dimensão epistemológica da pedagogia museal». Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, [em línea], 2013, n.o Extra, pp. 2109-13. _____. Interfaces na relação museu-escola. Cad.Cat.Ens.Fís., v. 18, n.1: p.85-100, abr. 2001. MARTINS, Carina. Uma casa e seus segredos - a formação de olhares sobre o Museu Mariano Procópio. Revista Mosaico – Volume 1 – Número 1 – 2009. _____. Uma arca das tradições: educar e comemorar no museu Mariano Procópio. Tese (Doutorado. Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais) Fundação SANTOS, Maria Célia Teixeira Moura. Museu e educação: conceitos e métodos. In: SANTOS, Maria Célia Teixeira Moura. Encontros museológicos, reflexões sobre museologia e a educação e o museu. Coleção Museu, memória e cidadania. 2008. _____. Museu, Escola e Comunidade - Uma Integração Necessária. Salvador: Bereau, 1987. SARRAF, Viviane. Reabilitação do museu: Políticas de inclusão cultural por meio da acessibilidade. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Ciência da Informação/Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2008. _____. ARRUDA, Isabela. ABELEIRA, Denise. GEPAM – Grupo de estudo e pesquisa de acessibilidade em museus - uma experiência em curso. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 12, n. especial, p. 40-44, jul./dez. 2016. SISEM. Conceitos-chave da educação em Museus. Documento Aberto para discussões. S/d. SISEM. Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus. S/d. SOUZA. Ingrid Ribeiro de. Serviço de atividades do Museu Paulista. O estabelecimento de uma área dentro de uma instituição centenária. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017. SUANO, M. “Uma experiência de visita programada ao Museu de Arte e Arqueologia”. In: Dédalo, no 8 São Paulo, dez. 1968. TOJAL, Amanda. Política de acessibilidade comunicacional em museus: para quê e para quem? Museologia & Interdisciplinaridade, 4(7), 190-202. 2015. UNESCO. Declaracion de Salamanca y Marco de Accion sobre necesidades educativas especiales. Salamanca, España 7-10 junio de 1994. VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Museus antropológico e universitários: por um novo diálogo junto ao público. In Questões Indígenas e Museus. Debates e possibilidades. Coleção Museu Aberto. São Paulo. |
||||
Carga Horária: |
6 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 1000 | ||||
Ministrantes: |
Laura Stocco Felicio |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |