132022 - Museu, educação e acessibilidade |
Período da turma: | 09/12/2024 a 10/12/2024
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Descrição: | Programa completo, com referência bibliográfica atualizada:
1. Apresentação do curso 2. Museus: espaço público de fruição e convivência 3. Diversidade humana: a questão da deficiência 4. Para além das definições: inclusão, acesso e equidade 5. Museus e acessibilidade 6. O Museu do Ipiranga e ações de curadoria 7. O Museu do Ipiranga e suas ações educativas 8. O Museu do Ipiranga e suas ações para a acessibilidade 9. Recursos multissensoriais: tipologias, materialidades e usos 10. Exposições acessíveis: existe um modelo? . SARRAF, Viviane P. Acessibilidade em Espaços Culturais: mediação e comunicação sensorial. São Paulo: Educ; Fapesp, 2015. TEMAS DE MUSEOLOGIA (Colecção). Museus e Acessibilidade. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2004 Abeleira, D. C. C. P; Arruda, I. R. de. (2018). Museu fechado, caminhos abertos. Ações educativas durante o fechamento do Museu do Ipiranga. En. A. L. Amaral y J. Mendes (Ed.), Rede de Redes diálogos e perspectivas das redes de educadores de museus no Brasil. SISEM, São Paulo. Aidar, G. Museus e inclusão social. (2002) Ciências & Letras: Revista da Faculdade-Porto- Alegrense de Educação, Ciências e Letras, n. 31, p. 53-62. CARDOSO, Eduardo; CUTY, Jennifer (Org.) Acessibilidade em ambientes culturais. Porto Alegre: Marca Visual, 2012. Cardoso, E. e Silva, T. L. K. Diretrizes para o desenvolvimento de recursos táteis e sonoros em museus. En: 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Univille, Joinville (SC), 05 a 08 de novembro de 2018. (29 de abril de 2021). https://lume.ufrgs.br/handle/10183/195063 . COHEN, Regina; DUARTE, Cristiane; BRASILEIRO, Alice. Acessibilidade a Museus. Brasília: MinC/Ibram, 2012. (Cadernos Museológicos, 2). Ferroni, E. et al. (2020). A preparação do Museu do Ipiranga para o Bicentenário da Independência em 2022. Revista Restauro. v.4, n.7 Hirata, E. F. V., Peixoto, D. C. C., Elazari, J. M., Demartini, C. M. C. (1989). “Arqueologia, educação e museus: o objeto enquanto instrumento do conhecimento. Dédalo, no. 27. São Paulo. Meneses, U. B. de. Como explorar um museu histórico. (1992). En. Museu Paulista. São Paulo, Universidade de São Paulo. Meneses, U. B. de. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. (1994). Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 9-42, 1994. Miranda, M. P. de S. Novais, A. L. M. (2015). Acessibilidade aos bens culturais: direito humano fundamental. En: Soares, I. V. P., Cureau, S. (Org.). Bens culturais e direitos humanos. São Paulo: Ed. SescSP. |
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Carga Horária: |
6 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 1000 | ||||
Ministrantes: |
Denise Cristina Carminatti Peixoto |
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