Atividade

131958 - Cursos de verão da FFLCH 2025 - O cinema independente de John Cassavetes

Período da turma: 06/02/2025 a 27/02/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Aula 01 (06/02): Introdução – John Cassavetes, cinema independente e cultura na passagem dos anos 1950 para os 1960
Exibição, em aula, de trechos de “Sombras” (Shadows, 1959) e outras cenas do diretor.

Aula 02 (13/02): “Faces” (Faces, 1968) – celebração da espontaneidade e da criação coletiva

Aula 03 (20/02): “Uma Mulher Sob Influência” (A Woman Under The Influence, 1974) – problematização da espontaneidade e crise no coletivo

Aula 04 (27/02): “Noite de Estreia” (Opening Night, 1977) – espetacularização da espontaneidade e realinhamento da produção cultural

BIBLIOGRAFIA:
BELGRAD, Daniel. The Culture of Spontaneity - Improvisation and the Arts in Postwar America. Chicago: The University of Chicago Press. 1998
CARNEY, Ray. Cassavetes On Cassavetes. Nova Iorque: Faber and Faber. 2001
COOK, David. Lost Illusions: American cinema in the shadow of Watergate and Vietnam 1970-1979. Nova Iorque: Charles Scribner’s Sons. 2000
JAMESON, Fredric. “Periodizando os Anos 60”. Tradução de César Brites e Maria Luiza Borges. In HOLANDA, Heloísa Buarque de (organização). Pós-modernismo e Política. Rio de Janeiro: Editora Rocco. 1992. p. 81-126
_______________. “Reificação e utopia na cultura de massa”. In: As Marcas do Visível. Tradução de João Roberto Martins Filho. Rio de Janeiro: Edições Graal LTDA. 1995. p. 9-35
JOUSSE, Thierry. John Cassavettes. Tradução de Nilton Goldman e Tati Moraes. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira. 1992
MONACO, Paul. The Sixties: 1960-1969, History of the American Cinema Vol. 8. Nova Iorque: Charles Scribner´s Sons. 2001
MOUËLLIC, Gilles, Improvising Cinema, Amsterdam, Amsterdam University Press, 2013
KOUVAROS, Goerge. Where Does It Happen? – John Cassavetes and cinema at the breaking point. Minneapolis: University of Minnesota Press. 2004
SELL, Mike. Avant-Garde Performance and The Limits of Criticism – Approaching the Living Theatre, Happening/Fluxus, and the Black Arts Movement. Ann Arbor: The University of Michigan Press. 2005
SOARES, Marcos César de Paula. “Cinema e Dramaturgia: a renascença de Hollywood dos anos 1960”. Dramaturgia em Foco. 2018. Vol. 2. Nº 1. p. 45-63
SOULES, Marshall, “Improvising Character: Jazz, the Actor and Protocols of Improvisation”, in FISCHLIN, Daniel e HEBLE, Ajay (organizadores) The Other Side of Nowhere – jazz, improvisation, and communities in dialogue, Middletown, Wesleyan Universitary Press, 2004, pgs. 268-297
VIERA, Maria. “The Work of John Cassavetes: Script, Performance, Style and Improvisation”. Journal of Film and Video. Outono de 1990. Vol. 42. No. 3, p. 34-40
WEXMAN, Virginia Wright. “The Rhetoric of Cinematic Improvisation”. In: Cinema Journal. Vol. 20. Nº 1. Special Issue on Film Acting (Outono de 1980). University of Texas Press. p. 29-41
XAVIER, Ismail. “O mundo tem as caras que pode ter”. In: CEVASCO, Maria Elisa e OHATA, Milton (org.). Um Crítico Na Periferia do Capitalismo: Reflexões sobre a obra de Roberto Schwarz. São Paulo: Companhia das Letras. 2007. p. 212-225

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Bruno Gavranic Zaniolo


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP