131957 - Cursos de verão da FFLCH 2025 - Modelo das Nações Unidas: uma metodologia para o ensino de geopolítica |
Período da turma: | 06/02/2025 a 27/02/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Aula 1
Apresentação do Modelo das Nações Unidas. • Discussão sobre metodologias de ensino • Apresentação da metodologia • Apresentação dos objetivos • Histórico • Exemplos Bibliografia Obrigatória • HARVARD MODEL UNITED NATIONS. About what. Disponível em: https://www.harvardmun.org/about-what. Acesso em: 15 jul. 2024. • MENDES FILHO, Paulo. Model United Nation - MUN: Uma metodologia inovadora para o ensino de geopolítica. In: Congresso Brasileiro de Geógrafas e Geógrafos, São Paulo. AGB, 2024. • SANTOS, David Augusto; GIROTTO, Eduardo Donizeti. A simulação da ONU como estratégia didática no ensino de geografia: Um estudo de caso em uma escola pública de São Caetano do Sul, SP. 2016. Disponível em: http://www.observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal16/Ensenanzadelageografia/Investigacionydesarrolloeducativo/07.pdf Aula 2 Como Organizar um MUN • Organização do corpo diretor • Organização prévia • Conferência • Pós conferência Bibliografia • MENDES FILHO, Paulo. Model United Nation - MUN: Uma metodologia inovadora para o ensino de geopolítica. In: Congresso Brasileiro de Geógrafas e Geógrafos, São Paulo. AGB, 2024. Aula 3 Apresentação dos documentos a serem criados • Documento de posição oficial • Documento de trabalho • Resolução Final • Carta aos órgãos BIBLIOGRAFIA • CIL UNITED 2023. Guia de estudos do CSNU, 2023. • CIL UNITED 2023. Documento de posição oficial - Rússia - CSNU, 2023 • CIL UNITED 2023. Programação, 2023 • CIL UNITED 2023. Agenda, 2023. • CIL UNITED 2023. Documento de trabalho. • CIL UNITED 2023. Resolução final. Aula 4 Mock (MUN simulado) • Simulação do MUN Bibliografia complementar • GODINHO, Jones. Abordagens metodológicas que favorecem a construção da autonomia intelectual do estudante: o trabalho com simulação das Nações Unidas na escola. 2015. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. • MYMUN. XII SPMUN 2024. Disponível em: https://mymun.com/conferences/xii-spmun-2024. Acesso em: 18 jul. 2024. • ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Carta das Nações Unidas. New York, 2012. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2022-05/Carta-ONU.pdf Acesso em 10 set. 2024. • MENDES FILHO, Paulo. CILUNITED: Uma prática de ensino de geopolítica na escola. In: Anais X Fala Professor, Fortaleza. AGB, 2023. Disponível em: https://www.falaprofessor2023.agb.org.br/resources/anais/9/fp2023/1693527093_ARQUIVO_bbbd4af0177e8d204fec50d4aa261184.pdf. Acesso em: 16 jul. 2024. • PIERI, Vitor Stuard Gabriel; RODRIGUES, Marcelo Barbosa. Geografia e Relações Internacionais: um debate sobre as complementaridades disciplinares no modelo de simulação das Nações Unidas do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Revista Intellector, v. XIX, n. 38, p. 21-32, 2023. Disponível em: https://revistaintellector.cenegri.org.br/index.php/intellector/article/view/5/3. Acesso em: 15 jul. 2024. • SALES JÚNIOR, Fernando Antônio Castelo Branco; SILVA, Layla Raquel Alves da; PINHEIRO, Antônio Isaías; JANUÁRIO, Beatriz Tavares; RABELO, Carlos Thierry de Lima; MADUREIRA, Carolina Pereira; FIGUEIREDO, Jackson Dnajá Nobre. Análise do projeto de simulação do modelo das Nações Unidas e seus respectivos impactos. Revista de Extensão (REVEXT) da Pró–Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Regional do Cariri – URCA - Crato-Ceará, ISSN 2764-1872, v. 2, n. 1, p. 490-502, jan.-jun. 2023. Disponível em: http://revistas.urca.br/index.php/reu/article/view/556. Acesso em: 16 jul. 2024. |
||||
Carga Horária: |
8 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Paulo Mendes Filho |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |