131954 - Cursos de verão da FFLCH 2025 - O racismo de Estado em Michel Foucault |
Período da turma: | 06/02/2025 a 27/02/2025
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Descrição: | 1. Módulo - O problema do sujeito e da Verdade – Nietzsche e Foucault
Módulo de 4h dividido em duas aulas de 2h cada 1.1 A verdade Este primeiro encontra tem como objetivo discutir a passagem metodológica em Foucault da arqueologia para a genealogia, a partir de seus apontamentos sobre Nietzsche. Deste caráter metodológico pensaremos o problema fundamental da obra foucaultina que é: o problema da verdade. 1.2 O problema ontoepistemologico em Michel Foucault Foucault e Descartes e o problema da Filosofia Moderna O objetivo agora é pensar o problema do sujeito dentro da modernidade e de que forma ele estabelece um estatuto da verdade excludente. Pensar a questão dos jogos de verdade e a ficção. Textos: Sobre verdade e Mentira no Sentido extramoral – Nietzsche A verdade e as formas jurídicas – Michel Foucault Aurora – Nietzsche Nietzsche, genealogia e história – Michel Foucault. Meditações sobre Filosofia Primeira- René Descartes 2. Módulo – A guerra e a guerra civil – Foucault e Hobbes Módulo de 4h dividido em 2h cada O objetivo deste módulo é pensar o conceito de guerra em Michel Foucault a partir de suas análises sobre Hobbes. Para isso compreenderemos o problema do domínio e da resistência através da investigação da relação entre vida e obediência; os tipos de vida em Hobbes; e a defesa da civilização, sendo ela a vida capaz de se desenvolver e operar indústria. 2.1. Leitura das primeiras aulas do curso: A sociedade Punitiva. Leitura do capítulo XIII do Leviatã de Thomas Hobbes. Discussão sobre a questão da guerra e da guerra civil e dos tipos de vida em Hobbes. 2.2. Os tipos de Soberania em Hobbes e o problema da conquista para pensar os processos de Colonização, a partir da aula de 4 de Fevereiro de 1976 do Curso em Defesa da Sociedade de Michel Foucault. Textos: A sociedade Punitiva – Michel Foucault Em Defesa da Sociedade – Michel Foucault Leviatã – Thomas Hobbes 3. Módulo – A guerra, o biopoder e o racismo de Estado Módulo de 4h dividido em 2h cada Leitura do curso em Defesa da sociedade. Apresentação dos conceitos de disciplina e biopolítica em Michel Foucault e discussão do dispositivo central do funcionamento destes, isto é, o racismo de Estado. 3.1. Disciplina e Biopolítica, uma breve introdução dos conceitos na obra foucaultina. A administração do corpo e dos corpos. Breve apresentação do problema de: Vigiar e Punir, o trabalhador x o delinquente e os espaços disciplinares. 3.2. Biopoder, racismo de Estado e sociedade suicidária. Discutir a partir da última aula do curso em Defesa da Sociedade o que é o racismo de Estado? Do que se trata esta invenção ontoepistemologica? Diferenças entre racismo de estado e poder soberano. E por fim, o racismo de estado como máquina perpétua de morte para fazer a espécie viver. Textos: Vigiar e Punir – Michel Foucault Em defesa da Sociedade – Michel Foucault Bibliografia Principal: CUNHA. GUINSBURG. ROMANO. Org. Descartes Obras escolhidas. ed. 1. Perspectiva. São Paulo, SP. 2010. HOBBES. Leviatã: Ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. ed. 1. Edipro. São Paulo-SP. 2019 FOUCAULT.«Il faut défendre la société» Cours au Collège de France (1975-1976). ed. 1. Gallimard Seuil1. France. 1997 ___________.«La société punitive» Cours au Collège de France (1972-1973). ed. s/n. Gallimard Seuil1. France. 2013 ___________. A verdade e as formas jurídicas. ed. 3. NAU Editora. Rio de Janeiro-RJ. 2013 ___________. Em defesa da sociedade – Curso no Collège de France (1975-1976). ed. 2. WMF Martins Fontes. São Paulo-SP. 2021 ___________. Microfísica do Poder. MACHADO (Org). ed. 1. Graal. Rio de Janeiro-RJ. 2011. _____________. Sociedade Punitiva – Curso no Collège de France (1972-1973). ed. 1. WMF Martins Fontes. São Paulo. 2020. ____________. Vigiar e Punir – Nascimento da Prisão. ed. 40. Editora Vozes. Petrópolis-RJ. 2012. NIETZSCHE. Obras incompletas. ed. Editora 34. São Paulo-SP. 2014 Bibliografia de Apoio BATAILLE. O erotismo. ed. 2. Autêntica. Belo Horizonte-MG. 2021 CLAUSEWITZ. Da guerra. ed.3. WMF Martins Fontes. São Paulo. SP. 2020 DREYFUS. RABINOW. Foucault uma trajetória filosófica - para além estruturalismo e da hermenêutica. ed. 1. Editora Forense Universitária. Rio de Janeiro-RJ. 1995 LEBRUN. O que é o poder. ed. s/n. Brasiliense. São Paulo-SP. 1981 LEMKE. Biopolítica: críticas, debates, perspectivas. ed. 1. São Paulo-SP. 2018. _______. Foucault – Governamentalidade e Crítica. ed. 1. Editora Filoófica Politeia. São Paulo-SP. 2017. MACHADO. Ciência e Saber – trajetória da arqueologia de Michel Foucault. ed. 2. Graal. Rio de Janeiro-RJ. 1981 __________. Nietzsche e a verdade. ed. s/n. Graal. Rio de Janeiro-RJ. 1999 MORTON, SCARLETT. Foucault leitor de Nietzsche. In: Renato Janine Ribeiro. Org. Recordar Foucault. ed. 1. São Paulo-SP. Editora brasiliense, 1985 MOSÉ. Nietzsche e a grande política da linguagem. ed. 1. Vozes Noblis. Petrópolis-RJ. 2018 RIBEIRO. Carlos, Eduardo. Nietzsche, a genealogia, a história: Foucault, a genealogia e os corpos. Cad. Nietzsche. Guarulhos/Porto Seguro. v. 39, n. 2. p. 125-160. Maio/Agosto. 2018 RIBEIRO, Renato. 3 Hobbes: o medo e a esperança. In: Weffort, Francisco. Org. Os Clássicos da Política Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, "Os federalista" Vol.1. São Paulo-SP. Ática, 2001 THOMPSON. A formação da classe operária inglesa 1 árvore da liberdade. ed. 13. Paz e Terra. Rio de Janeiro-RJ. 2022 |
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Carga Horária: |
14 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 95 | ||||
Ministrantes: |
Simony Silva Campello |
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