Atividade

131941 - Cursos de verão da FFLCH 2025 - A sintaxe na aquisição da linguagem

Período da turma: 03/02/2025 a 07/02/2025

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Descrição: Aula 1: Gramática Normativa vs. Gramática Descritiva
Por que precisamos estudar português na escola? Variação linguística, gramática normativa e gramática descritiva. O que sabem os falantes nativos? Gramaticalidade vs. agramaticalidade.

BAGNO, M. Preconceito linguístico. São Paulo: Editora Contexto, 2015.
FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 9, n. 1, 2012. Disponível em: . Acesso em: 5 nov. 2024.
GROLLA, E. & FIGUEIREDO SILVA, M. C. Para conhecer: aquisição da linguagem. São Paulo: Editora Contexto, 2014, p. 13-92.
PETTER, M. Linguagem, língua, linguística. In: Fiorin, J.L. (org.) Introdução à linguística I. Objetos de análise. São Paulo: Editora Contexto, 2018, 11-24.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996.
SLOBIN, D.I. Psicolinguística. São Paulo: Nacional, 1980.

Aula 2: Propriedades da aquisição de línguas naturais e teorias da aquisição da linguagem
Descrição do fenômeno da aquisição de línguas naturais em contraste com outros sistemas de comunicação animal, focando em suas propriedades fundamentais: rapidez, universalidade, espontaneidade, uniformidade, período crítico. Apresentação e discussão de teorias de base empirista que visam dar conta da aquisição de primeira língua.

GROLLA, E. & FIGUEIREDO SILVA, M. C. Para conhecer: aquisição da linguagem. São Paulo: Editora Contexto, 2014, p. 13-92.
SANTOS, R. A aquisição da linguagem. In: FIORIN, J. L. (org.) Introdução à linguística I. Objetos de análise. São Paulo: Editora Contexto, 2018, p. 211-227.
SLOBIN, D.I. Psicolinguística. São Paulo: Nacional, 1980.

Aula 3: Teoria de Princípios e Parâmetros
Apresentação do modelo de Princípios e Parâmetros como principal teoria de base racionalista que visa dar conta da aquisição de linguagem como fenômeno plausível. Para isso, serão discutidos conceitos como Faculdade da Linguagem, Gramática Universal e competência vs. desempenho.

GROLLA, E. & FIGUEIREDO SILVA, M. C. Para conhecer: aquisição da linguagem. São Paulo: Editora Contexto, 2014, p. 13-92.
RAPOSO, E. Teoria da Gramática: A faculdade da linguagem. Lisboa: Ed. Caminho, 1992.

Aula 4: Introdução à sintaxe e aquisição de fenômenos sintáticos
O que é e o que se estuda em sintaxe? Entendendo a estrutura sintática do Português Brasileiro e como certos fenômenos sintáticos são adquiridos pelos falantes nativos. Conscientização das variações possíveis dentro da gramática de uma língua natural considerando os conceitos de gramaticalidade e aceitabilidade na sintaxe.

KENEDY, E. Curso básico de gramática gerativa. São Paulo: Editora Contexto, 2013.
NEGRÃO, E.; SCHER, A. P.; VIOTTI, E. d. C. In: FIORIN, J. L. (org). Introdução à linguística II: Princípios de Análise. São Paulo: Editora Contexto, 2003 , p. 81-110.

Aula 5: Experimentos linguísticos
Fornecer exemplos de como os dados linguísticos são analisados cientificamente, sejam eles naturais ou experimentais. Como conciliar Linguística e Gramática Normativa na sala de aula?

CAIRNS, H.S.; McDaniel, D.; McKee, C. Methods for assessing children’s syntax. Estados Unidos: MIT Press, 1996.
GROLLA, E. Metodologias Experimentais em Aquisição da Linguagem. Estudos da Língua(gem), 2009, 7: 9-42.
GROLLA, E. & FIGUEIREDO SILVA, M. C. Para conhecer: aquisição da linguagem. São Paulo: Editora Contexto, 2014, p. 93-126.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996.

Carga Horária:

10 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 90
 
Ministrantes: Gabrielli de Lima Gomes
Miguel Fontes Meira
Nathalie Torres Vila Nova
Rosiani Bueno de Oliveira Dias


 
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