131941 - Cursos de verão da FFLCH 2025 - A sintaxe na aquisição da linguagem |
Período da turma: | 03/02/2025 a 07/02/2025
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Descrição: | Aula 1: Gramática Normativa vs. Gramática Descritiva
Por que precisamos estudar português na escola? Variação linguística, gramática normativa e gramática descritiva. O que sabem os falantes nativos? Gramaticalidade vs. agramaticalidade. BAGNO, M. Preconceito linguístico. São Paulo: Editora Contexto, 2015. FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 9, n. 1, 2012. Disponível em: GROLLA, E. & FIGUEIREDO SILVA, M. C. Para conhecer: aquisição da linguagem. São Paulo: Editora Contexto, 2014, p. 13-92. PETTER, M. Linguagem, língua, linguística. In: Fiorin, J.L. (org.) Introdução à linguística I. Objetos de análise. São Paulo: Editora Contexto, 2018, 11-24. POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996. SLOBIN, D.I. Psicolinguística. São Paulo: Nacional, 1980. Aula 2: Propriedades da aquisição de línguas naturais e teorias da aquisição da linguagem Descrição do fenômeno da aquisição de línguas naturais em contraste com outros sistemas de comunicação animal, focando em suas propriedades fundamentais: rapidez, universalidade, espontaneidade, uniformidade, período crítico. Apresentação e discussão de teorias de base empirista que visam dar conta da aquisição de primeira língua. GROLLA, E. & FIGUEIREDO SILVA, M. C. Para conhecer: aquisição da linguagem. São Paulo: Editora Contexto, 2014, p. 13-92. SANTOS, R. A aquisição da linguagem. In: FIORIN, J. L. (org.) Introdução à linguística I. Objetos de análise. São Paulo: Editora Contexto, 2018, p. 211-227. SLOBIN, D.I. Psicolinguística. São Paulo: Nacional, 1980. Aula 3: Teoria de Princípios e Parâmetros Apresentação do modelo de Princípios e Parâmetros como principal teoria de base racionalista que visa dar conta da aquisição de linguagem como fenômeno plausível. Para isso, serão discutidos conceitos como Faculdade da Linguagem, Gramática Universal e competência vs. desempenho. GROLLA, E. & FIGUEIREDO SILVA, M. C. Para conhecer: aquisição da linguagem. São Paulo: Editora Contexto, 2014, p. 13-92. RAPOSO, E. Teoria da Gramática: A faculdade da linguagem. Lisboa: Ed. Caminho, 1992. Aula 4: Introdução à sintaxe e aquisição de fenômenos sintáticos O que é e o que se estuda em sintaxe? Entendendo a estrutura sintática do Português Brasileiro e como certos fenômenos sintáticos são adquiridos pelos falantes nativos. Conscientização das variações possíveis dentro da gramática de uma língua natural considerando os conceitos de gramaticalidade e aceitabilidade na sintaxe. KENEDY, E. Curso básico de gramática gerativa. São Paulo: Editora Contexto, 2013. NEGRÃO, E.; SCHER, A. P.; VIOTTI, E. d. C. In: FIORIN, J. L. (org). Introdução à linguística II: Princípios de Análise. São Paulo: Editora Contexto, 2003 , p. 81-110. Aula 5: Experimentos linguísticos Fornecer exemplos de como os dados linguísticos são analisados cientificamente, sejam eles naturais ou experimentais. Como conciliar Linguística e Gramática Normativa na sala de aula? CAIRNS, H.S.; McDaniel, D.; McKee, C. Methods for assessing children’s syntax. Estados Unidos: MIT Press, 1996. GROLLA, E. Metodologias Experimentais em Aquisição da Linguagem. Estudos da Língua(gem), 2009, 7: 9-42. GROLLA, E. & FIGUEIREDO SILVA, M. C. Para conhecer: aquisição da linguagem. São Paulo: Editora Contexto, 2014, p. 93-126. POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996. |
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Carga Horária: |
10 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 90 | ||||
Ministrantes: |
Gabrielli de Lima Gomes Miguel Fontes Meira Nathalie Torres Vila Nova Rosiani Bueno de Oliveira Dias |
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