131938 - MÓDULO - GESTÃO DE MARKETING |
Período da turma: | 19/05/2026 a 27/10/2026
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Descrição: | Branding & Reputation Management
Construção da identidade; Posicionamento e reposicionamento de marcas; Missão, visão e valores da marca; Cultura organizacional e o planejamento estratégico da marca; Branding aplicado; Brand equity e avaliação de marcas. Online Reputation Management (ORM). Campanhas de flaming. Reputação e Branding com planejamento e propósito. Riscos e gerenciamento de crise de imagem. Bedendo, Marcos. (2019). Branding: processos e práticas para a construção de valor. São Paulo: Saraiva. Shivakumar, S. (2022). The Art Of Management: Managing Yourself, Managing Your Team, Managing Your Business. Índia: Penguin Random House India Private Limited. Smilansky, S. (2022). Marketing Experiencial: Como converter leads em defensores de marca usando experiências de marca ao vivo integradas ao marketing digital. Brasil: Autêntica Business. Thompson, A., Brown, D. (2022). Essentials of Marketing: Theory and Practice for a Marketing Career. Reino Unido: Taylor & Francis. Will, A. (2022). Launching & Building a Brand For Dummies. Reino Unido: Wiley. Comunicação Empresarial e Relações Públicas Níveis e processo de comunicação. Gestão da comunicação integrada. Conceitos do sistema do marketing e comunicação. Planejamento da comunicação estabelecendo os objetivos da comunicação. Gerenciamento da comunicação. Fundamentos teóricos da comunicação humana; Comunicação interpessoal no ambiente da organização. Comunicação organizacional. Gestão da comunicação. Relações públicas e seu papel na gestão da comunicação integrada; Relações com os públicos internos, externos e mistos; Legislação e ética em relações públicas; Estratégias de relações públicas. Andreoni, R., Gomes, L. B., Lemos, F. C., Falavigna, F. B. (2022). (Des)caminhos na comunicação organizacional: ensaios e pesquisas do grupo de estudos em comunicação organizacional. Brasil: Editora da PUCRS. Oliveira, C. D. (2022). Comunicação integrada de marketing. Brasil: Editora Senac São Paulo. Pimentel, I. D. (2022). "Ouvi Dizer": Comunicação Integrada como Antídoto para Boatos Organizacionais. Curitiba: Editora Appris. Pompper, D., Place, K., Weaver, C. K. (2022) R. The Routledge Companion to Public Relations. Reino Unido: Taylor & Francis. Shimp, Terence A. (2016). Comunicação de marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. São Paulo: Cengage Learning. Copywriting e Marketing O que é Copywriting? A diferença entre Copywriting e redação publicitária; Qual a relação entre Copywriting e Marketing de Conteúdo? Como elaborar uma estratégia de Copywriting? Como aumentar o poder de comunicação e desenvolver discursos persuasivos e vendedores? Criação de comunicações persuasivas; Fatos históricos e escolas de copywriting; Gatilhos mentais; A arte da comunicação persuasiva; Princípios de marketing e resposta direta; Técnicas de influência e persuasão; Processo de decisão de compra. Cialdini, R. B. (2013). As armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar. Brasil: GMT. Ferreira, Gustavo. (2018) Copywriting: Palavras que Vendem Milhões. Brasil: DVS Editora. Lingwood, G., & Shaw, M. (2022). Copywriting: Successful writing for design, advertising and marketing. Laurence King Publishing. Maccedo, Paulo. (2017). A Arte de Escrever para a Web. Brasil: DVS Editora. Zhang, X., Zou, Y., Zhang, H., Zhou, J., Diao, S., Chen, J., ... & Wu, L. (2022, June). Automatic product copywriting for e-commerce. In Proceedings of the AAAI Conference on Artificial Intelligence (Vol. 36, No. 11, pp. 12423-12431). Endomarketing e Gestão de Pessoas Evolução dos conceitos de recursos humanos e endomarketing; Dinâmica do mercado de trabalho no mundo globalizado; O novo cenário competitivo e o novo trabalhador; O RH e os desafios da atualidade; Gestão integrada de recursos humanos; Abordagens na gestão de pessoas; Passos para implementação de um processo de endomarketing; Estratégias de Endomarketing; Processo de remuneração por competências; Sistema de gestão por competências como meio para inserção do endomarketing; Avaliação de desempenho como ferramenta de gestão; Retenção de talentos; Comunicação integrada e treinamento no endomarketing; Desenvolvimento de pessoas: necessidade no endomarketing. Bastos Neto, J. P. (2022). Gestão de Pessoas 4.0. Rio de Janeiro: Freitas Bastos. Brum, A. de M. (2017). Endomarketing estratégico: como transformar líderes em comunicadores e empregados em seguidores. São Paulo: Integrare. Finamor, A. L. N., Oliveira, A. H. R. (2022) Gestão estratégica de pessoas. São Paulo: Editora FGV. Lupetti, M. (2022). Gestão estratégica da comunicação mercadológica: planejamento: 2a edição. Brasil: Cengage Learning. Santos, C. M. S., Bonner, M. M. C., Da Silva, J. H., Moura, B. M., Silva, E. R. A. C., & Freire-Silva, J. (2023). A importância do Endomarketing para as organizações: Uma revisão bibliográfica. Revista Universitária Brasileira, 1(1). Estratégia e Gestão de Preços Introdução à Estratégia de Preços. Modelos e Táticas de Precificação: Precificação baseada em valor (value-based pricing); Precificação dinâmica e inteligência artificial; Precificação baseada em uso (usage-based pricing) e modelos híbridos. Gestão de Preços em Mercados Competitivos. Psicologia dos Preços e Percepção de Valor. Tendências Atuais em Gestão de Preços: Modelos de precificação para produtos digitais e SaaS;E e Precificação por assinatura e novos modelos de negócios. Gestão de Preços e Tecnologia: Aplicações de IA e machine learning na precificação; Otimização de preços com big data e analytics; Uso de algoritmos e plataformas de gestão de preços. Izaret, J.-M., & Sinha, A. (2023). Game changer: How strategic pricing shapes businesses, markets, and society. John Wiley & Sons. Holden, R. K., & Mukherjee, J. (2022). Pricing with confidence: Ten rules for increasing profits and staying ahead of inflation. Wiley. Poyar, K. (2023). Hybrid pricing models and their impact on SaaS growth. OpenView. Stiving, M. (2023). Impact pricing: Understanding value-based pricing in modern businesses. Impact Pricing. Forth, S. (2023). Usage-based pricing: Monetizing through value creation. Impact Pricing. Ansari, A. (2024). Strategic pricing in the era of AI and big data. Columbia Business School. Estratégia e Marketing de Produtos Conceitos-chave sobre estratégia de produto no contexto digital e de transformação tecnológica. Impactos da inteligência artificial e automação no desenvolvimento de produtos. Sustentabilidade e ética no ciclo de vida do produto. O papel do consumidor digital e a personalização no marketing de produtos. Inovação aberta e desenvolvimento de novos produtos. Estratégias de precificação e posicionamento no mercado. Avaliação do potencial de mercado e análise da concorrência. Gestão de portfólio e mix de produtos. Branding e construção de valor através de produtos. Estratégias de lançamento de novos produtos e análise de dados para inovação. Ansari, A., & Lee, S. (2021). Customer-centric product design using artificial intelligence. Journal of Product Innovation Management, 38(3), 456-474. Davenport, T. H., & Redman, T. C. (2020). How AI is transforming product management. Harvard Business Review, 98(5), 56-65. Moore, G. A. (2021). Atravessando o abismo: Marketing e venda de produtos disruptivos para clientes tradicionais. Rio de Janeiro: Alta Books. Mukherjee, J., & Holden, R. K. (2022). Pricing with confidence: Ten rules for increasing profits and staying ahead of inflation. Reino Unido: Wiley. Ruschel, R. R. (2020). O valor global do produto local: A identidade territorial como estratégia de marketing. Editora Senac São Paulo. Triwardhani, I. J., Alhamuddin, Adwiyah, R., & Putra, R. P. (2023). The use of social media in product marketing activities of micro, small, and medium enterprises. International Journal of Productivity and Quality Management, 38(1), 123-141. Zell, H. P. (2022). Pricing the profitable sale: The manager’s guide to value pricing. Reino Unido: Xlibris US. Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2020). Digital marketing: Strategy, implementation and practice. Harlow: Pearson Education. Gestão de Vendas e Distribuição O papel estratégico das vendas no marketing organizacional. Planejamento e administração de vendas. Organização da força de vendas. Gestão de operações de vendas omnichannel. Automação e tecnologia em vendas. Análise de desempenho e métricas de vendas. Sustentabilidade e vendas. Transformação digital e tendências emergentes: IA, chatbots e automação para transformar o processo de vendas. Asher, J. (2022). The Future of Sales: The 50+ Techniques, Tools, and Processes Used by Elite Salespeople. Sourcebooks. King, K. (2022). AI Strategy for Sales and Marketing: Connecting Marketing, Sales and Customer Experience. Kogan Page. Martins, J. H., & Cunha, N. C. (2020). Administração de vendas em tempos de crise. Revista GeTeC, 9(23). Shuman, R. A. (2022). The Organized Sales Plan. Page Publishing. Smith, A. M. (2023). Sales Automation in a Digital World: Unlocking the Power of CRM and AI. Oxford University Press. Pereira, M. T., & Santos, R. J. (2021). Omnichannel strategies in sales management: An analysis of integrated sales approaches. Journal of Business and Management, 12(1), 45-60. Marketing de Varejo e Serviços Introdução ao Marketing de Varejo e Serviços no Contexto Atual. Impacto das novas tecnologias no comportamento do consumidor: omnichannel, e-commerce e realidade aumentada. Decisões Estratégicas no Varejo e Serviços. Sustentabilidade e inovação como pilares do novo varejo (ex.: private labels e ESG). Integração entre canais: o desafio da experiência seamless (comprar online e retirar na loja, click-and-collect, etc.). Decisões Táticas e Operacionais. Visual merchandising avançado: da vitrine física à digital. Psicologia do espaço e do comportamento do consumidor no ambiente físico e virtual. Marketing de Serviços vs. Marketing de Produtos. Tecnologias Emergentes e Inovações no Varejo. Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Varejo. Chen, R., Perry, P., Boardman, R., & McCormick, H. (2022). Augmented reality in retail: A systematic review of research foci and future research agenda. International Journal of Retail & Distribution Management, 50(4), 498-518. Secco, L. A. (2022). A alma, o coração e o cérebro do varejo. São Paulo: Digitaliza Conteúdo. Rosário, A. T. (2023). Marketing Management in Retail Customer Satisfaction: Opportunity and Challenges. In Management and Marketing for Improved Retail Competitiveness and Performance (pp. 1-24). IGI Global. Cobra, M. (2020). Marketing de serviços. São Paulo: Atlas. NielsenIQ. (2023). The Omni Future of Retail: 2023 Outlook on e-commerce and in-store shopping. Mattos, A. (2022). Modelos de varejo e empreendedorismo. São Paulo: Senac. Deloitte. (2023). Q4 2023 Emerging Retail & Consumer Trends. Marketing Estratégico Alinhamento entre planejamento estratégico corporativo e de marketing. Análise do ambiente competitivo e uso de ferramentas estratégicas (SWOT, 5 forças de Porter). Desenvolvimento do Mix de Marketing (produto, preço, promoção e praça). Marketing orientado por dados e uso de tecnologias emergentes. Formalização do plano estratégico de marketing e sua implementação em redes de valor. Gestão de marketing em ecossistemas complexos e cadeias de valor. Sustentabilidade e inovação em marketing estratégico. Beausoleil, A. M. (2022). Business Design Thinking and Doing: Frameworks, Strategies, and Techniques for Sustainable Innovation. Springer International Publishing. Dibb, S., Simkin, L., & Pride, W. (2021). Marketing: Concepts and Strategies (8ª ed.). Cengage Learning. Kotler, P., & Keller, K. L. (2021). Marketing Management (16ª ed.). Pearson. Schütz, A. (2022). The SWOT Analysis as a Starting Point for Strategic Decisions in Companies. GRIN Verlag. Swaim, R. W. (2021). A Estratégia Segundo Drucker: Estratégias de Crescimento e Insights de Marketing. LTC. Wernerfelt, B. (2020). Marketing Strategy: A Decision-Focused Approach. MIT Press. Wedel, M., & Kannan, P. K. (2021). Data-Driven Marketing: The 15 Metrics Everyone in Marketing Should Know. Wiley. Zaltman, G. (2020). How Customers Think: Essential Insights into the Mind of the Market. Harvard Business School Press. Neuromarketing Fundamentos de Neurociência Aplicada ao Marketing. Consumer Neuroscience. Processos Emocionais e Cognitivos: O impacto das emoções e da memória nas decisões de compra. Ferramentas e Métodos de Neuromarketing: Técnicas de pesquisa como eye tracking, EEG, e leitura de expressões faciais aplicadas à análise do consumidor. Neuromarketing e Branding. Experiência do Consumidor e Marketing Sensorial. Neurociência Digital. Aspectos Éticos e Críticos do Neuromarketing. Briesemeister, B. B., & Selmer, W. K. (2022). Neuromarketing in Business: Identifying Implicit Purchase Drivers and Leveraging Them for Sales. Wiesbaden, Alemanha: Springer Fachmedien Wiesbaden. Duque-Hurtado, P., Samboni-Rodriguez, V., Castro-Garcia, M., Montoya-Restrepo, L. A., & Montoya-Restrepo, I. A. (2020). Neuromarketing: Its current status and research perspectives. Estudios Gerenciales, 36(157), 525-539. García-García, M., & Cerf, M. (2020). Consumer Neuroscience. Cambridge, MA: MIT Press. Gupta, M., & Jindal, P. (2022). Promoting Consumer Engagement Through Emotional Branding and Sensory Marketing. Hershey, PA: IGI Global. Krawczyk, D. C., & Casasanto, D. (2021). Neuroimaging in Consumer Psychology: Tools for Understanding the Brain in Marketing Decisions. New York, NY: Springer. Ignacio, S. (2020). Desmistificando o Neuromarketing: Como potencializar as estratégias de Marketing estudando a mente do consumidor. São Paulo, Brasil: Novatec Editora. SEO & SEM Fundamentos de SEO: História, Algoritmos de Busca e Fatores de Ranqueamento. SEO em 2025 e Além: AI, Machine Learning, Mobile-first e Voice Search. SEO On-Page e Off-Page: Boas práticas e Otimização de Conteúdo. Core Web Vitals e UX: Como Desempenho e Experiência Afetam o SEO. EEAT (Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade) e Autoridade no SEO: O Impacto da Credibilidade nos Rankings. Search Engine Marketing (SEM) e PPC: Estratégias e Gestão de Campanhas. Integração SEO & SEM: Alinhando Tráfego Orgânico e Pago para Melhores Resultados. Ferramentas para SEO: Google Search Console, SEMrush, Moz e Análise de Backlinks. Estratégias de Local SEO e Personalização de Conteúdo. Vídeo SEO e Conteúdo Interativo: A Ascensão do Vídeo nas Campanhas de SEO. Medindo Sucesso: KPI’s, Análise de Tráfego, Conversão e ROI. SEO, SEM e PPC (Pay-Per-Click). Bertrand, D. (2024). SEO for Revenue: How to Turn Traffic into Profit. Fire&Spark. Clarke, A. (2023). SEO 2023: Optimizing with AI and Next-Gen Search Algorithms. Simple Effectiveness LLC. Huneycutt, O. (2023). Mastering SEO for Beginners: A Step-by-Step Guide to Search Engine Optimization. Amazon Digital Services. Panchal, A., Shah, A., & Kansara, K. (2021). Digital marketing-search engine optimization (SEO) and search engine marketing (SEM). International Research Journal of Innovations in Engineering and Technology, 5(12), 17. Petrovick, M. (2022). Advanced SEO Strategies for 2024: From AI to Core Web Vitals. Bibliomundi. Wahba, S. (2024). SEO Trends 2024: Adapting to the New Search Engine Landscape. Seobase. UX (User Experience), Design de interação e Plataformas digitais Introdução à Experiência do Usuário (UX). Design de Interação e UX Research. Inteligência Artificial e Personalização. Design Thinking e Prototipagem. Extended Reality (AR/VR) e Interfaces Imersivas. Microinterações e Feedback em Tempo Real. Design Inclusivo e Ético. Testes e Validação de UX: A/B testing e testes heurísticos. Abbas, A. M., Ghauth, K. I., & Ting, C. Y. (2022). User experience design using machine learning: A systematic review. IEEE. Albert, B., & Tullis, T. (2022). Measuring the user experience: Collecting, analyzing, and presenting UX metrics. Elsevier. Lewis, J. R., & Sauro, J. (2021). Usability and user experience: Design and evaluation. In Handbook of human factors and ergonomics (pp. 972-1015). Norman, D. A., & Nielsen, J. (2021). The Design of Everyday Things: Revised and Expanded Edition. MIT Press. Teixeira, F., & Braga, C. (2024). State of UX 2024: Designing with empathy and strategy. UX Collective. Vickler, A. (2022). UX: User Experience Basics for Beginners + Planning and Analyzing Data in a UX Project. Ladoo Publishing LLC. Kuniavsky, M., Goodman, E., & Moed, A. (2020). Observing the user experience: A practitioner’s guide to user research (2nd ed.). Morgan Kaufmann. Tópicos especiais em marketing Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. *Disciplinas e ementas sujeitas a alteração. |
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Carga Horária: |
118 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 900 | ||||
Ministrantes: |
Carlos Alberto Grespan Bonacim Daniel Furtado Camargo Eleonora Mota Diniz Fátima Cador Jinnyat Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez Josmar Andrade Marcia Auriani Marcos Roberto Luppe Mariângela Gallina Marina Toledo Lourenção Rocha Paulo Roberto Macedo da Costa Ferreira |
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