Atividade

131930 - Cursos de verão da FFLCH 2025 - Ensino de geografia e relações étnico-raciais

Período da turma: 05/02/2025 a 26/02/2025

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Descrição: Aula 1 - Apresentação - Conceituando e historicizando raça, racismo e branquitude no capitalismo.
Texto 1
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo e economia. In: ALMEIDA, Silvio Luiz de Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019. p. 153-208.
Texto 2
SCHUCMAN, Lia Vainer. Branquitude. In: SCHUCMAN, Lia Vainer Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo. 2ª. ed. São Paulo: Veneta, 2020. cap. 2, p. 49-74.

Aula 2 – A presença da raça na produção do espaço brasileiro
Texto 3
MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia Política e história da geografia no Brasil. In: MORAES, Antonio Carlos Robert Território e história no Brasil. São Paulo: Editora Hucitec, 2002. p. 132-174.
Texto 4
SANTOS, Renato Emerson dos. O ensino de Geografia do Brasil e as relações raciais: reflexões a partir da lei 10.639. In: SANTOS(Org.), Renato Emerson dos. Diversidade, espaço e relações étnico-espaciais: o Negro na Geografia do Brasil. 2ª. ed. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2009. p. 21-40.

Aula 3 – Relações raciais na sala de aula
Texto 5
SILVA, Renata Rodrigues da. A Produção e a reprodução do racismo na escola. In SILVA, Renata Rodrigues da. A Produção de saberes geográficos antirracistas por professores de Geografia. Dissertação (Dissertação em Geografia) - USP. São Paulo, 2024, p. 128-150.
Texto 6
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Ministério da Educação, Brasília, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-saude-da-escola/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12988-pareceres-e-resolucoes-sobre-educacao-das-relacoes-etnico-raciais. Acesso em: 20 setembro 2021.

Aula 4 – Encerramento - Disputando o currículo
Texto 7
hooks, bell. Pedagogia engajada. In hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017. p. 25-36
Texto 8
ARROYO, Miguel. Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos. In: ARROYO, Miguel Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 69-112

Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo e economia. In: ALMEIDA, Silvio Luiz de Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019. p. 153-208.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Ministério da Educação, Brasília, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-saude-da-escola/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12988-pareceres-e-resolucoes-sobre-educacao-das-relacoes-etnico-raciais. Acesso em: 20 setembro 2021.
BRECHT, Bertolt. Poemas 1986-1956. 5ª. ed. São Paulo: Ed. 34, 2000.
HOOKS, bell. Ensinando a Transgredir: Educação como Prática da Liberdade. 2ª. ed. São Paulo: WMF Martins fontes, v. I, 2017.
MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia Política e história da geografia no Brasil. In: MORAES, Antonio Carlos Robert Território e história no Brasil. São Paulo: Editora Hucitec, 2002. p. 132-174.
SANTOS, Renato Emerson dos. O ensino de Geografia do Brasil e as relações raciais: reflexões a partir da lei 10.639. In: SANTOS(ORG.), Renato Emerson dos Diversidade, espaço e relações étnico-espaciais: o Negro na Geografia do Brasil. 2ª. ed. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2009. p. 21-40.
SANTOS, Renato Emerson dos. Refletindo sobre a Lei 10.639: possibilidades e necessidades do ensino de Geografia. Observatório Geográfico da América Latina, 2009. Disponível em: http://www.observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/Ensenanzadelageografia/Metodologiaparalaensenanza/89.pdf. Acesso em: dezembro 2019.
SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo. 2ª. ed. São Paulo: Veneta, 2020.
SILVA, Renata Rodrigues da. A Produção de saberes geográficos antirracistas por professores de Geografia. Dissertação (Dissertação em Geografia) - USP. São Paulo, p. 249. 2024.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como narrativa étnica e racial. In: SILVA, Tomaz Tadeu da Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo. 3º. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015. p. 99-104.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Renata Rodrigues da Silva


 
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