131788 - Turismo em Unidades de Conservação: uma perspectiva baseada nas experiências entre Brasil e Moçambique |
Período da turma: | 04/02/2025 a 05/02/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Este curso baseia-se em aulas teóricas e teórico-práticas, contando com o suporte de textos, computadores,
projetores, internet, vídeos, entre outros recursos). As aulas teóricas fundamentam-se em aulas expositivas e explicativas, conduzidas pelos docentes do curso, de forma ativa, participativa e interativa. Para cada tema a ser abordado, o aluno receberá a indicação da bibliografia para consulta. As aulas teóricas e teórico-práticas visam aprofundar os assuntos discutidos, permitindo que os alunos, com base nas bibliografias recomendadas, participem de debates sob a orientação dos professores. Além disso, os discentes realizarão atividades práticas, incluindo discussões, tanto em grupo quanto individuais, sobre estudos de caso, integrando um processo de avaliação contínua. Em razão da relevância e pertinência dos temas abordados, os docentes poderão incluir na metodologia de ensino palestras com especialistas e profissionais com conhecimento empírico na área. Quantos aos resultados esperados, os alunos serão capacitados a contextualizar as unidades de conservação em Moçambique e no Brasil, além de compreender as diretrizes, impactos e atividades relacionadas ao turismo nessas áreas. Eles entenderão o turismo como um fenômeno social e uma atividade econômica em parques nacionais, levando em conta as questões contemporâneas e as experiências extraídas de dados empíricos sobre o turismo. Além disso, desenvolverão um domínio de conhecimentos socioterritoriais que permitirá a interpretação de realidades e a promoção de debates em casos similares entre Moçambique e Brasil. As grandes áreas temáticas desse curso são: 1. Breve histórico das Unidades de Conservação (Moçambique e Brasil). 2. O turismo em Unidades de Conservação: entre diretrizes e atividades. 3. Turismo como fenômeno social e atividade econômica em parques nacionais: a atualidade em questão. 4. Experiências a partir de dados empiricos do Turismo em Parques Nacionais (conhecimentos socioterritorias/realidades entre Moçambique e Brasil). Abaixo segue a descrição de cada Tema: Tema1: Breve histórico das Unidades de Conservação (Moçambique e Brasil). Objetivo: Contextualizar as Unidades de Conservação (Moçambique e Brasil). Conteúdo: Noções gerais das Unidades de Conservação e antecedentes estruturais. Bibliografia: 1. Colchester, Marcus(2000). Resgatando a natureza: comunidades tradicionais e áreas protegidas. In Diegues, Antônio C.(Org). Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: UCITEC. 2. Diegues, António C (2008). O mito da natureza intocada. São Paulo: HUCITEC. 3. Drummond, José A.; Franco, José L. de A.; Oliveira, Daniela de. (2009). Uma análise sobre a história e a situação das unidades de conservação no Brasil. Conservação da Biodiversidade, Legislação e Políticas Públicas, Memória e Análise de Leis. Publisher: Câmara dos Deputados. Editors: Roseli Senna Ganem. Dec. 4. Comunidade de Desenvolvimento da África Austral – SADC (2019). Programa de Turismo da SADC 2020- 2030. Gaborone, Botsuana. Tema 2: O turismo em Unidades de Conservação: entre diretrizes e atividades Objetivo: Compreender a relação do turismo com as diretrizes de conservação em Moçambique e no Brasil Conteúdo: Análise do turismo em Unidades de Conservação e especificidades. Bibliografia: 1. Brasil (2000). Lei nº 9.985 de 18 de Julho de 2000 – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. 2. Dredge; D.; Jenkins, J. (2011). New spaces and tourism planning policy. Tourism plannig and policy: historical development and Contempory Challenges. Stories of Pratice: Tourism Policy and Planning. England: Ashgate, p.1-12. 3. Eagles, P. F. (2009). Governance of recreation and tourism partnerships in parks and protected areas. Journal of Sustainable Tourism, v. 17, n. 2, p. 231-248. 4. Moçambique (2017). Lei nº 5/2017 de 11 de Maio de 2017 – Lei de Proteção, Conservação e Uso Sustentável da Diversidade Biológica. Republicado Decreto n.º 89/2017 de 29 de Dezembro. Tema 3: Turismo como fenômeno social e atividade econômica em parques nacionais: a atualidade em questão (realidades entre Moçambique e Brasil) Objetivo: Analisar o turismo enquanto fenômeno social e atividade econômica em parques nacionais (realidades entre Moçambique e Brasil). Conteúdo: Efeitos do turismo como fenômeno social e atividade econômica em parques nacionais. Bibliografia: 1. Fletcher, R. (2010). Neoliberal environmentality: Towards a post structuralist political ecology of the conservation debate. Conservation and Society, v. 8, n. 3, p. 171-181. 2. Flint, C.; Zhu. C. (2018). The geopolitics of connectivity, cooperation, and hegemonic competition: The Beltand Road Initiative. Geoforum, v. 99, p.95-101. 3. Maccannell, D. (2003). El Turista, uma neuva teoria de la clase ociosa. Barcelona: Ed. Melusina. 4. Krippendorf, J. (2006). Sociologia do Turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph. Tema 4: Experiências a partir de dados empiricos do Turismo em Parques Nacionais (conhecimentos socioterritorias) Objetivo: 1. Obter ferramentas para análise socioterritorial com base no turismo em Parques Nacionais. Conteúdo: Análise de contextos do turismo em parques nacionais com base na realidade socioterritorial. Bibliografia: 1. Figueiredo, Silvio L.; Azevedo, Francisco Fransualdo de; Nóbrega, Wilker R. de Mendonça (Organizadores) (2015). Perspectivas contemporâneas de análise em turismo. Belém: NAEA. 2. Vico, V. C. C.; Azevedo, F. F.; Vico, R. P. (2022). A internacionalização do turismo e a dinâmica territorial no Arquipélago de Bazaruto em Moçambique. Para Onde!? Edição Especial - Geografia(s) do Turismo, v. 16, n. 02, p. 93-113. 3. Vico, Verónica C. Chiundila (2024). Turismo e pobreza em áreas de conservação em Moçambique: um estudo sobre a participação cidadã no Parque Nacional do Limpopo. Tese de Doutorado em Turismo. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. |
||||
Carga Horária: |
8 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 312 | ||||
Ministrantes: |
Roberto Paolo Vico Verónica Cecílio Chiundila Vico |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |