131760 - RES015 Planejamento Estratégico e Formatação de Empreendimentos de Base Imobiliária |
Período da turma: | 06/04/2026 a 05/07/2026
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Descrição: | Detalhamento:
Apresentação da Disciplina. Os empreendimentos de base imobiliária. Características gerais dos empreendimentos como investimento. Os ciclos de implantação, de operação e de exaustão. 1. Planejamento estratégico para a implantação de empreendimentos de base imobiliária. Os diferentes mercados e suas características específicas. Os empreendimentos voltados para locação e os condicionantes desses mercados. Discussões sobre propostas para o Seminário 1 2. Os Empreendimentos com locação pura (escritórios). Panorama geral desse mercado. As tendências de formação de clusters contendo áreas de edifícios comerciais no tecido urbano. A aderência do setor com o comportamento macroeconômico e a rigidez na inserção dos empreendimentos. A demanda por espaços de escritórios comerciais. 3. Os indicadores do mercado de escritórios. Classificação de empreendimentos. Caracterização dos ocupantes. O Fundo para reposição de ativos e os investimentos em reciclagem. A gênese do negócio de locação de edifícios comerciais. 6. Apresentação do Seminário 1 7. Os Empreendimentos com locação variável. Panorama geral do mercado de shopping centers. A aderência do setor com o comportamento macroeconômico e a rigidez na inserção dos empreendimentos. 8. Planejamento do produto shopping center. Os shopping centers de mix disperso. Definição do público alvo e espectro de produtos ofertados. Desenho estruturado de shopping centers. Sistemas de ancoragem de shopping centers. Potencial de vendas de um shopping center. Definição de áreas. 9 Os shopping centers de mix temático. A reciclagem de empreendimentos da tipologia de Shopping Centers. 10. Outros empreendimentos voltados para locação. 10. Apresentação do Seminário 2 Bibliografia: CERQUEIRA, L. L. J. As Qualidades de Localização Intrametropolitana dos Espaços de Escritórios: Evidências Teóricas e sua Evolução Recente no Mercado de São Paulo. Dissertação (Mestrado). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2004. 140 p. HINES, M. Alice – Shopping Center Development and Investment – John Wiley & Sons 1.988 MONETTI, E. Shopping Centers: uma abordagem do dimensionamento do potencial e das áreas de venda. Dissertação (Mestrado). Escola Politécnica da USP, 1989. __________ Análise de Riscos do Investimento em Shopping Centers. Tese (Doutorado). Escola Politécnica da USP, 1996. ROCHA LIMA JUNIOR, João da. Planejamento de Shopping Centers. São Paulo, EPUSP, 1991. 143p. (Boletim Técnico. Escola Politécnica da USP. Departamento de Engenharia de Construção Civil, BT/PCC-23/90) Bibliografia complementar será sugerida durante as aulas. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 35 | ||||
Ministrantes: |
Eliane Monetti |
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