Atividade

131637 - Vitimização de crianças e adolescentes: a escuta especializada no contexto da identificação e do manejo de casos na rede de proteção

Período da turma: 27/03/2025 a 15/05/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Detalhamento:

• Módulo 1: Violência contra crianças e adolescentes

Conteúdos:

Violência de natureza interpessoal - conceito e tipos/modalidades;

Prevalência e sinais

• Módulo 2: Legislação e o sistema de proteção
Conteúdos:
Escuta especializada: conceito, objetivos legais e outros aspectos jurídicos
O papel do sistema de proteção frente a casos suspeitos e confirmados de violência contra crianças e adolescentes

• Módulo 3: Impacto da violência no desenvolvimento humano

Conteúdos:
Desenvolvimento biopsicossocial e Processo de traumatização


• Módulo 4: Lidando com “casos”

Conteúdos:

Revelação espontânea/escuta acolhedora

Escuta Especializada - Princípios e procedimentos

Metodologia:
As aulas ocorrerão por meio de 07 encontros síncronos (“ao vivo”), sendo que durante 06 semanas as aulas terão 2,5 horas de duração, e na última semana a duração será de 3 horas, em plataforma online (Google Meet) para apresentação e discussão do tema da semana.

Sistemática do curso:
O curso terá atividades síncronas sendo:
1. Aulas de abertura e fechamento - síncrona
2. Aulas expositivas dialogadas síncronas
3. Discussão de estudo de caso - síncrona

Avaliação:
- Presença mínima critério do Apolo 80%
- Participação através de atividades síncronas (interação) Bibliografia básica
Bazon, M. R., & Faleiros, J. M. (2013). Identificação e Notificação dos Maus-tratos Infantis no Setor Educacional. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(54), 53–61. https://doi.org/10.1590/1982-43272354201307
Gilbert, R., Kemp, A., Thoburn, J., Sidebotham, P., Radford, L., Glaser, D., & MacMillan, H. L. (2009). Recognising and responding to child maltreatment. The Lancet, 373(9658), 167–180. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(08)61707-9
Siqueira, V. T., Holanda, P. C. M., Almeida, T. G., Souto, R. Q., De Souza, V. P., & Guedes, T. G. (2024). Sinais e sintomas de violência sexual identificados em crianças: Revisão integrativa. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 17(1), 7896– 7916. https://doi.org/10.55905/revconv.17n.1-476
Hillis, S. D., Mercy, J. A., & Saul, J. R. (2017). The enduring impact of violence against children. Psychology, Health & Medicine, 22(4), 393–405. https://doi.org/10.1080/13548506.2016.1153679
Adas Saliba Garbin, C., Caetano Araújo, P., Adas Saliba Rovida, T., Rocha, A. C., Moreira Arcieri, R., & Ísper Garbin, A. J. (2016).

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 136
 
Ministrantes: Ana Carolina Martins Parizoto Bergamo
Bruno César da Silva
Gabriela Lima Ramenzoni
Marina Rezende Bazon
Pâmela Virginia dos Santos
Sheila Maria Prado Soma


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP