131637 - Vitimização de crianças e adolescentes: a escuta especializada no contexto da identificação e do manejo de casos na rede de proteção |
Período da turma: | 27/03/2025 a 15/05/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Detalhamento:
• Módulo 1: Violência contra crianças e adolescentes Conteúdos: Violência de natureza interpessoal - conceito e tipos/modalidades; Prevalência e sinais • Módulo 2: Legislação e o sistema de proteção Conteúdos: Escuta especializada: conceito, objetivos legais e outros aspectos jurídicos O papel do sistema de proteção frente a casos suspeitos e confirmados de violência contra crianças e adolescentes • Módulo 3: Impacto da violência no desenvolvimento humano Conteúdos: Desenvolvimento biopsicossocial e Processo de traumatização • Módulo 4: Lidando com “casos” Conteúdos: Revelação espontânea/escuta acolhedora Escuta Especializada - Princípios e procedimentos Metodologia: As aulas ocorrerão por meio de 07 encontros síncronos (“ao vivo”), sendo que durante 06 semanas as aulas terão 2,5 horas de duração, e na última semana a duração será de 3 horas, em plataforma online (Google Meet) para apresentação e discussão do tema da semana. Sistemática do curso: O curso terá atividades síncronas sendo: 1. Aulas de abertura e fechamento - síncrona 2. Aulas expositivas dialogadas síncronas 3. Discussão de estudo de caso - síncrona Avaliação: - Presença mínima critério do Apolo 80% - Participação através de atividades síncronas (interação) Bibliografia básica Bazon, M. R., & Faleiros, J. M. (2013). Identificação e Notificação dos Maus-tratos Infantis no Setor Educacional. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(54), 53–61. https://doi.org/10.1590/1982-43272354201307 Gilbert, R., Kemp, A., Thoburn, J., Sidebotham, P., Radford, L., Glaser, D., & MacMillan, H. L. (2009). Recognising and responding to child maltreatment. The Lancet, 373(9658), 167–180. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(08)61707-9 Siqueira, V. T., Holanda, P. C. M., Almeida, T. G., Souto, R. Q., De Souza, V. P., & Guedes, T. G. (2024). Sinais e sintomas de violência sexual identificados em crianças: Revisão integrativa. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 17(1), 7896– 7916. https://doi.org/10.55905/revconv.17n.1-476 Hillis, S. D., Mercy, J. A., & Saul, J. R. (2017). The enduring impact of violence against children. Psychology, Health & Medicine, 22(4), 393–405. https://doi.org/10.1080/13548506.2016.1153679 Adas Saliba Garbin, C., Caetano Araújo, P., Adas Saliba Rovida, T., Rocha, A. C., Moreira Arcieri, R., & Ísper Garbin, A. J. (2016). |
||||
Carga Horária: |
18 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 136 | ||||
Ministrantes: |
Ana Carolina Martins Parizoto Bergamo Bruno César da Silva Gabriela Lima Ramenzoni Marina Rezende Bazon Pâmela Virginia dos Santos Sheila Maria Prado Soma |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |