131552 - Cursos de verão da FFLCH 2025 - Brecht e o cinema britânico dos anos 1960 |
Período da turma: | 05/02/2025 a 26/02/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Aula 1: Introdução ao Teatro Épico de Bertolt Brecht
Leituras: BENJAMIN, Walter. O que é o teatro épico? In.: Ensaios sobre Brecht. Trad. Claudia Abeling. São Paulo: Boitempo, 2017. SZONDI, Peter. O Drama. Teoria do drama moderno. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. Aula 2: Brecht no Cinema Filme: Kuhle Wampe, ou, a quem pertence o mundo? (1932), dir. Slatan Dudov, colaboração: Bertolt Brecht. Leitura: BRECHT, Bertolt. Street Scene. In.: Brecht on Theatre: the development of an aesthetic. 3. ed. Londres: Eyre Methuen, 1974. Aula 3: O aproveitamento do naturalismo no cinema novo britânico Filme: Look Back in Anger (1959), dir. Tony Richardson Leitura: HILL, John. Working-class realism and sexual reaction: some theses on the British New Wave. In.: James Curran & Vincent Porter (eds.), British Cinema History. New Jersey: Barnes & Noble Books, 1983. Aula 4: O realismo de Ken Loach Filme: The Big Flame (1969), dir. Ken Loach Leituras: SOARES, Marcos César de Paula. O trabalho colaborativo no cinema de Ken Loach. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 72, p. 251-263, 2019. WILLIAMS, Raymond. A defense of realism. In.: What I Came to Say. London: Hutchison Radius, 1989. Bibliografia complementar: BORDWELL, David. Narration in the Fiction Film. Madison: Methuen & Co., 1985. BRECHT, Bertolt. Diário de Trabalho V.2 (1941-1947). Rio de Janeiro: Ed. Rocco. 2005. ______________. O Processo do Filme A Opera de Três Vinténs: Uma experiência sociológica. (tradução de João Barrento). Campo das Letras, Porto, 2005 EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Trad. B. A. Schumann. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008. HARVEY, David. Seventeen Contradictions and the End of Capitalism. New York: Oxford University Press, 2014. ______. The Conditions of Postmodernity: An Enquiry into the Origins of Cultural Change. Oxford: Blackwell, 1990. ______. Spaces of Global Capitalism. London & New York: Verso, 2005. ______. A Brief History of Neoliberalism.New York: Oxford University Press, 2005 JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro. Ensaios sobre a globalização. Trad. Maria Elisa Cevasco e Marcos César de Paula Soares. Petrópolis: Vozes, 2001. ______. “Fredric Jameson: Cognitive Mapping.” In.: Marxism and the interpretation of culture. Illini Books ed., Illinois: 1988 (pp. 347-360) ______. Postmodernism, or, The Cultural Logic of Late Capitalism. Nova York: Verso, 1992. LEVY, Jacques. "On Space in Cinema", Annales de géographie, vol. no 694, no. 6, 2013, pp. 689-711. MACCABE, Collin et alii. “Realism and the Cinema: Notes on some Brechtian theses” IN Screen, Sum 74,1974, pp. 7-27. MELLO, Cecília. 'Up the Junction: Ken Loach and TV Realism'. In: Lúcia Nagib, Cecília Mello. (Org.). Realism and the Audiovisual Media. 1ed.Londres: Palgrave Macmillan, 2009, v., p. 175-190. ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006. SOARES, Marcos César de Paula. O trabalho colaborativo no cinema de Ken Loach. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 72, p. 251-263, 2019. SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. WILLIAMS, Raymond. “A Lecture on Realism.” Afterall: A Journal of Art, Context and Enquiry, no. 5, 2002, pp. 106–15. JSTOR, http://www.jstor.org/stable/20711464. ______. Base and Superstructure in Marxist Cultural Theory. In: Culture and materialism: selected essays. London: Verso, 1980. _______. Keywords. A Vocabulary of Culture and Society New York: Oxford University Press, 2015 ______. Culture is ordinary. In: Resources of Hope. London & New York: Verso, 1989. ______. What I Came to Say. London: Hutchison Radius, 1989. |
||||
Carga Horária: |
8 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 120 | ||||
Ministrantes: |
Deborah Secundo de Melo Lucas Brichesi Minari |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |