131529 - Indústria do Esporte e Ambiente Esportivo: contexto e tendências |
Data da turma: | 15/03/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
Apresentar a Indústria do Esporte e todos os seus segmentos. Fornecer panorama da importância econômica do esporte. Analisar as aproximações do esporte com a indústria do entretenimento e com os meios de comunicação de massa. Caracterizar o mercado consumidor de produtos e serviços esportivos e identificar os principais fatores que influenciam o comportamento de compra nesse mercado. Bibliografia Básica: KASZNAR, Istvan K.; GRAÇA FILHO, Ary S. A Indústria do Esporte no Brasil - economia, PIB, empregos e evolução dinâmica. São Paulo: MBooks, 2012. KOTLER, P.; REIN, I.; SHIELDS, B. Marketing esportivo – a reinvenção do esporte na busca de torcedores. Porto Alegre: Bookman, 2008. ROCCO JR, A. J. Indústria do Esporte. São Paulo: SENAC, 2023. Bibliografia Complementar: CARBAUGH, R.J. Economia Internacional. São Paulo: Cengage Learning, 2010. MCGUIGAN, J. R.; MOYER, R. C.; HARRIS, F. H. de B. Economia de Empresas – aplicações, estratégia e táticas. São Paulo: Cengage Learning, 2010. MORGAN, M. J.; SUMMERS, J. Marketing esportivo. São Paulo: Thomson Pioneira, 2008. MULLIN, B. J.; HARDY, S.; SUTTON, W. A. Marketing Esportivo. Porto Alegre: Bookman, 2000. PITTS, B. G.; STOTLAR, D. K. Fundamentos de marketing esportivo. São Paulo: Phorte, 2002. |
||||
Carga Horária: |
4 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Ary Jose Rocco Junior |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |