Atividade

131529 - Indústria do Esporte e Ambiente Esportivo: contexto e tendências

Data da turma: 15/03/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:
Apresentar a Indústria do Esporte e todos os seus segmentos. Fornecer panorama da importância econômica do esporte. Analisar as aproximações do esporte com a indústria do entretenimento e com os meios de comunicação de massa. Caracterizar o mercado consumidor de produtos e serviços esportivos e identificar os principais fatores que influenciam o comportamento de compra nesse mercado.

Bibliografia Básica:
KASZNAR, Istvan K.; GRAÇA FILHO, Ary S. A Indústria do Esporte no Brasil - economia, PIB, empregos e evolução dinâmica. São Paulo: MBooks, 2012.
KOTLER, P.; REIN, I.; SHIELDS, B. Marketing esportivo – a reinvenção do esporte na busca de torcedores. Porto Alegre: Bookman, 2008.
ROCCO JR, A. J. Indústria do Esporte. São Paulo: SENAC, 2023.
Bibliografia Complementar:
CARBAUGH, R.J. Economia Internacional. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
MCGUIGAN, J. R.; MOYER, R. C.; HARRIS, F. H. de B. Economia de Empresas – aplicações, estratégia e táticas. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
MORGAN, M. J.; SUMMERS, J. Marketing esportivo. São Paulo: Thomson Pioneira, 2008.
MULLIN, B. J.; HARDY, S.; SUTTON, W. A. Marketing Esportivo. Porto Alegre: Bookman, 2000.
PITTS, B. G.; STOTLAR, D. K. Fundamentos de marketing esportivo. São Paulo: Phorte, 2002.

Carga Horária:

4 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Ary Jose Rocco Junior


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP