131512 - Cursos de verão da FFLCH 2025 - Mulheres e Holocausto: uma introdução |
Período da turma: | 04/02/2025 a 25/02/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Aula 1: Introdução aos Estudos de Gênero e Holocausto
● Apresentação dos conceitos fundamentais de gênero e sua relação com a história. ● Breve histórico do Holocausto e suas implicações sociopolíticas. Para a primeira aula, será feita uma introdução sobre questões históricas, apresentação de vocabulário necessário para o entendimento do curso na totalidade. Aula 2: A Perspectiva das Mulheres no Holocausto ● Quem eram as mulheres judias na Europa pré-Holocausto ● Discussão sobre a instrumentalização do gênero na política nazista. ● Primeiros anos da política nazista e as mulheres. Partindo do vocabulário apresentado na aula anterior, começaremos a compreender o ponto central do curso: sendo homens e mulheres vítimas da violência nazista, o caminho para a destruição era o mesmo ou ele ia também perpassar pelas características de gênero e socialização de homens e mulheres? Aula 03: Histórias, memórias e relatos ● Experiências de mulheres em guetos, campos de concentração e de extermínio. ● Análise de relatos, diários e memórias de sobreviventes. Nesse momento, faremos leituras de textos, relatos e testemunhos de mulheres para compreendermos, em suas palavras - aproveitando-se de livros traduzidos para a língua portuguesa. Aula 4: O futuro dos estudos de gênero ● Reflexão sobre as formas de resistência feminina. ● Conclusão do curso com um debate sobre as lições aprendidas e suas implicações para a sociedade contemporânea. Conclusão do curso - como esses aprendizados auxiliaram os alunos a compreenderem não só o Holocausto, mas também a sociedade atual. Bibliografia: ALEKSIEVICH, S.; CECÍLIA ROSAS. A guerra não tem rosto de mulher. São Paulo: Companhia Das Letras, 2016. Von Mühlen, B. K., & Strey, M. N. (2015). As mulheres e o Holocausto: dando visibilidade ao invisível. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 9(17), 64–87. https://doi.org/10.17851/1982-3053.9.17.64-87 FRANK, A. Obras completas. [s.l.] PLAZA & JANÉS, 2022. GHIŢĂ, R. Different Horrors, same Hell: The Gendered Nature of Holocaust Suffering. In: Gender Studies, vol.11, no.1, 2013, pp.183-192. Disponível em: < https://sciendo.com/pdf/10.2478/v10320-012-0038-1> Acessado em: 11 de dezembro de 2023. KLÜGER, R. Still alive : a Holocaust girlhood remembered. New York: Feminist Press At The City University Of New York, 2001. KLÜGER, R. Paisagens da memória autobiografia de uma sobrevivente do Holocausto. [s.l.] São Paulo Ed. 34, 2005. LENGYEL, O. Os fornos de Hitler: A história de uma sobrevivente de Auschwitz. São Paulo: SP, Editora Crítica, 2018. MILLU, L.; LYNNE SHARON SCHWARTZ. Smoke over Birkenau. Illinois: Northwestern University Press, 1998. SCHWEITZER, P. M. Gendered testimonies of the Holocaust : writing life. Lanham ; Boulder: Lexington Books, 2016. PINE, Lisa. Gender and Holocaust Victims: A Reappraisal. Journal of Jewish Identities: Youngstown State University Center for Judaic and Holocaust Studies, Issue 1, Number 2, July 2008 ROSEN, P.; APFELBAUM, N. Bearing Witness. [s.l.] Bloomsbury Publishing USA, 2001. SELIGMANN-SILVA, Márcio Narrar o trauma – a questão dos testemunhos de catástrofes históricas. In: Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, vol. 20, nº 1, p. 65-82, 2008. SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, Memória e Literatura: O testemunho na Era das Catástrofes. São Paulo: Unicamp, 2003. WAXMAN, Z. Unheard Testimony, Untold Stories: The representation of women's Holocaust experiences. Women's History Review. 12, 2007 |
||||
Carga Horária: |
5 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 70 | ||||
Ministrantes: |
Heloiza Montenegro Barbosa |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |