Atividade

131512 - Cursos de verão da FFLCH 2025 - Mulheres e Holocausto: uma introdução

Período da turma: 04/02/2025 a 25/02/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Aula 1: Introdução aos Estudos de Gênero e Holocausto
● Apresentação dos conceitos fundamentais de gênero e sua relação com a história.
● Breve histórico do Holocausto e suas implicações sociopolíticas.
Para a primeira aula, será feita uma introdução sobre questões históricas, apresentação de vocabulário necessário para o entendimento do curso na totalidade.

Aula 2: A Perspectiva das Mulheres no Holocausto
● Quem eram as mulheres judias na Europa pré-Holocausto
● Discussão sobre a instrumentalização do gênero na política nazista.
● Primeiros anos da política nazista e as mulheres.
Partindo do vocabulário apresentado na aula anterior, começaremos a compreender o ponto central do curso: sendo homens e mulheres vítimas da violência nazista, o caminho para a destruição era o mesmo ou ele ia também perpassar pelas características de gênero e socialização de homens e mulheres?

Aula 03: Histórias, memórias e relatos
● Experiências de mulheres em guetos, campos de concentração e de extermínio.
● Análise de relatos, diários e memórias de sobreviventes.
Nesse momento, faremos leituras de textos, relatos e testemunhos de mulheres para compreendermos, em suas palavras - aproveitando-se de livros traduzidos para a língua portuguesa.

Aula 4: O futuro dos estudos de gênero
● Reflexão sobre as formas de resistência feminina.
● Conclusão do curso com um debate sobre as lições aprendidas e suas implicações para a sociedade contemporânea.
Conclusão do curso - como esses aprendizados auxiliaram os alunos a compreenderem não só o Holocausto, mas também a sociedade atual.

Bibliografia:

ALEKSIEVICH, S.; CECÍLIA ROSAS. A guerra não tem rosto de mulher. São Paulo: Companhia Das Letras, 2016.
Von Mühlen, B. K., & Strey, M. N. (2015). As mulheres e o Holocausto: dando visibilidade ao invisível. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 9(17), 64–87. https://doi.org/10.17851/1982-3053.9.17.64-87
FRANK, A. Obras completas. [s.l.] PLAZA & JANÉS, 2022.
GHIŢĂ, R. Different Horrors, same Hell: The Gendered Nature of Holocaust Suffering. In: Gender Studies, vol.11, no.1, 2013, pp.183-192. Disponível em: < https://sciendo.com/pdf/10.2478/v10320-012-0038-1> Acessado em: 11 de dezembro de 2023.
KLÜGER, R. Still alive : a Holocaust girlhood remembered. New York: Feminist Press At The City University Of New York, 2001.
KLÜGER, R. Paisagens da memória autobiografia de uma sobrevivente do Holocausto. [s.l.] São Paulo Ed. 34, 2005.
LENGYEL, O. Os fornos de Hitler: A história de uma sobrevivente de Auschwitz. São Paulo: SP, Editora Crítica, 2018.
MILLU, L.; LYNNE SHARON SCHWARTZ. Smoke over Birkenau. Illinois: Northwestern University Press, 1998.
SCHWEITZER, P. M. Gendered testimonies of the Holocaust : writing life. Lanham ; Boulder: Lexington Books, 2016.
PINE, Lisa. Gender and Holocaust Victims: A Reappraisal. Journal of Jewish Identities: Youngstown State University Center for Judaic and Holocaust Studies, Issue 1, Number 2, July 2008
ROSEN, P.; APFELBAUM, N. Bearing Witness. [s.l.] Bloomsbury Publishing USA, 2001.
SELIGMANN-SILVA, Márcio Narrar o trauma – a questão dos testemunhos de catástrofes históricas. In: Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, vol. 20, nº 1, p. 65-82, 2008.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, Memória e Literatura: O testemunho na Era das Catástrofes. São Paulo: Unicamp, 2003.
WAXMAN, Z. Unheard Testimony, Untold Stories: The representation of women's Holocaust experiences. Women's History Review. 12, 2007

Carga Horária:

5 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 70
 
Ministrantes: Heloiza Montenegro Barbosa


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP