131468 - Práticas de leitura 2: gêneros acadêmicos em Língua Francesa |
Período da turma: | 05/04/2025 a 28/06/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Apresentação do Curso:
O Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH desenvolveu, ao longo de sua história, cursos de leitura em línguas estrangeiras para a comunidade USP e para o público externo visando ao desenvolvimento da competência leitora para a compreensão de textos que circulam no meio acadêmico. Se no início das ofertas denominávamos estes cursos como línguas estrangeiras instrumentais, em francês, “Francês Instrumental”, com o advento da Internet e o uso de tecnologias, as competências de leitura se transformaram e o leitor, diferentemente do acesso anterior que tinha somente ao texto impresso, passa a utilizar estratégias multimodais para desenvolver sua competência leitora. Assim, passamos a utilizar a denominação “Práticas de leitura em Francês” para compreender esse novo contexto de formação. As várias situações de leitura, em papel e/ou na tela alteram a metodologia de ensino para o desenvolvimento de estratégias de leitura e novas maneiras de ensinar e aprender se colocam em prática. O desenvolvimento de competências leitoras no meio universitário é cada vez mais exigido e os estudantes são levados a ler textos originais de suas áreas de conhecimento. Assim, apoiando-nos nos estudos de especialistas na área, esse curso tem por objetivos: 1) Desenvolver as competências leitoras em francês de gêneros acadêmicos que circulam no meio universitário 2) Desenvolver estratégias de leitura para a leitura de gêneros acadêmicos. 3) Sistematizar os conhecimentos discursivos e linguísticos por meio de fichas de leitura e de gramática visando à autonomia dos leitores. 3) Sistematizar os conhecimentos discursivos e linguísticos por meio de fichas de leitura e de gramática visando à autonomia dos leitores. Modalidade: Remota Objetivos gerais: Desenvolver a compreensão leitora em língua francesa de gêneros acadêmicos. Objetivos específicos: - Identificar as características de cada gênero estudado; - Mobilizar as estratégias de leitura em língua materna; - Compreender e desenvolver as estratégias para leitura de gêneros acadêmicos em língua francesa; - Praticar as estratégias de leitura e sistematizar os conhecimentos linguísticos da língua francesa por meio da elaboração de fichas de leitura e de gramática; - Promover a autonomia do leitor para a leitura de textos em língua francesa. Justificativa: O curso se justifica devido à imersão de leitura à qual nos dias atuais estamos confrontados pela internet e à crescente demanda de leitura de textos originais em língua francesa presentes no meio universitário. Além disso, o curso está inserido no contexto de formação de professores de francês que se interessam em aprofundar seus estudos na área. Conteúdo programático: 1. Estratégias de leitura em língua materna e língua estrangeira – mobilização de saberes e competências; 2. Identificação das características linguístico-discursivas de cada gênero estudado; 3. Promover a autonomia do leitor para a leitura de textos acadêmicos em língua francesa. Metodologia: A metodologia adotada será exposição dialogada, trabalhos em pequenos grupos e atividades. Avaliação: A avaliação do curso será feita por meio da participação e da realização de atividades. Critérios para aprovação: Os participantes devem obter a nota mínima 7,0 para aprovação no curso. Frequência mínima: 75% Pré-requisitos: Apresentar o comprovante de matrícula em um curso universitário. Bibliografia: ALBUQUERQUE-COSTA, H. Um ensino específico da leitura: o ensino instrumental, in O ensino instrumental de línguas estrangeiras, Caderno do Centro de Línguas nº 3, Humanitas, 2000, p. 63-71. CORNAIRE, C. Le point sur la lecture. Paris : CLE International, 1999. COSTE D. Leitura e competência comunicativa. In GALVES, C.; ORLANDI, E.; OTONI P. (org). O Texto: leitura e escrita. 3ª ed. Revisada. Campinas, SP: Pontes, 2002, p. 11-30. MALHEIROS POULET M.-E., DEGACHE C., MASPERI M. (1994), « L'activité de compréhension écrite en langues voisines (domaine des langues romanes) : stratégies d'accès au sens de textes narratifs », in J.-C. Pochard (éd.), Actes du IXe colloque international "Acquisition d'une langue étrangère : perspectives et recherches. Profils d'apprenants", Publications de l'Université de Saint-Etienne, 335-350. Em : www.galanet.eu/publication/fichiers/mp-dcmm1994.pdf. PIETRARÓIA C.M.C. Percursos de Leitura : Léxico e construção de sentido na leitura em língua estrangeira. São Paulo: Annablume, 1997. PIETRARÓIA, C.M.C. Questões de Leitura : Aspectos práticos e teóricos da leitura em Francês Língua Estrangeira. São Paulo: Annablume, 2001. PIETRARÓIA, C.M.C; ALBUQUERQUE-COSTA, H. Leitura (s) em francês língua estrangeira. [S.l: s.n.], 2014. KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 10ª Edição, Campinas, SP. Pontes, 2004. Bibliografia complementar: - Dicionários Online: https://www.cnrtl.fr/ https://www.larousse.fr/ Informação relevante: O curso será ministrado em português, na modalidade on-line e o material didático será disponibilizado em língua francesa durante as aulas. |
||||
Carga Horária: |
15 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Regiane Alves Miranda |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |