Atividade

131468 - Práticas de leitura 2: gêneros acadêmicos em Língua Francesa

Período da turma: 05/04/2025 a 28/06/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do Curso:
O Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH desenvolveu, ao longo de sua história, cursos de leitura em línguas estrangeiras para a comunidade USP e para o público externo visando ao desenvolvimento da competência leitora para a compreensão de textos que circulam no meio acadêmico. Se no início das ofertas denominávamos estes cursos como línguas estrangeiras instrumentais, em francês, “Francês Instrumental”, com o advento da Internet e o uso de tecnologias, as competências de leitura se transformaram e o leitor, diferentemente do acesso anterior que tinha somente ao texto impresso, passa a utilizar estratégias multimodais para desenvolver sua competência leitora. Assim, passamos a utilizar a denominação “Práticas de leitura em Francês” para compreender esse novo contexto de formação. As várias situações de leitura, em papel e/ou na tela alteram a metodologia de ensino para o desenvolvimento de estratégias de leitura e novas maneiras de ensinar e aprender se colocam em prática. O desenvolvimento de competências leitoras no meio universitário é cada vez mais exigido e os estudantes são levados a ler textos originais de suas áreas de conhecimento.
Assim, apoiando-nos nos estudos de especialistas na área, esse curso tem por objetivos:
1) Desenvolver as competências leitoras em francês de gêneros acadêmicos que circulam no meio universitário
2) Desenvolver estratégias de leitura para a leitura de gêneros acadêmicos. 3) Sistematizar os conhecimentos discursivos e linguísticos por meio de fichas de leitura e de gramática visando à autonomia dos leitores.
3) Sistematizar os conhecimentos discursivos e linguísticos por meio de fichas de leitura e de gramática visando à autonomia dos leitores.

Modalidade: Remota

Objetivos gerais:
Desenvolver a compreensão leitora em língua francesa de gêneros acadêmicos.

Objetivos específicos:
- Identificar as características de cada gênero estudado;
- Mobilizar as estratégias de leitura em língua materna;
- Compreender e desenvolver as estratégias para leitura de gêneros acadêmicos em língua francesa;
- Praticar as estratégias de leitura e sistematizar os conhecimentos linguísticos da língua francesa por meio da elaboração de fichas de leitura e de gramática;
- Promover a autonomia do leitor para a leitura de textos em língua francesa.

Justificativa:
O curso se justifica devido à imersão de leitura à qual nos dias atuais estamos confrontados pela internet e à crescente demanda de leitura de textos originais em língua francesa presentes no meio universitário. Além disso, o curso está inserido no contexto de formação de professores de francês que se interessam em aprofundar seus estudos na área.

Conteúdo programático:
1. Estratégias de leitura em língua materna e língua estrangeira – mobilização de saberes e competências;
2. Identificação das características linguístico-discursivas de cada gênero estudado;
3. Promover a autonomia do leitor para a leitura de textos acadêmicos em língua francesa.

Metodologia:
A metodologia adotada será exposição dialogada, trabalhos em pequenos grupos e atividades.

Avaliação:
A avaliação do curso será feita por meio da participação e da realização de atividades.

Critérios para aprovação:
Os participantes devem obter a nota mínima 7,0 para aprovação no curso.

Frequência mínima: 75%

Pré-requisitos:
Apresentar o comprovante de matrícula em um curso universitário.

Bibliografia:
ALBUQUERQUE-COSTA, H. Um ensino específico da leitura: o ensino
instrumental, in O ensino instrumental de línguas estrangeiras, Caderno do
Centro de Línguas nº 3, Humanitas, 2000, p. 63-71.

CORNAIRE, C. Le point sur la lecture. Paris : CLE International, 1999.

COSTE D. Leitura e competência comunicativa. In GALVES, C.; ORLANDI, E.; OTONI P. (org). O Texto: leitura e escrita. 3ª ed. Revisada. Campinas, SP: Pontes, 2002, p. 11-30.

MALHEIROS POULET M.-E., DEGACHE C., MASPERI M. (1994), «
L'activité de compréhension écrite en langues voisines (domaine des langues romanes) : stratégies d'accès au sens de textes narratifs », in J.-C. Pochard (éd.), Actes du IXe colloque international "Acquisition d'une langue étrangère :
perspectives et recherches. Profils d'apprenants", Publications de l'Université de Saint-Etienne, 335-350. Em : www.galanet.eu/publication/fichiers/mp-dcmm1994.pdf.

PIETRARÓIA C.M.C. Percursos de Leitura : Léxico e construção de sentido na leitura em língua estrangeira. São Paulo: Annablume, 1997.

PIETRARÓIA, C.M.C. Questões de Leitura : Aspectos práticos e teóricos da leitura em Francês Língua Estrangeira. São Paulo: Annablume, 2001.

PIETRARÓIA, C.M.C; ALBUQUERQUE-COSTA, H. Leitura (s) em francês língua estrangeira. [S.l: s.n.], 2014.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 10ª Edição, Campinas, SP. Pontes, 2004.

Bibliografia complementar:
- Dicionários Online:
https://www.cnrtl.fr/
https://www.larousse.fr/

Informação relevante:
O curso será ministrado em português, na modalidade on-line e o material didático será disponibilizado em língua francesa durante as aulas.

Carga Horária:

15 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Regiane Alves Miranda


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP