Atividade

131466 - Introdução à Teoria da Cartografia

Período da turma: 11/02/2025 a 08/04/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Aula 1 - Introdução ao Curso de Aperfeiçoamento "Cartografias Plurais no Ensino de Geografia" - Regina Araujo de Almeida
Aula 2 - Representações e pensamento espacial - Profa. Dra. Paula Cristiane Strina Juliasz
Aula 3 - O Ensino de Geografia e a Cartografia frente às mudanças curriculares - Prof. Dr. Eduardo Donizeti Girotto
Aula 4 - A Cartografia como um instrumento de poder - Prof. Dr. André Roberto Martin
Aula 5 - Geotecnologias, cartografia sistemática e projeções cartográficas - Profa. Dra. Rubia Gomes Morato
Aula 6 - Os mapas ao longo da história - Profa. Dra. Iris Kantor
Aula 7 - A linguagem dos mapas - Profa. Dra. Fernanda Padovesi Fonseca

Ementa: Teoria da Cartografia. Raciocínio espacial e lógica cartográfica. Cartografia e Geopolítica: os mapas como instrumentos de poder. Cartografias Digitais: sensoriamento remoto, escala e projeções cartográficas. As mudanças curriculares no ensino de Cartografia e Geografia. Cartografias Históricas: mudanças ao longo do tempo. Linguagem dos mapas: semiologia gráfica e a lógica de Bertin.

Bibliografia:

ALMEIDA, R. D. (Org.) Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologias. São Paulo: Contexto, 2011.
ALMEIDA, R. D. (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
CASTELLAR, S. M. VANZELLA; LACHE, N. M. ; RODRIGUEZ, A. C. ; LOZANO, J. F. V. . Raciocínio Espacial y Cartografía: una alternativa para enseñar geografia. Iber (Barcelona), v. 98, p. 3-86, 2020.
FONSECA, F. P.; OLIVA, J. Cartografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

Carga Horária:

41 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 136
 
Ministrantes: Andre Roberto Martin
Eduardo Donizeti Girotto
Fernanda Padovesi Fonseca
Iris Kantor
Paula Cristiane Strina Juliasz
Regina Araujo de Almeida
Rubia Gomes Morato


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP