131403 - Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica - R2 |
Período da turma: | 01/03/2026 a 28/02/2027
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Descrição: | Os objetivos da disciplina são:
1. Capacitar o aluno em técnicas e habilidades no exercício de atos médicos no campo do atendimento a crianças criticamente enfermas e a urgências e emergências em Pediatria. 2. Oferecer treinamento prático de postura médica baseada nos princípios de responsabilidade e ética. 3. Ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos previamente na área da Pediatria. 4. Identificar níveis de urgência de atendimento e saber indicar internação em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. 5. Diagnosticar clinicamente e conhecer o tratamento das condições críticas da criança e do adolescente. Além das atividades práticas há uma carga horária teórico-prática, desenvolvida em salas de aula. Método de Avaliação: As avaliações seguem a Resolução CNRM nº 4, de 1º de novembro de 2023 que dispõe sobre osprocedimentos de avaliação dos Médicos Residentes e dá outras providências. Será realizada avaliação cognitiva (teórica, com testes de múltipla escolha) e psicomotora (prática), com frequência quadrimestral. A avaliação afetivo-profissional (atitudinal em ambientes de prática profissional) será realizada ao final de cada estágio. Para esta, será considerada a pontualidade, assiduidade, quantidade e qualidade detrabalho, iniciativa, interesse, dedicação e participação nas atividades. As atividades práticas também serão avaliadas e computadas para o cálculo da nota final. Conteúdo Programático A. Conhecimento e competências: 1. Integrar os conhecimentos necessários para tratamento de crianças e adolescentes criticamente enfermos. 2. Integrar os conhecimentos para a utilização racional dos métodos laboratoriais e radiológicos para diagnóstico e acompanhamento de tratamento das doenças graves mais prevalentes em pediatria; 3. Integrar conhecimentos e habilidades no manejo de cuidados paliativos e final de vida (morte encefálica, dependência de VM, atestado de óbito); 4. Reconhecer situações que requeiram encaminhamento ao Serviço Social e/ou Conselho Tutelar e/ou Vara da Infância e da Juventude; 5. Reconhecer situações em que seja necessário recorrer ao Comitê de Ética da instituição; B. Habilidades e atitudes: 1. Realizar o atendimento de crianças internadas em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica; 2. Estar capacitado a fornecer orientação e aconselhamento ao paciente e seus familiares relativamente aos diagnósticos, opções de tratamento, complicações e prognóstico das condições críticas mais prevalentes em pediatria, incluindo cuidados paliativos; 3. Demonstrar interesse, compaixão, respeito e responsabilidade pelo cuidado do seu paciente e cuidadores, acima de seus interesses próprios; 4. Garantir cuidados apropriados ao paciente terminal; 5. Reconhecer a comunicação como habilidade clínica essencial para o profissional de saúde; 6. Respeitar privacidade e autonomia do paciente, assim como a confidencialidade das informações compartilhadas; 7. Transmitir informações ao paciente, aos seus familiares e demais profissionais, de maneira humana, compreensível e que estimule a discussão e a participação no processo de decisão; 8. Reconhecer suas próprias limitações quanto à expertise clínica através da auto-avaliação. 9. Executar os seguintes procedimentos: Obtenção de acesso venoso central por técnica de Seldinger em veia jugular interna, veia subclávica e veia femoral; Intubações oro e nasotraqueal; Passagem de agulha intraóssea; Manobra completa de reanimação cardiorrespiratória; Punção supra-púbica; Habilidades nos cuidados com ostomia (traqueostomia, gastrostomia); Instalar Ventilação Não Invasiva (VNI). Bibliografia 1) Ministério da saúde. Dez passos para uma alimentação saudável. Guia alimentar para crianças menores de 2 anos. Álbum seriado. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília, DF. 2002. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10_passos.pdf 2) Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. Manual de orientação: alimentação do lactente, alimentação do pré-escolar, alimentação do escolar, alimentação do adolescente, alimentação na escola. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria, Departamento de Nutrologia, 2006. 64 p. Disponível em: https://www.sbp.com.br/img/manuais/manual_alim_dc_nutrologia.pdf 3) Cartilha da Saúde Bucal. Disponível em: http://www.pim.saude.rs.gov.br/v2/wp-content/uploads/2014/12/CARTILHA-ODONTOLOGIA-PIM.pdf. 4) Barbieri MA et al. Crescimento e estado nutricional. Avaliação da baixa estatura. In: Santoro JR. Ecologia e desenvolvimento humano. Ribeirão Preto, FUNPEC Editora, 2008. P. 133-183. 5) Bierman CW &Perlamn DS. Allergic diseases from infancy to adulthood. Saunders. 1987. 6) Funayama CAR. Exame neurológico na criança. Ribeirão Preto, FUNPEC Editora, 2004. 7) Pediatria Básica - Tomo I - Pediatria Geral e Neonatal - Ramos, Jos� Lauro Araujo; Costa Vaz, Flávio Adolfo; Okay, Yassuhiko; Marcondes, EduardoEditora: Sarvier, 2002. I.S.B.N.: 8573781203 8) Pediatria Básica - Tomo II - Pediatria Clínica Geral. Costa Vaz, Flávio Adolfo; Ramos, José Lauro Araujo; Okay, Yassuhiko; Marcondes, Eduardo. Editora: Sarvier, 2003. I.S.B.N.: 8573781327 9) Monteiro JP & Camelo Jr JS. Caminhos da Nutrição e Terapia Nutricional - da Concepçao à Adolesc�ência. Editora Guanabara Koogan, RJ, 1ª. edição, 2007. 10) Nathan and Oski’s. Hematology of infancy and childhood. Saunders. 2003. 11) Pernetta C. Diagnóstico diferencial em Pediatria. São Paulo, Sarvier. 3ª. ed. 1987. 12) Woisky JR. Dietética Pediátrica. São Paulo, Atheneu. 4ª. ed. 1994. 13) Di Migueli ECP, Cardim FC, Lucchesi GBM, Ferreira SLM, Almeida ER, Barbosa TNN, Albaladejo AR. Pediatria e Saúde Bucal na Primeira Infância. Rev. Paul Pediatria, 18(3): 125-131, 2000. 14) Ricco RG, Del Ciampo LA, Almeida CAN. Puericultura: Princípios e Práticas. Atenção Integral à Saúde da Criança e do adolescente. Editora Atheneu, 2ª. edição. 2008. 15) Roxo Júnior P. Alergia e Imunodeficiências em Pediatria - Abordagem Prática. Editora Tecmedd, Ribeirão Preto, 2006. 16) Avery's Diseases of the Newborn (Ninth Edition). Christine Gleason; W. Alan Hodson; SherinDevaskar; David Geffen. Elsevier, 2011. ISBN: 978-1-4377-0134-0. 17) Farhat CK. Infectologia Pediátrica. Ed. Atheneu, 3ª. Edição, 2007. Krugman's Infectious Diseases of Children 18) Krugman S & Ward R. Infectious Diseases of Children. Ed. Mosby, 11ª. Edição, 2003. 19) Recomendações para crianças e adolescentes com HIV/AIDS acessar site MS-Brasil: http://www.aids.gov.br/sites/default/files/consenso_pediatrico.pdf ; http://www.aids.gov.br/sites/default/files/consenso_pediatrico_suplemento1.pdf 20) Novas normas vacinação 2011: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/pdf/imuni10_suple_norma_rev.pdf http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/web_final_dengue18_01_11.pdf 21) Nelson Textbook of Pediatrics. 20th Edition. 20th Edition. By Robert M. Kliegman, Bonita M.D. Stanton, Joseph St. Geme, Nina F Schor (Authors). Saunders, 2015. ISBN-13: 978-1455775668; ISBN-10: 1455775665 22) Klaus and Fanaroff's Care of the High-Risk Neonate. Saunders; 6 edition, 2012. 23) Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. - Brasília : Ministério da Saúde, 2011.4 volumes. : il. - (Série A. Normas e Manuais Técnicas) (volume 1. Cuidados gerais. volume 2. Intervenções comuns, icterícia e infecõees. volume 3. Problemas respiratórios, cardiocirculatórios, metabólicos, neurológicos, ortopédicos e dermatológicos. volume 4. Cuidados com o recém-nascido pré-termo). Disponíveis em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alem_sobrevivencia_praticas_integradas_atencao.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v1.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v2.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v3.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v4.pdf |
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Carga Horária: |
240 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 10 | ||||
Ministrantes: |
Eliane Alves Motta Cabello dos Santos Isabel Cristina Drago Marquezini Salmen Natalie Camillo de Oliveira Soraia Maria Feres Maeda |
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