Atividade

131399 - Terapia Intensiva Neonatal - R3

Período da turma: 01/03/2027 a 29/02/2028

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Descrição: Os objetivos da disciplina são:
1. Capacitar o aluno em técnicas e habilidades no campo da Neonatologia, com ênfase no atendimento em nível secundário e terciário a recém nascidos prematuros ou de alto risco em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
2. Oferecer treinamento prático de postura médica baseada nos princípios de responsabilidade e ética.
3. Ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos previamente na área da pediatria e neonatologia.
4. Dispensar adequada assistência ao RN de alto risco, desde o momento do parto até a sua alta da maternidade.
5. Identificar níveis de urgência e reconhecer sinais de gravidade no atendimento em recém-nascidos e saber indicar internação em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
Método de Avaliação: As avaliações seguem a Resolução CNRM nº 4, de 1º de novembro de 2023 que dispõe sobre osprocedimentos de avaliação dos Médicos Residentes e dá outras providências. Será realizada avaliação cognitiva (teórica, com testes de múltipla escolha) e psicomotora (prática), com frequência quadrimestral. A avaliação afetivo-profissional (atitudinal em ambientes de prática profissional) será realizada ao final de cada estágio. Para esta, será considerada a pontualidade, assiduidade, quantidade e qualidade detrabalho, iniciativa, interesse, dedicação e participação nas atividades. As atividades práticas também serão avaliadas e computadas para o cálculo da nota final.
Conteúdo Programático
A. Conhecimento e competências:
1. Liderar a equipe de saúde no atendimento ao recém-nascido criticamente enfermo;
2. Integrar os conhecimentos necessários para compor, com os dados obtidos pela anamnese, exame físico, exames subsidiários um raciocínio clínico e uma programação terapêutica e de orientação, com base na melhor evidência disponível, para o recém-nascido gravemente enfermo;
3. Desenvolver a capacidade de manter-se atualizado, buscando material adequado para aprendizagem constante;
B. Habilidades e atitudes:
1. Interpretar adequadamente os exames laboratoriais e de imagem nos recém-nascidos;
2. Acompanhar e conduzir o tratamento clínico no pré o pós-operatório em recém-nascidos,
3. Atender plenamente as situações de urgência e emergência e indicar criteriosamente internação em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal;
4. Realizar e monitorar sedação e analgesia em procedimento;
5. Participar, junto com a família e o restante da equipe multidisciplinar, da discussão de eventual morte de um paciente e oferecer apoio ao luto da família;
6. Estar capacitado a:
Instalar Ventilação Mecânica Invasiva;
Liderar o grupo de reanimação;
Estar habilitado em sedação e analgesia para pequenos procedimentos.
Bibliografia
1) Ministério da saúde. Dez passos para uma alimentação saudável. Guia alimentar para crianças menores de 2 anos. Álbum seriado. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília, DF. 2002. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10_passos.pdf
2) Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. Manual de orientação: alimentação do lactente, alimentação do pré-escolar, alimentação do escolar, alimentação do adolescente, alimentação na escola. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria, Departamento de Nutrologia, 2006. 64 p. Disponível em: https://www.sbp.com.br/img/manuais/manual_alim_dc_nutrologia.pdf
3) Cartilha da Saúde Bucal. Disponível em: http://www.pim.saude.rs.gov.br/v2/wp-content/uploads/2014/12/CARTILHA-ODONTOLOGIA-PIM.pdf.
4) Barbieri MA et al. Crescimento e estado nutricional. Avaliação da baixa estatura. In: Santoro JR. Ecologia e desenvolvimento humano. Ribeirão Preto, FUNPEC Editora, 2008. P. 133-183.
5) Bierman CW &Perlamn DS. Allergic diseases from infancy to adulthood. Saunders. 1987.
6) Funayama CAR. Exame neurológico na criança. Ribeirão Preto, FUNPEC Editora, 2004.
7) Pediatria Básica - Tomo I - Pediatria Geral e Neonatal - Ramos, Jos� Lauro Araujo; Costa Vaz, Flávio Adolfo; Okay, Yassuhiko; Marcondes, EduardoEditora: Sarvier, 2002. I.S.B.N.: 8573781203 8) Pediatria Básica - Tomo II - Pediatria Clínica Geral. Costa Vaz, Flávio Adolfo; Ramos, José Lauro Araujo; Okay, Yassuhiko; Marcondes, Eduardo. Editora: Sarvier, 2003. I.S.B.N.: 8573781327
9) Monteiro JP & Camelo Jr JS. Caminhos da Nutrição e Terapia Nutricional - da Concepçao à Adolesc�ência. Editora Guanabara Koogan, RJ, 1ª. edição, 2007.
10) Nathan and Oski’s. Hematology of infancy and childhood. Saunders. 2003.
11) Pernetta C. Diagnóstico diferencial em Pediatria. São Paulo, Sarvier. 3ª. ed. 1987.
12) Woisky JR. Dietética Pediátrica. São Paulo, Atheneu. 4ª. ed. 1994.
13) Di Migueli ECP, Cardim FC, Lucchesi GBM, Ferreira SLM, Almeida ER, Barbosa TNN, Albaladejo AR. Pediatria e Saúde Bucal na Primeira Infância. Rev. Paul Pediatria, 18(3): 125-131, 2000.
14) Ricco RG, Del Ciampo LA, Almeida CAN. Puericultura: Princípios e Práticas. Atenção Integral à Saúde da Criança e do adolescente. Editora Atheneu, 2ª. edição. 2008.
15) Roxo Júnior P. Alergia e Imunodeficiências em Pediatria - Abordagem Prática. Editora Tecmedd, Ribeirão Preto, 2006.
16) Avery's Diseases of the Newborn (Ninth Edition). Christine Gleason; W. Alan Hodson; SherinDevaskar; David Geffen. Elsevier, 2011. ISBN: 978-1-4377-0134-0.
17) Farhat CK. Infectologia Pediátrica. Ed. Atheneu, 3ª. Edição, 2007. Krugman's Infectious Diseases of Children
18) Krugman S & Ward R. Infectious Diseases of Children. Ed. Mosby, 11ª. Edição, 2003.
19) Recomendações para crianças e adolescentes com HIV/AIDS acessar site MS-Brasil: http://www.aids.gov.br/sites/default/files/consenso_pediatrico.pdf ; http://www.aids.gov.br/sites/default/files/consenso_pediatrico_suplemento1.pdf
20) Novas normas vacinação 2011: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/pdf/imuni10_suple_norma_rev.pdf http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/web_final_dengue18_01_11.pdf
21) Nelson Textbook of Pediatrics. 20th Edition. 20th Edition. By Robert M. Kliegman, Bonita M.D. Stanton, Joseph St. Geme, Nina F Schor (Authors). Saunders, 2015. ISBN-13: 978-1455775668; ISBN-10: 1455775665
22) Klaus and Fanaroff's Care of the High-Risk Neonate. Saunders; 6 edition, 2012.
23) Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. - Brasília : Ministério da Saúde, 2011.4 volumes. : il. - (Série A. Normas e Manuais Técnicas) (volume 1. Cuidados gerais. volume 2. Intervenções comuns, icterícia e infecõees. volume 3. Problemas respiratórios, cardiocirculatórios, metabólicos, neurológicos, ortopédicos e dermatológicos. volume 4. Cuidados com o recém-nascido pré-termo). Disponíveis em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alem_sobrevivencia_praticas_integradas_atencao.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v1.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v2.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v3.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v4.pdf

Carga Horária:

240 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 10
 
Ministrantes: Eliane Alves Motta Cabello dos Santos
Isabel Cristina Drago Marquezini Salmen
Liliane Borges Levy de Alvarenga
Margareth Aparecida Coelho Nascimento
Soraia Maria Feres Maeda


 
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