131394 - Enfermaria de Pediatria - R2 |
Período da turma: | 01/03/2026 a 28/02/2027
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Descrição: | Os objetivos da disciplina são:
1. Capacitar o aluno em técnicas e habilidades no exercício de atos médicos no campo da Pediatria e Hebiatria, com ênfase no atendimento em nível primário e secundário. 2. Identificar níveis de urgência de atendimento e saber indicações de internação hospitalar. 3. Oferecer treinamento prático de postura médica baseada nos princípios de responsabilidade e ética. 4. Ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos previamente na área pediátrica. 5. Diagnosticar clinicamente e conhecer o tratamento das doenças comuns da infância e adolescência nos diferentes níveis de complexidade. As atividades práticas também serão avaliadas e computadas para o cálculo da nota final. Método de Avaliação: As avaliações seguem a Resolução CNRM nº 4, de 1º de novembro de 2023 que dispõe sobre osprocedimentos de avaliação dos Médicos Residentes e dá outras providências. Será realizada avaliação cognitiva (teórica, com testes de múltipla escolha) e psicomotora (prática), com frequência quadrimestral. A avaliação afetivo-profissional (atitudinal em ambientes de prática profissional) será realizada ao final de cada estágio. Para esta, será considerada a pontualidade, assiduidade, quantidade e qualidade detrabalho, iniciativa, interesse, dedicação e participação nas atividades. As atividades práticas também serão avaliadas e computadas para o cálculo da nota final. Conteúdo Programático A. Conhecimento e competências: 1. Integrar os conhecimentos para a utilização racional dos métodos laboratoriais para diagnóstico e acompanhamento de tratamento das doenças mais prevalentes em pediatria; 2. Integrar os conhecimentos para a utilização racional dos métodos de imagem para diagnóstico e acompanhamento de tratamento das doenças mais prevalentes em pediatria; 3. Compreender a importância da biologia molecular e da genética aplicadas à pediatria, integrando os conhecimentos para a determinação de doenças na faixa etária pediátrica; 4. Integrar conhecimentos e habilidades no manejo de cuidados paliativos e final de vida (morte encefálica, dependência de VM, atestado de óbito...); 5. Reconhecer situações que requeiram encaminhamento ao Serviço Social e/ou Conselho Tutelar e/ou Vara da Infância e da Juventude; 6. Reconhecer situações em que seja necessário recorrer ao Comitê de Ética da instituição; B. Habilidades e atitudes: 1. Acompanhar e avaliar pacientes internados em enfermarias com doenças de média e alta complexidade. 2. Acompanhar e conduzir o tratamento clínico no pré e pósoperatório de pequeno e médio porte em crianças e adolescentes; 3. Estar capacitado a fornecer orientação e aconselhamento ao paciente e seus familiares relativamente aos diagnósticos, opções de tratamento, complicações e prognóstico das doenças mais prevalentes em pediatria, incluindo cuidados paliativos; 4. Expor à criança e aos seus familiares, de forma verdadeira e compreensível, as indicações dos procedimentos necessários ao atendimento, explicitando seus riscos e benefícios, e discutindo as eventuais evoluções desfavoráveis; 5. Participar dos processos educativos dos pacientes e de seus familiares em relação às questões de saúde mais prevalentes; 6. Demonstrar interesse, compaixão, respeito e responsabilidade pelo cuidado do seu paciente e cuidadores, acima de seus interesses próprios; 7. Garantir cuidados apropriados ao paciente terminal; 8. Reconhecer a comunicação como habilidade clínica essencial para o profissional de saúde; 9. Respeitar privacidade e autonomia do paciente, assim como a confidencialidade das informações compartilhadas; 10. Estar atento e responsivo a sinais não verbais; 11. Transmitir informações ao paciente, aos seus familiares e demais profissionais, de maneira humana, compreensível e que estimule a discussão e a participação no processo de decisão; 12. Reconhecer suas próprias limitações quanto à expertise clínica através da auto-avaliação. 13. Executar os seguintes procedimentos: Manobra completa de reanimação cardiorrespiratória; Punção supra-púbica; Habilidades nos cuidados com ostomia (traqueostomia, gastrostomia); Instalar Ventilação Não Invasiva (VNI). Bibliografia 1) Ministério da saúde. Dez passos para uma alimentação saudável. Guia alimentar para crianças menores de 2 anos. Álbum seriado. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília, DF. 2002. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10_passos.pdf 2) Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. Manual de orientação: alimentação do lactente, alimentação do pré-escolar, alimentação do escolar, alimentação do adolescente, alimentação na escola. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria, Departamento de Nutrologia, 2006. 64 p. Disponível em: https://www.sbp.com.br/img/manuais/manual_alim_dc_nutrologia.pdf 3) Cartilha da Saúde Bucal. Disponível em: http://www.pim.saude.rs.gov.br/v2/wp-content/uploads/2014/12/CARTILHA-ODONTOLOGIA-PIM.pdf. 4) Barbieri MA et al. Crescimento e estado nutricional. Avaliação da baixa estatura. In: Santoro JR. Ecologia e desenvolvimento humano. Ribeirão Preto, FUNPEC Editora, 2008. P. 133-183. 5) Bierman CW &Perlamn DS. Allergic diseases from infancy to adulthood. Saunders. 1987. 6) Funayama CAR. Exame neurológico na criança. Ribeirão Preto, FUNPEC Editora, 2004. 7) Pediatria Básica - Tomo I - Pediatria Geral e Neonatal - Ramos, José Lauro Araujo; Costa Vaz, Flávio Adolfo; Okay, Yassuhiko; Marcondes, EduardoEditora: Sarvier, 2002. I.S.B.N.: 8573781203 8) Pediatria Básica - Tomo II - Pediatria Clínica Geral. Costa Vaz, Flávio Adolfo; Ramos, José Lauro Araujo; Okay, Yassuhiko; Marcondes, Eduardo. Editora: Sarvier, 2003. I.S.B.N.: 8573781327 9) Monteiro JP & Camelo Jr JS. Caminhos da Nutrição e Terapia Nutricional - da Concepçao à Adolescência. Editora Guanabara Koogan, RJ, 1ª. edição, 2007. 10) Nathan and Oski’s. Hematology of infancy and childhood. Saunders. 2003. 11) Pernetta C. Diagnóstico diferencial em Pediatria. São Paulo, Sarvier. 3ª. ed. 1987. 12) Woisky JR. Dietética Pediátrica. São Paulo, Atheneu. 4ª. ed. 1994. 13) Di Migueli ECP, Cardim FC, Lucchesi GBM, Ferreira SLM, Almeida ER, Barbosa TNN, Albaladejo AR. Pediatria e Saúde Bucal na Primeira Infância. Rev. Paul Pediatria, 18(3): 125-131, 2000. 14) Ricco RG, Del Ciampo LA, Almeida CAN. Puericultura: Princípios e Práticas. Atenção Integral à Saúde da Criança e do adolescente. Editora Atheneu, 2ª. edição. 2008. 15) Roxo Júnior P. Alergia e Imunodeficiências em Pediatria - Abordagem Prática. Editora Tecmedd, Ribeirão Preto, 2006. 16) Avery's Diseases of the Newborn (Ninth Edition). Christine Gleason; W. Alan Hodson; SherinDevaskar; David Geffen. Elsevier, 2011. ISBN: 978-1-4377-0134-0. 17) Farhat CK. Infectologia Pediátrica. Ed. Atheneu, 3ª. Edição, 2007. Krugman's Infectious Diseases of Children 18) Krugman S & Ward R. Infectious Diseases of Children. Ed. Mosby, 11ª. Edição, 2003. 19) Recomendações para crianças e adolescentes com HIV/AIDS acessar site MS-Brasil: http://www.aids.gov.br/sites/default/files/consenso_pediatrico.pdf ; http://www.aids.gov.br/sites/default/files/consenso_pediatrico_suplemento1.pdf 20) Novas normas vacinação 2011: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/pdf/imuni10_suple_norma_rev.pdf http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/web_final_dengue18_01_11.pdf 21) Nelson Textbook of Pediatrics. 20th Edition. 20th Edition. By Robert M. Kliegman, Bonita M.D. Stanton, Joseph St. Geme, Nina F Schor (Authors). Saunders, 2015. ISBN-13: 978-1455775668; ISBN-10: 1455775665 22) Klaus and Fanaroff's Care of the High-Risk Neonate. Saunders; 6 edition, 2012. 23) Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. - Brasília : Ministério da Saúde, 2011.4 volumes. : il. - (Série A. Normas e Manuais Técnicas) (volume 1. Cuidados gerais. volume 2. Intervenções comuns, icterícia e infecõees. volume 3. Problemas respiratórios, cardiocirculatórios, metabólicos, neurológicos, ortopédicos e dermatológicos. volume 4. Cuidados com o recém-nascido pré-termo). Disponíveis em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alem_sobrevivencia_praticas_integradas_atencao.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v1.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v2.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v3.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v4.pdf |
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Carga Horária: |
576 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 10 | ||||
Ministrantes: |
Ana Elisa Nobre Lopes Eliane Alves Motta Cabello dos Santos Isabel Cristina Drago Marquezini Salmen Nadja Guazzi Arenales Renato Gonçalves Felix |
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