131389 - Ambulatório de Saúde Mental CAPS - R3 |
Período da turma: | 01/03/2027 a 29/02/2028
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Descrição: | Os objetivos da disciplina são:
1. Capacitar o aluno em técnicas e habilidades no exercício de atos médicos no campo da Saúde Mental em Pediatria. 2. Oferecer treinamento prático de postura médica baseada nos princípios de responsabilidade e ética. 3. Ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos previamente na área pediátrica com a área de saúde mental. 4. Trabalhar na prevenção de problemas de saúde mental na infância e adolescência. 5. Identificar níveis de urgência de atendimento em saúde mental e saber indicar internação hospitalar. 6. Diagnosticar clinicamente e conhecer o tratamento dos problemas de saúde mental mais comuns da infância e adolescência. Além das atividades práticas há uma carga horária teórico-prática, desenvolvida em salas de aula. Método de Avaliação: As avaliações seguem a Resolução CNRM nº 4, de 1º de novembro de 2023 que dispõe sobre osprocedimentos de avaliação dos Médicos Residentes e dá outras providências. Será realizada avaliação cognitiva (teórica, com testes de múltipla escolha) e psicomotora (prática), com frequência quadrimestral. A avaliação afetivo-profissional (atitudinal em ambientes de prática profissional) será realizada ao final de cada estágio. Para esta, será considerada a pontualidade, assiduidade, quantidade e qualidade detrabalho, iniciativa, interesse, dedicação e participação nas atividades. As atividades práticas também serão avaliadas e computadas para o cálculo da nota final. Conteúdo Programático A. Conhecimento e competências: 1. Integrar os conhecimentos necessários para compor, com os dados obtidos pela anamnese, exame físico, exames subsidiários e condições de vida do paciente, um raciocínio clínico e uma programação terapêutica e de orientação, com base na melhor evidência disponível, para a saúde mental da criança e adolescente; 2. Promover a integração dos conhecimentos para compreender os determinantes sociais do uso de drogas na adolescência; 3. Desenvolver a capacidade de manter-se atualizado, buscando material adequado para aprendizagem constante; B. Habilidades e atitudes: 1. Reconhecer e tratar os problemas mais prevalentes de saúde mental e distúrbios do comportamento da criança e do adolescente; 2. Reconhecer, notificar e acompanhar a evolução dos casos de vitimização de crianças e adolescentes; 3. Reconhecer, acompanhar e, se for o caso, dar encaminhamento os adolescentes em uso de drogas lícitas e ilícitas; 4. Correlacionar seu raciocínio clínico com as características psicológicas, ambientais e sociais dos casos sob seu cuidado; 5. Participar, quando necessário, do encaminhamento de pacientes e seus familiares a grupos de suporte multidisciplinar e entidades de apoio, como associação de pais. Bibliografia 1) Ministério da saúde. Dez passos para uma alimentação saudável. Guia alimentar para crianças menores de 2 anos. Álbum seriado. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília, DF. 2002. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10_passos.pdf 2) Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. Manual de orientação: alimentação do lactente, alimentação do pré-escolar, alimentação do escolar, alimentação do adolescente, alimentação na escola. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria, Departamento de Nutrologia, 2006. 64 p. Disponível em: https://www.sbp.com.br/img/manuais/manual_alim_dc_nutrologia.pdf 3) Cartilha da Saúde Bucal. Disponível em: http://www.pim.saude.rs.gov.br/v2/wp-content/uploads/2014/12/CARTILHA-ODONTOLOGIA-PIM.pdf. 4) Barbieri MA et al. Crescimento e estado nutricional. Avaliação da baixa estatura. In: Santoro JR. Ecologia e desenvolvimento humano. Ribeirão Preto, FUNPEC Editora, 2008. P. 133-183. 5) Bierman CW &Perlamn DS. Allergic diseases from infancy to adulthood. Saunders. 1987. 6) Funayama CAR. Exame neurológico na criança. Ribeirão Preto, FUNPEC Editora, 2004. 7) Pediatria Básica - Tomo I - Pediatria Geral e Neonatal - Ramos, Jos� Lauro Araujo; Costa Vaz, Flávio Adolfo; Okay, Yassuhiko; Marcondes, EduardoEditora: Sarvier, 2002. I.S.B.N.: 8573781203 8) Pediatria Básica - Tomo II - Pediatria Clínica Geral. Costa Vaz, Flávio Adolfo; Ramos, José Lauro Araujo; Okay, Yassuhiko; Marcondes, Eduardo. Editora: Sarvier, 2003. I.S.B.N.: 8573781327 9) Monteiro JP & Camelo Jr JS. Caminhos da Nutrição e Terapia Nutricional - da Concepçao à Adolesc�ência. Editora Guanabara Koogan, RJ, 1ª. edição, 2007. 10) Nathan and Oski’s. Hematology of infancy and childhood. Saunders. 2003. 11) Pernetta C. Diagnóstico diferencial em Pediatria. São Paulo, Sarvier. 3ª. ed. 1987. 12) Woisky JR. Dietética Pediátrica. São Paulo, Atheneu. 4ª. ed. 1994. 13) Di Migueli ECP, Cardim FC, Lucchesi GBM, Ferreira SLM, Almeida ER, Barbosa TNN, Albaladejo AR. Pediatria e Saúde Bucal na Primeira Infância. Rev. Paul Pediatria, 18(3): 125-131, 2000. 14) Ricco RG, Del Ciampo LA, Almeida CAN. Puericultura: Princípios e Práticas. Atenção Integral à Saúde da Criança e do adolescente. Editora Atheneu, 2ª. edição. 2008. 15) Roxo Júnior P. Alergia e Imunodeficiências em Pediatria - Abordagem Prática. Editora Tecmedd, Ribeirão Preto, 2006. 16) Avery's Diseases of the Newborn (Ninth Edition). Christine Gleason; W. Alan Hodson; SherinDevaskar; David Geffen. Elsevier, 2011. ISBN: 978-1-4377-0134-0. 17) Farhat CK. Infectologia Pediátrica. Ed. Atheneu, 3ª. Edição, 2007. Krugman's Infectious Diseases of Children 18) Krugman S & Ward R. Infectious Diseases of Children. Ed. Mosby, 11ª. Edição, 2003. 19) Recomendações para crianças e adolescentes com HIV/AIDS acessar site MS-Brasil: http://www.aids.gov.br/sites/default/files/consenso_pediatrico.pdf ; http://www.aids.gov.br/sites/default/files/consenso_pediatrico_suplemento1.pdf 20) Novas normas vacinação 2011: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/pdf/imuni10_suple_norma_rev.pdf http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/web_final_dengue18_01_11.pdf 21) Nelson Textbook of Pediatrics. 20th Edition. 20th Edition. By Robert M. Kliegman, Bonita M.D. Stanton, Joseph St. Geme, Nina F Schor (Authors). Saunders, 2015. ISBN-13: 978-1455775668; ISBN-10: 1455775665 22) Klaus and Fanaroff's Care of the High-Risk Neonate. Saunders; 6 edition, 2012. 23) Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. - Brasília : Ministério da Saúde, 2011.4 volumes. : il. - (Série A. Normas e Manuais Técnicas) (volume 1. Cuidados gerais. volume 2. Intervenções comuns, icterícia e infecõees. volume 3. Problemas respiratórios, cardiocirculatórios, metabólicos, neurológicos, ortopédicos e dermatológicos. volume 4. Cuidados com o recém-nascido pré-termo). Disponíveis em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alem_sobrevivencia_praticas_integradas_atencao.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v1.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v2.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v3.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v4.pdf |
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Carga Horária: |
240 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 10 | ||||
Ministrantes: |
Eliane Alves Motta Cabello dos Santos Isabel Cristina Drago Marquezini Salmen Soraia Maria Feres Maeda |
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