131384 - Alojamento conjunto/Centro obstétrico - Maternidade - R1 |
Período da turma: | 01/03/2025 a 28/02/2026
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Descrição: | Os objetivos da disciplina são:
Dispensar adequada assistência ao RN a termo, desde o momento do parto até a sua alta da maternidade; Identificar níveis de urgência e reconhecer sinais de gravidade no atendimento em recém-nascido. Além das atividades práticas há uma carga horária teórico-prática, desenvolvida em salas de aula. Método de Avaliação: As avaliações seguem a Resolução CNRM nº 4, de 1º de novembro de 2023 que dispõe sobre osprocedimentos de avaliação dos Médicos Residentes e dá outras providências. Será realizada avaliação cognitiva (teórica, com testes de múltipla escolha) e psicomotora (prática), com frequência quadrimestral. A avaliação afetivo-profissional (atitudinal em ambientes de prática profissional) será realizada ao final de cada estágio. Para esta, será considerada a pontualidade, assiduidade, quantidade e qualidade detrabalho, iniciativa, interesse, dedicação e participação nas atividades. Conteúdo Programático A. Conhecimento e competências: 1. Promover a integração dos conhecimentos básicos e clínicos para avaliar recém-nascidos; 2. Valorizar o aleitamento materno e o vínculo mãe-filho para o crescimento e desenvolvimento; 3. Atender o recém-nascido e acompanhá-lo no alojamento conjunto e berçários; 4. Valorizar o trabalho em equipe multidisciplinar para a abordagem adequada dos casos mais complexos; 5. Desenvolver habilidade para comunicar e aconselhar pacientes/ responsáveis sobre indicações, contraindicações e complicações de procedimentos propostos no plano terapêutico; B. Habilidades e atitudes: 1. Executar o atendimento ao recém-nascido de baixo risco; 2. Orientar as mães puérperas para os cuidados ao recém-nascido de baixo risco no ambiente hospitalar e após alta; 3. Demonstrar responsabilidade no cuidado dos pacientes a si designados, dedicando a eles o tempo e esforço necessários; 4. Demonstrar respeito à autonomia e privacidade dos pacientes e seus familiares; 5. Interagir de forma adequada com os demais profissionais de saúde: outros residentes, médicos assistentes, médicos de outras especialidades, outros profissionais de equipe multidisciplinar e funcionários dos outros serviços de saúde; 6. Participar ativamente das discussões em visitas clínicas, apresentar verbalmente, de maneira efetiva, relatórios de um atendimento clínico ou plano de conduta; 7. Administrar o tempo para equilibrar suas atividades educacionais e assistenciais; 8. Priorizar adequadamente as tarefas diárias de muitos pacientes e problemas; 9. Acessar e interpretar as evidências científicas relevantes à prática clínica; 10. Preencher, de forma organizada e compreensível, o prontuário médico; 11. Ser capaz de realizar: Reanimação em sala de parto para recém-nascidos de baixo risco; Bibliografia 1) Ministério da saúde. Dez passos para uma alimentação saudável. Guia alimentar para crianças menores de 2 anos. Álbum seriado. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília, DF. 2002. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10_passos.pdf 2) Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. Manual de orientação: alimentação do lactente, alimentação do pré-escolar, alimentação do escolar, alimentação do adolescente, alimentação na escola. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria, Departamento de Nutrologia, 2006. 64 p. Disponível em: https://www.sbp.com.br/img/manuais/manual_alim_dc_nutrologia.pdf 3) Cartilha da Saúde Bucal. Disponível em: http://www.pim.saude.rs.gov.br/v2/wp-content/uploads/2014/12/CARTILHA-ODONTOLOGIA-PIM.pdf. 4) Barbieri MA et al. Crescimento e estado nutricional. Avaliação da baixa estatura. In: Santoro JR. Ecologia e desenvolvimento humano. Ribeirão Preto, FUNPEC Editora, 2008. P. 133-183. 5) Bierman CW &Perlamn DS. Allergic diseases from infancy to adulthood. Saunders. 1987. 6) Funayama CAR. Exame neurológico na criança. Ribeirão Preto, FUNPEC Editora, 2004. 7) Pediatria Básica - Tomo I - Pediatria Geral e Neonatal - Ramos, José Lauro Araujo; Costa Vaz, Flávio Adolfo; Okay, Yassuhiko; Marcondes, EduardoEditora: Sarvier, 2002. I.S.B.N.: 8573781203 8) Pediatria Básica - Tomo II - Pediatria Clínica Geral. Costa Vaz, Flávio Adolfo; Ramos, José Lauro Araujo; Okay, Yassuhiko; Marcondes, Eduardo. Editora: Sarvier, 2003. I.S.B.N.: 8573781327 9) Monteiro JP & Camelo Jr JS. Caminhos da Nutrição e Terapia Nutricional - da Concepçao à Adolescência. Editora Guanabara Koogan, RJ, 1ª. edição, 2007. 10) Nathan and Oski’s. Hematology of infancy and childhood. Saunders. 2003. 11) Pernetta C. Diagnóstico diferencial em Pediatria. São Paulo, Sarvier. 3ª. ed. 1987. 12) Woisky JR. Dietética Pediátrica. São Paulo, Atheneu. 4ª. ed. 1994. 13) Di Migueli ECP, Cardim FC, Lucchesi GBM, Ferreira SLM, Almeida ER, Barbosa TNN, Albaladejo AR. Pediatria e Saúde Bucal na Primeira Infância. Rev. Paul Pediatria, 18(3): 125-131, 2000. 14) Ricco RG, Del Ciampo LA, Almeida CAN. Puericultura: Princípios e Práticas. Atenção Integral à Saúde da Criança e do adolescente. Editora Atheneu, 2ª. edição. 2008. 15) Roxo Júnior P. Alergia e Imunodeficiências em Pediatria - Abordagem Prática. Editora Tecmedd, Ribeirão Preto, 2006. 16) Avery's Diseases of the Newborn (Ninth Edition). Christine Gleason; W. Alan Hodson; SherinDevaskar; David Geffen. Elsevier, 2011. ISBN: 978-1-4377-0134-0. 17) Farhat CK. Infectologia Pediátrica. Ed. Atheneu, 3ª. Edição, 2007. Krugman's Infectious Diseases of Children 18) Krugman S & Ward R. Infectious Diseases of Children. Ed. Mosby, 11ª. Edição, 2003. 19) Recomendações para crianças e adolescentes com HIV/AIDS acessar site MS-Brasil: http://www.aids.gov.br/sites/default/files/consenso_pediatrico.pdf ; http://www.aids.gov.br/sites/default/files/consenso_pediatrico_suplemento1.pdf 20) Novas normas vacinação 2011: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/pdf/imuni10_suple_norma_rev.pdf http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/web_final_dengue18_01_11.pdf 21) Nelson Textbook of Pediatrics. 20th Edition. 20th Edition. By Robert M. Kliegman, Bonita M.D. Stanton, Joseph St. Geme, Nina F Schor (Authors). Saunders, 2015. ISBN-13: 978-1455775668; ISBN-10: 1455775665 22) Klaus and Fanaroff's Care of the High-Risk Neonate. Saunders; 6 edition, 2012. 23) Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. - Brasília : Ministério da Saúde, 2011.4 volumes. : il. - (Série A. Normas e Manuais Técnicas) (volume 1. Cuidados gerais. volume 2. Intervenções comuns, icterícia e infecõees. volume 3. Problemas respiratórios, cardiocirculatórios, metabólicos, neurológicos, ortopédicos e dermatológicos. volume 4. Cuidados com o recém-nascido pré-termo). Disponíveis em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alem_sobrevivencia_praticas_integradas_atencao.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v1.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v2.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v3.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude_v4.pdf |
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Carga Horária: |
384 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 10 | ||||
Ministrantes: |
Eliane Alves Motta Cabello dos Santos Isabel Cristina Drago Marquezini Salmen Liliane Borges Levy de Alvarenga Margareth Aparecida Coelho Nascimento |
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