Atividade

131257 - Marketing H2H – Estratégia e Execução

Período da turma: 09/06/2025 a 09/08/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Aula 1 – Origem e fundamento do Marketing H2H
Crise do marketing e da reputação das empresas;
Empresas humanizadas e a nova necessidade das pessoas no sec. XXI;
A empresa humanizada e o envolvimento na comunidade;
Além do marketing holístico – marketing como gestão do relacionamento múltiplo stakeholders.

Aula 2 – O mindset H2H – liderança, colaboradores e comunidade
Permeabilidade e estratégia adaptativa;
Individualização das relações e empatia – uma nova visão para as empresas;
Adoção das práticas H2H nas empresas: necessidades de mudanças na forma de pensar, de gerenciar negócios e estruturar métricas, e os novos processos;
Workshop – minha empresa está pronta para o Marketing H2H?.

Aula 3: As bases do Marketing H2H
As bases do H2H 1 – lógica dominante de serviços;
As bases do H2H 2 – Design Thinking;
As bases do H2H 3 – Digitalização;
O tripé do H2H: forma de pensar, gerenciar e desenvolver;
Workshop– minha empresa está usando alguns dos fundamentos do Marketing H2H? Um checklist.

Aula 4: A aplicação do marketing H2H
Os impactos do H2H e o novo Marketing Mix;
- O Marketing H2H e o branding;
- O Marketing H2H e a inovação;
- O Marketing H2H e o desenvolvimento de conteúdo;

Aula 5: A aplicação do marketing H2H
- Os impactos do H2H e o novo Marketing Mix;
- O Marketing H2H e o valor cocriado;
- O marketing H2H e as estratégias omnichannel;
Workshop: refletindo sobre o marketing H2H no future do meu negócio – impactos e processos de implementação.

BIBLIOGRAFIA:

O curso é baseado no livro “Marketing H2H: A jornada pra o marketing Human to Human”, de Philip Kotler, Waldemar Pfoerscht, Uwe Sponholz e Marcos Bedendo, lançado pela Editora Benvirá em junho de 2024.

Outras bibliografias importantes para o curso e que fazem parte do livro são:

Achrol, R. S., & Kotler, P. (1999). Marketing in the network economy. Journal of
Marketing, 63, 146–163. https://doi.org/10.2307/1252108.
Chen, S., & Venkatesh, A. (2013). An investigation of how design-oriented organisations implement design thinking. Journal of Marketing Management, 29(15/16),
1680–1700. https://doi.org/10.1080/0267257X.2013.800898.
Johansson-Sköldberg, U., Woodilla, J., & Çetinkaya, M. (2013). Design thinking:
Past, present and possible futures. Creativity and Innovation Management, 22(2),
121–146. https://doi.org/10.1111/caim.12023.
Kotler, P. (2017). Criticisms and contributions of marketing. Retrieved from https://
www.marketingjournal.org/criticisms-and-contributions-of-marketing-anexcerpt-
from-philip-kotlers-autobiography-philip-kotler/
Kumar, V. (2015). Evolution of marketing as a discipline: What has happened and
what to look out for. Journal of Marketing, 79(1), 1–9. https://doi.org/10.1509/
jm.79.1.1.
Liedtka, J. (2018). Why design thinking works. Harvard Business Review, 96(5),
72–79. Retrieved from https://hbr.org/2018/09/why-design-thinking-works
Merz, M. A., He, Y., & Vargo, S. L. (2009). The evolving brand logic: A service-dominant
logic perspective. Journal of the Academy of Marketing Science, 37(3),
328–344. https://doi.org/10.1007/s11747-009-0143-3.
Porter, M. E. (2011, January 5). Rethinking capitalism [Video file]. Retrieved from
https://hbr.org/2011/01/rethinking-capitalism
Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2011). Creating Shared Value – How to reinvent
capitalism – and unleash a wave of innovation and growth. Harvard Business
Review, 89(1/2), 62–77. Retrieved from https://hbr.org/2011/01/the-big-idea-creating-shared-value.
Prahalad, C. K., & Ramaswamy, V. (2003). The new frontier of experience innovation.
MIT Sloan Management Review, 44(4), 12–18. Retrieved from https://sloanreview.
mit.edu/article/the-new-frontier-of-experience-innovation/
Sarkar, C., & Kotler, P. (2018). Brand activism: From purpose to action (Kindle edition).
n.p.: IDEA Bite Press.
Sherry, J. F. (2005). Brand meaning. In A. M. Tybout & T. Calkins (Eds.), Kellogg on
branding: The marketing faculty of the Kellogg school of management (pp. 40–69).
Hoboken, NJ: Wiley.
Sheth, J. N., & Sisodia, R. S. (2005). Does marketing need reform? In marketing
renaissance: Opportunities and imperatives for improving marketing thought,
practice, and infrastructure. Journal of Marketing, 69(4), 1–25. https://doi.
org/10.1509/jmkg.2005.69.4.1.
Sisodia, R. S., Sheth, J. N., & Wolfe, D. (2014). Firms of endearment: How world-class
companies profit from passion and purpose (2nd ed.). Upper Saddle River, NJ:
Pearson Education.
Vargo, S. L., & Lusch, R. F. (2004). Evolving to a new dominant logic for marketing.
Journal of Marketing, 68(1), 1–17. https://doi.org/10.1509/jmkg.68.1.1.24036.
Vargo, S. L., & Lusch, R. F. (2008). Service-dominant logic: Continuing the evolution.
Journal of the Academy of Marketing Science, 36(1), 1–10. https://doi.
org/10.1007/s11747-007-0069-6.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 150
 
Ministrantes: Marcos Henrique Bedendo


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP