Atividade

131074 - Supervisão e Aprendizagem

Período da turma: 09/05/2025 a 27/06/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: I) Objetivos:
1.Abordar a supervisão como intervenção.
2.Propiciar aprofundamento teórico e reflexões acerca do significado da supervisão como praxis.
3.Investigar articulações possíveis do significado de supervisão e aprendizagem.
II) Conteúdo:
1.Método de supervisão;
2.Conhecimento e aprendizagem;
3.Supervisão, Experiência e Narrativa;
4.Supervisão e Educação;
5.Supervisão e aprendizagem
6.Supervisão e clinica
Bibliografia:
- ALMEIDA, F. M. (2005). Ser clínico como educador: Uma leitura Fenomenológica existencial de algumas temáticas na prática de profissionais de saúde e educação. 215 f. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia Universidade de São Paulo. Cap.II, III e VI..
- POLANYI, M. & PROSCH, H. (1975) “Personal Knowledge”. In POLANYI, M. & PROSCH, H. Meaning. Chicago: The University of Chicago Press. Pp. 22-46.
- BENJAMIN, W. (1985) “O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”, in Obras Escolhidas, v.1. Magia e Técnica, Arte e Política ensaios sobre Literatura e História da Cultura, São Paulo: Ed. Brasiliense. Pp. 197-221.
- CARDOSO, I. (org.) (1997). “A narrativa silenciada”. In Utopia e mal–estar na Cultura: Perspectivas Psicanalíticas, S.P. : Ed. Hucitec. Págs. 169 a 192
- GENDLIN, E. T. (1973): “Experiential Phenomenology”. In: Natanson, M (Org.) Phenomenology and the social sciences. Evanston: Northwest University Press.
- GENDLIN, E.T. (1978/1979) “Befindlichkeit: Heidegger and the philosophy of psychology”. In Review of Existencial Psychology and Psychiatry, 16 (1-3): 43-71.
- ARENDT, H. (2000). “Prefácio: a quebra entre o passado e o futuro” e “A crise na educação”. In Entre o passado e o futuro, São Paulo: Ed. Perspectiva. Pp. 28-42 / 221-247.
- MORATO, H.T.P. (1989) "Eu-supervisão": Em cena uma ação buscando significado sentido. Tese de Doutorado. São Paulo: IPUSP.
- BIRMAN. J. (2000). Entre cuidado e saber de si : Sobre Foucault e a Psicanálise. RJ: Ed. Relume Dumará. Págs. 9 a 34 / 79 a 100
- FÉDIDA, P. (1988): "Entrevista com Pierre Fédida". Revista Id, n.1: 59-69. São Paulo.
- RIBEIRO, V.L.A. (1985) “Entrevistas sobre supervisão” in Revista Pátio – Direção da Cura , n.2, Paris. Págs. 35 a 75
Seminário IV:
- ARENDT, H. (1981) A Condição Humana, Rio de Janeiro: Forense-Universitária; Rio de Janeiro: Salamandra; São Paulo: EDUSP. (Cap. IV)

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Henriette Tognetti Penha Morato


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP