Atividade

131069 - Fenomenologia Existencial, Hermenêutica e Existencialismo: uma introdução

Período da turma: 14/03/2025 a 02/05/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Parte teórica:


1. Contextualização histórico-filosófica do surgimento da fenomenologia - Introdução ao pensamento fenomenológico e sua crítica à ciência positivista por meio das idéias germinais de Husserl.
2. Crítica fenomenológica às ciências - Compreender os conceitos fenomenológicos em relação ao estatuto do conhecimento. Redução eidética ou fenomenológica em Husserl.
3. Fenomenologia existencial: o pensamento de Heidegger em diálogo com a psicologia - com base nos textos de Heidegger e comentadores, explicitar principais conceitos/características do pensamento heideggeriano, principal expoente da fenomenologia existencial.
4. Hermenêutica filosófica: o pensamento de Hans-Georg Gadamer - apresentar e discutir intersecções da hermenêutica filosófica e da prática psicológica à luz da fenomenologia existencial
5. Existencialismo: contexto histórico de criação e principais pensadores/as - apresentar e discutir intersecções da escola existencialista e da prática psicológica à luz da fenomenologia existencial

Parte prática:

Estágio supervisionado nas modalidades de prática propostas pela área de Aconselhamento Psicológico.

Referências bibliográficas:

Bibliografa básica:

CHOHFI, Laiz Maria Silva e PROVINCIATTO, Luís Gabriel. Situação hermenêutica e pesquisa em psicologia: desdobramentos metodológicos. Natureza Humana, v. 25, n. ja/dez., p. 51-64, 2023 . Disponível em: https://revistas.dwwe.com.br/index.php/NH/article/view/638/480.
BORGES-DUARTE, Irene. (2012). A afectividade no caminho fenomenológico heideggeriano. Phainomenom, 24, 43-62.
DARTIGUES, André. (1973). O que é a fenomenologia. Rio de Janeiro: Eldorado.
Heidegger, MARTIN. (2012). Ser e Tempo (F. Castilho, trad.). São Paulo: Ed. Vozes.
Heidegger, MARTIN. (2014). Interpretaciones fenomenológicas sobre Aristóteles: indicación de la situación hermenêutica. (J. A. Escudero, trad.). Madrid: Editorial Trotta.


Bibliografia complementar:


CHOHFI, Laiz Maria Silva. A permanência estudantil na Universidade de São Paulo: um estudo da situação hermenêutica. 2021. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-13072021-173435/.
Critelli, D. M. (2002). Martin Heidegger e a essência da técnica. Revista Margem, 16, 83-97.
Inwood, M. (1999). A Heidegger Dictionary. Massachussetts: Blackwell Publishers Inc.
Kahlmeyer-Mertens, R. S. (2008). Heidegger & a educação (Pensadores & Educação). Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Lyotard, J. F. (1967). A fenomenologia. São Paulo: Difusão Européia do Livro.
Morato, H. T. P. (Org.). (1999). Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa: novos desafios. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Laiz Maria Silva Chohfi


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP