131016 - DA PAISAGEM AO ESPAÇO: UMA (RE)LEITURA DA CATEGORIA PAISAGEM COMO SUBSÍDIO AO ENSINO DE GEOGRAFIA |
Período da turma: | 07/11/2024 a 07/10/2025
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Descrição: | Este curso de atualização faz parte de um projeto de pesquisa versa sobre o potencial da categoria de análise paisagem no ensino de Geografia. A escolha do tema se baseia na subutilização desta categoria no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo nas dificuldades dos docentes ao utilizá-la significativamente na análise geográfica. O objetivo geral do curso será apresentar, discutir e avaliar atividades sobre a análise da paisagem, buscando compreender se os professores superam os obstáculos epistemológicos. O intuito é promover uma reflexão desta categoria de análise, tanto do ponto de vista teórico-conceitual quanto do ponto de vista das práticas didático-pedagógicas. Por conseguinte, considera-se revisitar: a proposta de análise da paisagem a partir das ideias de Milton Santos (1996), colocando-o em diálogo com outros teóricos preocupados com este tema; e, do ponto de vista das práticas, os conceitos de obstáculos epistemológico (Bachelard, 1936) e conhecimento significativo (Ausubel, 1968), em prol do desenvolvimento da cultura científica.
Bibliografia: AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. AUSUBEL, D.P. EdllCGtiollal psychology: a cogllitive view. (lil ed) Nova York, Holt, BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. 314 p. BESSE, Jean-Marc. Entre a geografia e a ética: a paisagem e a questão do bem-estar. Tradução de Eliane Kuvasney e Mônica Balestrin Nunes. GEOUSP – Espaço e Tempo. São Paulo v.18 n.2 p. 241-252, 2014. CALLAI, Helena Copetti. Na geografia, a paisagem, o estudo do lugar e a pesquisa como princípio da aprendizagem. Ciência Geográfica, Bauru, XXIV, Vol. XXIV, 2020. CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. A escola, a formação docente e o ensino das paisagens. In: PEREIRA, Marcelo Garrido (comp.). La opacidade del paisaje: formas, imágenes y tempos educativos. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2013. p. 173-196. CASTIGLIONI, Benedetta. Education on landscape for children. In: Council of Europe. Landscape facets. Reflections and proposals for the implementation of the European Landscape Convention. p. 217-267, Strasbourg: Council of Europe Publishing, 2012. CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Paisagem: importância na leitura das espacialidades: fazendo e acontecendo no ensinar e aprender Geografia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2023. GUREVICH, Raquel. Geografías para leer, mirar y viajar: la noción de paisaje en análisis y experiencias. In: PEREIRA, Marcelo Garrido (comp.). La opacidade del paisaje : formas, imágenes y tempos educativos. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2013. p. 25-36. HUGONIÉ, Gérard. Enseigner la géographie actuelle dans les lycées. Espace Géographique, [S.L.], v. 18, n. 2, p. 129-133, 1989. Disponível em: https://www.persee.fr /doc/spgeo_0046-2497_1989_num_18_2_2864. Acesso em: 30 ago. 2021. Rinehart and Winston, 1968. 685 p RAFFESTIN, Claude. Dalla nostalgia del territorio al desiderio di paesaggio. Firenze: Alinea Editrice, 2005. SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo. razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. SANTOS, Milton. Da paisagem ao espaço: Uma discussão. In: II Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, São Paulo. Anais do II ENEPEA. São Paulo: Universidade São Marcos/FAUUSP, 1996. SANTOS, Milton. Espaço e método. 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014. 120 p. |
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Carga Horária: |
44 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Lúcio Antônio Leite Alvarenga Botelho Sonia Maria Vanzella Castellar |
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