131014 - Tendências em moda: temas emergentes |
Período da turma: | 28/04/2026 a 23/06/2026
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Descrição: | Estudos das principais tendências da moda contemporânea brasileira e internacional, movimentos identitários, especificidades e contextos expressivos. Estudo da moda plus size, moda noiva, cosmética e perfumaria, moda infantil, moda periférica e popular, moda luxo, acessórios e joias, entre outros.
ALLÉRÉS, Daniele. Luxo: estratégias de Marketing. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000 LIPOVETSKY, Gilles & SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artístico. São Paulo: Cia das Letras, 2015 PEREZ, Clotilde e POMPEU, Bruno. Moda mimética, desviante e criativa: em busca da secundidade perdida. In Revista DeSignis. Barcelona, v.28, 2020 Principais referências sobre Moda: ALLÉRÉS, Daniele. Luxo: estratégias de Marketing – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000 ARRIAGA, José Luis Marketing de la Moda Madrid: Ediciones Internacionales Universitarias, 2008 BALDINI, Massimo. A invenção da moda: as teorias, os estilistas, a história. Lisboa: Edições 70, 2006 BARTHES, Roland. Sistema da moda. São Paulo: Nacional/USP, 1979. BAUDRILLARD, Jean. Sociedade de consumo. Lisboa: edições 70, 2009. BERLIM, Lilyan. Moda e Sustentabilidade: uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das Letras, 2016 BOUCHER, François. História do vestuário no ocidente. São Paulo: Cosac Naify, 2010. 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São Paulo: Cosac Naify, 2005 KOUMBIS, Dimitri. Varejo de Moda. São Paulo: Gustavo Gili, 2015 LEVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1969 LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. ________. Agradar e tocar. Ensaio sobre a sociedade da sedução. Lisboa: Edições 70, 2019 LIPOVETSKY, Gilles & SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artístico. São Paulo: Cia das Letras, 2015 LOPÉZ, Victor Valencia. Escaparatismo e imagem comercial exterior. Madrid: Esic, 2000 LURIE, Alison. A linguagem das roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1997 MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003. MEADOWS, Toby. Marca de moda. Barcelona: Blume, 2009 MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017 MONSA Editores. This is visual merchandising! 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Carga Horária: |
60 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 350 | ||||
Ministrantes: |
Eneus Trindade Barreto Filho Maria Clotilde Perez Rodrigues |
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