131009 - Segmentação de mercados e clientes |
Período da turma: | 03/03/2026 a 05/03/2026
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Descrição: | Num ambiente altamente competitivo, com perfis distintos de clientes as empresas devem oferecer produtos e serviços para grupos específicos de consumidores. Dessa forma, os modelos de segmentação de mercado que permitem identificar grupos de consumidores com comportamento semelhante, permitirão apoiar a definição do posicionamento da organização e o desenvolvimento de ofertas de valor específicas.
AAKER, David A. Administração Estratégica de Mercado. 9ª ed. Bookman: Porto Alegre, 2012. CHURCHILL Jr, G. A. & Peter, J. P. Marketing - Criando valor para os clientes. 3ªed. Ed. Saraiva: São Paulo, 2013 FERREL, O.C.; HARTLINE, M. D. Estratégia de Marketing 4ªed.São Paulo: Cengage Learning, 2009. SOLOMON, M.R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 11a. Ed Porto Alegre: Bookman, 2016 ZHAOU, K, Z.; BROWN, J.R. e DEV, C.S. Market orientation, competitive advantage, and performance: A demand-based perspective. Journal of Business Research. v.62 p.1063–1070, 2009 VENTER, P., WRIGHT, A. e DIBB, S. Performing market segmentation: a performative perspective. Journal of Marketing Management. 31:1-2, p.62-83, 2015. |
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Carga Horária: |
8 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 350 | ||||
Ministrantes: |
Benny Kramer Costa |
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