131008 - Rituais de consumo de moda |
Período da turma: | 10/02/2026 a 26/02/2026
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Descrição: | A disciplina apresentará o conceito de ritual a partir da Antropologia e adentrará no entendimento do consumo como ritual, integrando as referências antropológicas com os estudos da comunicação, semiótica e psicanálise no entendimento das relações de consumo de moda, desde a busca de informações, compras, usos, armazenamentos, reciclagens e ressignificações. Trará ainda reflexões sobre rituais contemporâneos como brechós, guarda-roupas compartilhados, armários cápsulas, roupatecas etc.
MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003. PEIRANO, Mariza. Rituais ontem e hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 2003 PEREZ, Clotilde. Há limites para o consumo? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2020 RIES, Julien. Mito e rito. As constantes do sagrado. Petrópolis: Vozes, 2020 TRINDADE, Eneus e PEREZ, Clotilde. Os rituais de consumo como dispositivos midiáticos para a construção de vínculos de sentido entre marcas e consumidores. Revista Alceu (online), v.15, p.157-170, 2014 TURNER, Victor. Dewey, Dilthey and Drama: An Essay in the Anthropology of Experience. In Turner, Victor W. & Bruner, Edward M. (eds.) The Anthropology of Experience Urban and Chicago: University of Illinois Press, 1986. pp. 33-44. ________. O processo ritual. Estrutura e antiestrutura. Petrópolis: Vozes, Trad. Nancy Campi de Castro, 1974. VAN GENNEP, Arnold. Los ritos de paso. Madrid: Alianza Editorial, 2008. |
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Carga Horária: |
16 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 350 | ||||
Ministrantes: |
Eneus Trindade Barreto Filho Maria Clotilde Perez Rodrigues |
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