131006 - Produção simbólica e publicidade de moda |
Período da turma: | 27/11/2025 a 04/12/2025
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Descrição: | Publicidade, propaganda e publicização: conceitos e definições. O ecossistema publicitário e as mediações do consumo. Os sentidos dos objetos de consumo de moda e a transferência de significados dos bens de consumo para o consumidor e o papel da moda e da publicidade. Tipos de campanha engajamento do consumidor. Aplicações publicitárias no setor de moda. A estilística publicitária na moda. Avaliação de campanhas e os métodos semióticos de estudos da publicidade e moda, marcas de moda e as interações com o consumidor.
BARTHES, Roland. Sistema da moda. São Paulo: Nacional/USP, 1979. BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva. 1973. BARBOSA, Ivan Santo. Propaganda e significação: do conceito à inscrição psico-cultural. In CORRÊA, Tupã. Gomes. (Org). Comunicação para o mercado. 1994. P. 15-35. CASAQUI, Vander. Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário. In PEREZ, Clotilde. et al. (Orgs.). Ontologia da Publicitária. Epistemologia, práxis e l inguagem. São Paulo: Intercom. v. 25, Coleção GPs. 2019. P. 111-124. LANDOWSKI, Eric. Interações Arriscadas. São Paulo: Estação das Cores e Letras.2014. McCRACKEN, Grant. Cultura e Consumo. Rio de Janeiro: Mauad. 2003. PEREZ, Clotilde. Ecologia Publicitária: o crescimento sígnico da publicidade. In PEREZ, Clotilde. et al. (Orgs.). Ontologia da Publicitária. Epistemologia, práxis e linguagem. São Paulo: Intercom. v. 25, Coleção GPs. 2019. P. 11-124 SEMPRINI, Andrea. Semiótica de la marca. Una aproximación semiótica. Barcelona: Paidós, 1998. SOUZA, Sandra Maria Ribeiro e SANTARELLI, Christiane. Contribuições para uma história da análise da imagem no anúncio publicitário. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. v.31, n.1. 2008. Portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/view/198. TRINDADE, Eneus. Entre mediações e midiatizações do consumo: uma perspectiva latino- americana. In TRINDADE, Eneus. et al. (Orgs). Entre Comunicação e Mediações: visões teóricas e empíricas. São Paulo/Campina Grande: ECA/USP- EDUEPB. 2019. P. 57-74. TRINDADE, Eneus. Algorithms and Advertising in Consumption Mediations: A Semio- pragmatic Perspective In: Lecture Notes in Computer Science (Part II).1 ed.Cham: Springer International Publishing, 2019, v.11579, p. 514-526. http://link.springer.com/10.1007/978-3-030-21905-5_40 |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 350 | ||||
Ministrantes: |
Eneus Trindade Barreto Filho |
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