131002 - Planejamento estratégico e plano de negócios |
Data da turma: | 28/10/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | O planejamento estratégico está relacionado às implicações futuras de decisões presentes. Consiste em um processo sistemático e constante de tomada de decisões, cujos efeitos e consequências terão implicações futuras. O planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório, o que influencia no aumento da probabilidade do alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidos para a empresa.
AMBROSIO, V. Plano de Marketing: um roteiro para ação. 2a. ed São Paulo: Pearson, 2012 OLIVEIRA D. P. R. Planejamento Estratégico - Conceitos - Metodologia - Práticas. São Paulo: Editora Atlas, 2018 CHIAVENATO, I. Planejamento Estratégico: Fundamentos e Aplicações. São Paulo: Editora Campus, 2014. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari de Estratégia: Um Roteiro pela Selva do Planejamento Estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2010 SACRAMENTO, K. C. C. Principais entraves e facilitadores da implementação de estratégias em empresas brasileiras. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. doi:10.11606/D.12.2016.tde-06092016-084846. SOUSA, J. C.; DIAS, P. H. R. C. Integração do planejamento estratégico ao pensamento estratégico. Revista de Ciências da Administração, 2017, Vol.19(47), p.29(16). DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n47p29 YANASE, Mitsuru. Gestão de Marketing e Comunicação. São Paulo: Saraiva, 2010 |
||||
Carga Horária: |
4 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 350 | ||||
Ministrantes: |
Mitsuru Higuchi Yanaze |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |