131000 - Pesquisa de tendências |
Período da turma: | 14/10/2025 a 16/10/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Apresentação do conceito de tendências, suas relações com o contexto e os valores sociais e manifestações. Serão ainda discutidos métodos e técnicas diversificadas de pesquisa de tendências no âmbito dos comportamentos de consumo da moda em particular. Conceitos como cool hunting, difusão, micro e contra-tendências também serão problematizados.
CALDAS, Dario. Observatório de sinais. São Paulo: LINDKVIST, Magnus. O guia do caçador de tendências: como identificar as forças invisíveis que moldam os negócios, a sociedade e a vida. São Paulo: Gente, 2010 PEREZ, Clotide e SIQUEIRA, Raquel. O uso da metodologia de bricolagem no estudo de tendências comportamentais e de consumo. In II Encontro Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados Quantitativos e Qualitativos. São Paulo: EBPAQ, 2009 SANTOS, Janiene. Sobre tendências e o espírito do tempo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017 VEJLGAARD, H. Anatomy of a trend. NY: McGraw Hill, 2008 VINKEN, B. & HEWSON, M. Fashion zeitgeist. Paperback, 2004 |
||||
Carga Horária: |
8 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 350 | ||||
Ministrantes: |
Maria Clotilde Perez Rodrigues |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |