130978 - Inglês para produção e interpretação de discursos argumentativos em contextos da graduação e pós graduação |
Período da turma: | 13/03/2025 a 22/05/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Apresentação do curso:
Conteúdo ministrado em inglês, voltado para o desenvolvimento de discursos argumentativos orais e escritos em contexto acadêmico. Público- alvo; Público USP (alunos de graduação e pós-graduação). Caso sobrem vagas, público externo. Objetivos Gerais: Desenvolver habilidades linguísticas necessárias para a produção de discursos acadêmicos orais e escritos. Objetivos Específicos: ● Estudar tempos verbais, sintagmas nominais, uso da voz passiva, vocabulário acadêmico, conjunções. ● Estudar organização de publicações acadêmicas. ● Conscientizar elementos de pronúncia para desenvolvimento da própria oralidade. ● Compreender falas e argumentos de apresentadores de diferentes nacionalidades em breves relatos de pesquisa. ● Elaborar apresentação oral de conteúdo de interesse pessoal. ● Estudar estruturas de abstracts e produzir o próprio abstract. Justificativa: As divulgações oral e escrita de trabalhos científicos em língua inglesa, assim como a atualização de conhecimentos possibilitada por conferências internacionais, são frequentemente exigidos da comunidade acadêmica. O programa proposto nesse curso apresenta conteúdo que facilita o desenvolvimento linguístico para atender a essas demandas. Conteúdo Programático: ● Prática oral para desenvolvimento de fluência. ● Desenvolvimento de pronúncia e prática oral. ● Estudo de descrição, narração e dissertação em textos orais e escritos. ● Desenvolvimento e apresentação de breves exposições orais. ● Análise de argumentos apresentados em apresentações e textos. ● Estudo de termos e estruturas em textos acadêmicos (tempos verbais, conjunções, sintagmas nominais). ● Estudo e produção de textos descritivos e abstract da própria área. Metodologia: O ensino será presencial, com aulas expositivas, distribuição de material impresso, trabalhos em grupos, atividades extra classe. Avaliação: O aluno será avaliado por meio de trabalhos individuais feitos durante o horário da aula e extraclasse. Critérios para aprovação: Média 7,0 nas avaliações. Frequência mínima Os alunos devem comparecer a 75% das aulas. Pré-requisitos: Nível de inglês para ingresso: mínimo B1 https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b1 ou ter estudado de quatro a seis semestres de inglês. Teste de Nível: Antes de iniciar o curso, os alunos deverão enviar para a educadora o certificado de nível B1, ou certificado de conclusão de curso de inglês especificando esse nível exigido. Caso o aluno não tenha esse documento, poderá agendar uma conversa online para a professora avaliar o desempenho oral. Bibliografia: AZAR, B. S.Understanding and Using English Grammar. Third Edition. New York: Longman, 1999. SCHUSTER, Ethel et.al. Writing Scientific Papers in English Successfully. Your complete roadmap. Compacta, Gráfica e Editora: São Carlos, Brasil, 2014. SWALES, John & FEAK, Christine. Academic Writing for Graduate Students. Essential Tasks and Skills. 3rd Edition. Michigan: The University of Michigan Press, 2012. SWALES, John & FEAK, Christine. Abstracts and the Writing of Abstracts. Michigan: The University of Michigan Press, 2012. SWALES, John & FEAK, Christine. English in Today’s Research World: a Writing Guide. The University of Michigan Press, 2013. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Ana Sílvia Ciampone Ferreira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |