Atividade

130978 - Inglês para produção e interpretação de discursos argumentativos em contextos da graduação e pós graduação

Período da turma: 13/03/2025 a 22/05/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do curso:
Conteúdo ministrado em inglês, voltado para o
desenvolvimento de discursos argumentativos orais e
escritos em contexto acadêmico.

Público- alvo;
Público USP (alunos de graduação e pós-graduação). Caso
sobrem vagas, público externo.

Objetivos Gerais:
Desenvolver habilidades linguísticas necessárias para a
produção de discursos acadêmicos orais e escritos.

Objetivos Específicos:
● Estudar tempos verbais, sintagmas nominais, uso da
voz passiva, vocabulário acadêmico, conjunções.
● Estudar organização de publicações acadêmicas.
● Conscientizar elementos de pronúncia para
desenvolvimento da própria oralidade.
● Compreender falas e argumentos de apresentadores
de diferentes nacionalidades em breves relatos de
pesquisa.
● Elaborar apresentação oral de conteúdo de interesse
pessoal.
● Estudar estruturas de abstracts e produzir o próprio
abstract.

Justificativa:
As divulgações oral e escrita de trabalhos científicos em
língua inglesa, assim como a atualização de conhecimentos
possibilitada por conferências internacionais, são
frequentemente exigidos da comunidade acadêmica. O
programa proposto nesse curso apresenta conteúdo que
facilita o desenvolvimento linguístico para atender a essas
demandas.

Conteúdo Programático:
● Prática oral para desenvolvimento de fluência.
● Desenvolvimento de pronúncia e prática oral.
● Estudo de descrição, narração e dissertação em
textos orais e escritos.
● Desenvolvimento e apresentação de breves
exposições orais.
● Análise de argumentos apresentados em
apresentações e textos.
● Estudo de termos e estruturas em textos acadêmicos
(tempos verbais, conjunções, sintagmas nominais).
● Estudo e produção de textos descritivos e abstract da
própria área.

Metodologia:
O ensino será presencial, com aulas expositivas, distribuição
de material impresso, trabalhos em grupos, atividades extra
classe.

Avaliação:
O aluno será avaliado por meio de trabalhos individuais
feitos durante o horário da aula e extraclasse.

Critérios para aprovação:
Média 7,0 nas avaliações.
Frequência mínima Os alunos devem comparecer a 75% das aulas.

Pré-requisitos:
Nível de inglês para ingresso: mínimo B1
https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b1 ou ter
estudado de quatro a seis semestres de inglês.

Teste de Nível:
Antes de iniciar o curso, os alunos deverão enviar para a
educadora o certificado de nível B1, ou certificado de
conclusão de curso de inglês especificando esse nível
exigido.
Caso o aluno não tenha esse documento, poderá agendar
uma conversa online para a professora avaliar o
desempenho oral.

Bibliografia:
AZAR, B. S.Understanding and Using English Grammar.
Third Edition. New York: Longman, 1999.
SCHUSTER, Ethel et.al. Writing Scientific Papers in
English Successfully. Your complete roadmap.
Compacta, Gráfica e Editora: São Carlos, Brasil, 2014.
SWALES, John & FEAK, Christine. Academic Writing for
Graduate Students. Essential Tasks and Skills. 3rd
Edition. Michigan: The University of Michigan Press, 2012.
SWALES, John & FEAK, Christine. Abstracts and the
Writing of Abstracts. Michigan: The University of Michigan
Press, 2012.
SWALES, John & FEAK, Christine. English in Today’s
Research World: a Writing Guide. The University of
Michigan Press, 2013.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Ana Sílvia Ciampone Ferreira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP