130953 - Inglês para escrita de Artigos Científicos - Nível I (Curso Remoto) |
Período da turma: | 13/03/2025 a 03/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Apresentação do Curso: Uma das maiores dificuldades encontradas atualmente por pós-graduandos é a utilização do inglês para a redação de textos científicos. Este curso pretende discutir os problemas comuns que aparecem na redação de textos científicos e apresentar estratégias para melhorar suas habilidades escritas na língua inglesa.
Modalidade: Aulas síncronas, aulas de 120 minutos. Objetivos Gerais: Escrever textos acadêmicos e aprimorar o conhecimento de gramática e vocabulário em inglês relacionado a textos acadêmicos. Objetivos Específicos: Redigir parágrafos; analisar e utilizar as estruturas linguísticas mais comuns em textos acadêmicos; revisar tópicos gramaticais e de vocabulário relacionados a textos acadêmicos; identificar e corrigir os erros linguísticos mais comuns; revisar e analisar textos acadêmicos próprios e de outros; saber utilizar diferentes fontes de pesquisa terminológica online; utilizar corpora como fonte de pesquisa. Justificativa: O número de publicações de textos acadêmico-científicos produzidos em diferentes áreas de conhecimento em línguas estrangeiras é, sem dúvida, bastante significativo. As diversas unidades da Universidade de São Paulo divulgam seus trabalhos nessas publicações. É exigida dos alunos de pós-graduação e de pesquisadores da universidade a redação de abstracts e artigos em língua inglesa. Para atender a esse público, cujo objetivo é redigir textos acadêmicos, propomos o curso Inglês para Escrita de Artigos Científicos Nível 1, voltado para desenvolver a competência de escrita em língua inglesa. Conteúdo Programático: 13. Redação e revisão de parágrafos 14. Estudo de vocabulário acadêmico 15. Tempos verbais variados 16. Hedging 17. Marcadores discursivos 18. Uso de dicionários online 19. Colocações e coligações. Metodologia: Curso remoto com aulas síncronas de duas horas por semana, por meio das ferramentas Google Classroom e Google Meet. Utiliza-se a metodologia advinda do Ensino de Inglês para Fins Específicos. As principais características são: baseia-se em necessidades do aluno; aprende-se a língua para desempenhar tarefas escritas ou orais dentro da área de atuação; é centrada na linguagem apropriada às atividades específicas de atuação (léxico, gramática, habilidades, gênero) e os conteúdos são relacionados às atividades específicas. São características variáveis: a área do conhecimento; as habilidades e estratégias a serem desenvolvidas; a heterogeneidade do conhecimento linguístico e o tempo limitado. Fonte: DUDLEY-EVANS & M. J. ST. JOHN (2006) Developments in English for Specific Purposes - A multi-disciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press. Avaliação: Avaliação continuada por meio de exercícios escritos e trabalhos individuais. Critérios para aprovação: Presença de ao menos 75% e nota final mínima 7,0. Frequência mínima: 75% Pré-Requisitos Linguísticos: O aluno deverá ter o nível de competência linguística correspondente ao nível B1 do Quadro Comum Europeu: É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto. Bibliografia Complementar: BAILEY, STEPHEN. Academic Writing: A Handbook for International Students. New York: Routledge, 2017. CHAZAL, E. & McCARTER, S. Oxford EAP – a course in English for academic purposes (B2). Oxford, Oxford University Press, 2012. CRANKER, KENNETH. Practical English Grammar for Academic Writers. Waysgoose Press, 2018. MARCELLO, Nivia. Perfect Tenses. São Paulo: Disal Editora, 2006. SCHULSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JR. O. Writing Scientific Papers in English Successfully. São Carlos: Compacta Editora, 2014. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Nivia Maria Rodrigues Fernandes Marcello |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |