130942 - Preparatório para TOEFL iBT (internet-based test) – curso de férias |
Período da turma: | 30/06/2025 a 29/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Apresentação do Curso:
O curso prepara o aluno para o exame TOEFL iBT - Test of English as a Foreign Language, internet-based test, em suas quatro seções (reading, listening, writing, speaking). O exame é requisito em vários processos seletivos para bolsas de estudo internacionais. Público-alvo: Público USP em geral (alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes) Modalidade: Presencial Objetivos Gerais: Desenvolver as habilidades e os conhecimentos exigidos no exame TOEFL-Test of English as a Foreign Language (compreensão e produção oral, compreensão e produção escrita), no formato iBT (internet-based test). Observação: Este curso não prepara para o exame TOEFL ITP Objetivos Específicos: Familiarizar os alunos com as características do exame TOEFL iBT; desenvolver estratégias de gestão do tempo e habilidades acadêmicas e linguísticas relevantes ao exame; praticar os diversos tipos de questão das quatro seções do exame em simulados. Justificativa: Considerando-se que o exame TOEFL iBT frequentemente faz parte dos requisitos para a candidatura a bolsas de estudo internacionais e considerando-se também as iniciativas de internacionalização da Universidade de São Paulo, o curso preparatório para o TOEFL pode facilitar o acesso de alunos, funcionários e docentes da universidade a vagas de estudo e pesquisa em instituições de ensino no exterior. Conteúdo Programático: 1. Características do TOEFL iBT: seções do exame, tipos de questões e gestão do tempo. 2. Habilidades acadêmicas: anotações, paráfrase, resumo e síntese. 3. Leitura: inferência de vocabulário, informações e propósitos; resumo e paráfrase; localização de informações explícitas e implícitas. 4. Compreensão Oral: identificação de tópico principal e de detalhes; identificação do posicionamento do falante; compreensão da organização das ideias e das relações entre elas em conversas longas e palestras; previsão de tópico com base no início de conversas longas e palestras; inferências a partir do contexto. 5. Produção oral: identificação de tópico e ideias principais; planejamento e organização da produção; aprimoramento da pronúncia; estratégias de uso do tempo. 6. Redação: identificação de tópico e ideias principais; planejamento e produção do texto; revisão do texto. Metodologia Aulas expositivas, exercícios para prática com base em exames anteriores de TOEFL iBT, provas simuladas, estudo individual. Avaliação: Realização de exercícios e provas simuladas. Critérios para aprovação: Frequência mínima de 75% e nota mínima 7,0. Pré-Requisitos: MATERIAL DIDÁTICO: O curso requer a aquisição de um livro didático, disponível em versão digital e não incluso no valor da taxa do curso. PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS: Nível intermediário a avançado em inglês. O curso será ministrado em língua inglesa. Os participantes deverão ter, aproximadamente, nível B2 (intermediário superior) de proficiência em língua inglesa, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas-CEFR, que corresponde às seguintes características: 1. Level B2 corresponds to independent users of the language, i.e. those who have the necessary fluency to communicate without effort with native speakers. 2. Can interact with a degree of fluency and spontaneity that makes regular interaction with native speakers quite possible without strain for either party. 3. Can produce clear, detailed text on a wide range of subjects and explain a viewpoint on a topical issue giving the advantages and disadvantages of various options. (Fonte: https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b2) Teste de Nível: Não haverá teste de nível. Ao se matricular no curso, o aluno entende que as aulas serão ministradas em língua inglesa e que ele deve atender aos requisitos linguísticos e técnicos descritos neste programa. Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A participação nessa videoconferência é opcional, mas recomendada. Bibliografia: ETS. The Official Guide to the TOEFL IBT Test. 7a ed., McGraw- Hill, 2024. ETS-TOEFL. Disponível em: www.ets.org/toefl MATTHIESEN, Steven J. Essential words for the TOEFL: test of English as a foreign language. 5th ed. Nova Iorque, Barron’s, 2011 PHILLIPS, Deborah. Preparation course for the TOEFL test. 2a ed., Pearson-Longman, Nova Iorque, 2007 SHARPE, Pamela J. TOEFL iBT Premium. 18 ed, Nova Iorque, Barron’s, 2024. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Priscila Mayumi Hayama |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |