Atividade

130942 - Preparatório para TOEFL iBT (internet-based test) – curso de férias

Período da turma: 30/06/2025 a 29/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do Curso:
O curso prepara o aluno para o exame TOEFL iBT - Test of
English as a Foreign Language, internet-based test, em suas
quatro seções (reading, listening, writing, speaking). O exame é
requisito em vários processos seletivos para bolsas de estudo
internacionais.

Público-alvo:
Público USP em geral (alunos de graduação e pós-graduação,
funcionários e docentes)

Modalidade:
Presencial

Objetivos Gerais:
Desenvolver as habilidades e os conhecimentos exigidos no
exame TOEFL-Test of English as a Foreign Language
(compreensão e produção oral, compreensão e produção escrita),
no formato iBT (internet-based test).
Observação: Este curso não prepara para o exame TOEFL ITP

Objetivos Específicos:
Familiarizar os alunos com as características do exame TOEFL
iBT; desenvolver estratégias de gestão do tempo e habilidades
acadêmicas e linguísticas relevantes ao exame; praticar os
diversos tipos de questão das quatro seções do exame em
simulados.

Justificativa:
Considerando-se que o exame TOEFL iBT frequentemente faz
parte dos requisitos para a candidatura a bolsas de estudo
internacionais e considerando-se também as iniciativas de
internacionalização da Universidade de São Paulo, o curso
preparatório para o TOEFL pode facilitar o acesso de alunos,
funcionários e docentes da universidade a vagas de estudo e
pesquisa em instituições de ensino no exterior.

Conteúdo Programático:
1. Características do TOEFL iBT: seções do exame, tipos de
questões e gestão do tempo.
2. Habilidades acadêmicas: anotações, paráfrase, resumo e
síntese.
3. Leitura: inferência de vocabulário, informações e
propósitos; resumo e paráfrase; localização de informações
explícitas e implícitas.
4. Compreensão Oral: identificação de tópico principal e de
detalhes; identificação do posicionamento do falante;
compreensão da organização das ideias e das relações
entre elas em conversas longas e palestras; previsão de
tópico com base no início de conversas longas e palestras;
inferências a partir do contexto.
5. Produção oral: identificação de tópico e ideias principais;
planejamento e organização da produção; aprimoramento
da pronúncia; estratégias de uso do tempo.
6. Redação: identificação de tópico e ideias principais;
planejamento e produção do texto; revisão do texto.
Metodologia Aulas expositivas, exercícios para prática com base em exames
anteriores de TOEFL iBT, provas simuladas, estudo individual.

Avaliação:
Realização de exercícios e provas simuladas.

Critérios para aprovação:
Frequência mínima de 75% e nota mínima 7,0.

Pré-Requisitos:
MATERIAL DIDÁTICO:
O curso requer a aquisição de um livro didático, disponível em
versão digital e não incluso no valor da taxa do curso.
PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS:
Nível intermediário a avançado em inglês.
O curso será ministrado em língua inglesa. Os participantes
deverão ter, aproximadamente, nível B2 (intermediário superior) de
proficiência em língua inglesa, de acordo com o Quadro Europeu
Comum de Referência para Línguas-CEFR, que corresponde às
seguintes características:
1. Level B2 corresponds to independent users of the
language, i.e. those who have the necessary fluency to
communicate without effort with native speakers.
2. Can interact with a degree of fluency and spontaneity that
makes regular interaction with native speakers quite
possible without strain for either party.
3. Can produce clear, detailed text on a wide range of subjects
and explain a viewpoint on a topical issue giving the
advantages and disadvantages of various options.
(Fonte: https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b2)

Teste de Nível:
Não haverá teste de nível. Ao se matricular no curso, o aluno
entende que as aulas serão ministradas em língua inglesa e que
ele deve atender aos requisitos linguísticos e técnicos descritos
neste programa.
Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência
entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para
apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A
participação nessa videoconferência é opcional, mas
recomendada.

Bibliografia:
ETS. The Official Guide to the TOEFL IBT Test. 7a ed., McGraw-
Hill, 2024.
ETS-TOEFL. Disponível em: www.ets.org/toefl
MATTHIESEN, Steven J. Essential words for the TOEFL: test of
English as a foreign language. 5th ed. Nova Iorque, Barron’s, 2011
PHILLIPS, Deborah. Preparation course for the TOEFL test. 2a
ed., Pearson-Longman, Nova Iorque, 2007
SHARPE, Pamela J. TOEFL iBT Premium. 18 ed, Nova Iorque,
Barron’s, 2024.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Priscila Mayumi Hayama


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP