130930 - Módulo III - Cultura. Educação, Associações, Comunicação e Marketing |
Período da turma: | 13/01/2025 a 17/02/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Tema 8 - Cultura, Patrimônio, Arte, Espiritualidade (Religiosidade), Desporto, Turismo e Lazer (Indicador 5)
Bibliografia Básica: GOMES DA SILVA, I, MARQUES LIMA DE CASTRO, R., Uma breve visão geral das Barreiras Culturais à Comunicação e das dimensões da Criatividade em Lisboa, Salvador e Santiago. In: CHIBÁS ORTIZ, F., SUZUKI, J. C. MARQUES LIMA, R.C., Cidades MIL: além da Inteligência Artificial e a Inovação social com o ESG e a Agenda 2030, Ed: FFLCH/PROLAM/USP, ISBN- 97885 7506 483 2, São Paulo, 2024 https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1334/1216/4676 MAYER, D. Marketing digital de projetos socioculturais musicais - estratégias de comunicação e mídias, In: Yanaze, M., Chibás Ortiz, F.(Org.). MARKETING, COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO, ECA-USP, São Paulo, 2017 https://repositorio.usp.br/item/002913073 MAYER, D. Alfabetização Midiática Informacional na cidade de São Paulo: Um novo olhar sobre cultura, arte, lazer, esporte e turismo In: In: YANAZE, M., CHIBÁS-ORTIZ, F.(Org.). Das Cidades Inteligentes as Cidades MIL, Métricas inspiradas na visão da UNESCO, ECA-USP, São Paulo, 2020 https://repositorio.usp.br/item/002992592 NEPOMUCENO, M. Diversidade cultural: um dos pilares das cidades MIL, In: CHIBÁS ORTIZ, F., SUZUKI, J. C. MARQUES LIMA, R.C., Cidades MIL: além da Inteligência Artificial e a Inovação social com o ESG e a Agenda 2030, Ed: FFLCH/PROLAM/USP, ISBN- 97885 7506 483 2, São Paulo, 2024 https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1334/1216/4676 Bibliografia Complementar: CHIBÁS ORTIZ, F, Rumbo a la Metodología de las 20 Barreras Culturales en la Comunicación y 5 Dimensiones de Creatividad(20BCC-5DCR). Reflexiones sobre la Alfabetización Mediática e Informacional (AMI), Revista Social Review, Vol. 12 Núm. 1, 2024 https://edulab.es/revSOCIAL/article/view/5176 OLIVEIRA, R., SPAZIANI L. CHIBÁS ORTIZ, F. LIMA HERNANDEZ, M. C, A Metodologia das 20 Barreiras Culturais à Comunicação e 5 Dimensões de Criatividade (20 BCC - 5 DCR): histórico, procedimentos e possíveis aplicações, In: CHIBÁS ORTIZ, F., SUZUKI, J. C. MARQUES LIMA, R.C., Cidades MIL: além da Inteligência Artificial e a Inovação social com o ESG e a Agenda 2030, Ed: FFLCH/PROLAM/USP, ISBN- 97885 7506 483 2, São Paulo, 2024 https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1334/1216/4676 RODRÍGUEZ, P., AYRES, C. KADOMOTO, M. BEZERRA, BORBA, D. Métricas de Espiritualidade e Religião e sua influência na Saúde na perspectiva das Cidades MIL, In: CHIBÁS ORTIZ, F., SUZUKI, J. C. MARQUES LIMA, R.C., Cidades MIL: além da Inteligência Artificial e a Inovação social com o ESG e a Agenda 2030, Ed: FFLCH/PROLAM/USP, ISBN- 97885 7506 483 2, São Paulo, 2024 https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1334/1216/4676 Videografia Complementar: CRIARCOM, Entrevista ao Prof. MsC. , David Mayer, Secretario Geral do Comite Internacional de UNESCO MIL ALLIANCE sobre Cidades MIL e seu capítulo no livro Marketing, Comunicação, Tecnologia e Inovação nas Cidades MIL, 2019 https://www.youtube.com/watch?v=bAAUsKG2A64 Tema 9 – Educação Integral / AMI (Indicador 6) Bibliografia Básica: BRANDÃO. A. Marques Lima de Castro, R, A educação na perspectiva das Cidades AMI – UNESCO: experiências e boas práticas nas cidades de Fortaleza, Montevidéu e Nairóbi, Lopes Rocha. In: CHIBÁS ORTIZ, F., SUZUKI, J. C. MARQUES LIMA, R.C., Cidades MIL: além da Inteligência Artificial e a Inovação social com o ESG e a Agenda 2030, Ed: FFLCH/PROLAM/USP, ISBN- 97885 7506 483 2, São Paulo, 2024 https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1334/1216/4676 CHIBÁS ORTIZ, F. TEJEDOR, S. ZOTTIS, K Barreiras Culturais à Comunicação na transformação dos campi da Universidade Autônoma de Barcelona e da Universidade de São Paulo em Cidades Universitárias MIL. In: CHIBÁS-ORTIZ. F, SUZUKI, J.C,.CASTRO, R.C., E. Cidades MIL: Indicadores, Métricas e Casos https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/999/916/3367 Bibliografia Complementar: CHIBÁS ORTIZ, F, et al. La red de ciudades MIL de UNESCO y Agenda 2030: educación, comunicación y salud sostenible La Habana: Pueblo y Educación, 2021, https://bit.ly/3Egi8gJ Videografia Complementar: MIL CITY CONCEPT/ MIL TALK, MIL University Cities for Trust and Public Good, 2022 https://www.youtube.com/watch?v=PMY9Yvr1hjo&t=33s PAFEME, 2024, The MIL Cities: Global Webinar on Education, Communication Sciences & Data Science https://www.youtube.com/watch?v=jomTdW2XWiE Tema 10 - Associações, Sindicatos, ONGs, Projetos Socioculturais e Outros Atores Não-Tradicionais (Indicador 7) Bibliografia Básica: KOMI KOUNAKOU, E., CHIBÁS-ORTIZ, F., Asociaciones, sindicatos, ONG, proyectos socioculturales en la construcción de Ciudades MIL: una comparación entre Canadá y África. In: CHIBÁS ORTIZ, Felipe et al, La red de ciudades MIL de UNESCO y Agenda 2030: Métricas, Educación, Comunicación y Salud sostenibles, La Habana: Pueblo y Educación, 2021: ISBN: 978-959-13-4011-5, http://bit.ly/3I7WQEG GIOVANNA GIANTURCO, G. NASCENZI, M., Role of Associations, unions, NGOs, socio-cultural projects and other non-traditional actors in the construction of MIL Cities.. In: Yanaze, M., Chibás Ortiz, F.(Org.). Das Cidades Inteligentes as Cidades MIL, Métricas inspiradas na visão da UNESCO, ECA-USP, São Paulo, 2020 https://repositorio.usp.br/item/002992592 TORRES, W. Mais mulheres na política: um desafio para as Cidades MIL, In: YANAZE, M., CHIBÁS ORTIZ, F.(Org.). Das Cidades Inteligentes as Cidades MIL, Métricas inspiradas na visão da UNESCO, ECA-USP, São Paulo, 2020 https://repositorio.usp.br/item/002992592 Bibliografia Complementar: BUDAG, E. F. Entre a inovação e a criatividade: práticas e discursos sobre comunicação e consumo colaborativo entre jovens brasileiros, . In: YANAZE, M. CHIBÁS-ORTIZ, F. MARKETING, COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, nas Cidades MIL, 2019 https://repositorio.usp.br/item/002927573 HUGON, S. Novos padrões sociais e dinâmicas de inovação. In: Yanaze, M., Chibás Ortiz, F.(Org.). MARKETING, COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO, Novos olhares, ECA-USP, São Paulo, 2017 https://repositorio.usp.br/item/002913073 Tema 11 - Mídias e Meios de cComunicação (Indicador 8) Bibliografia Básica: SOBRINHO, P. H., CHIBÁS ORTIZ, F., SUZUKI, J. C, Inteligência artificial, machine learning, startups e canais digitais: um breve estudo sobre startups em São Paulo, Havana e Londres sob a perspectiva do paradigma das Cidades MIL. In: CHIBÁS ORTIZ, F., SUZUKI, J. C. MARQUES LIMA, R.C (Org.)., Cidades MIL: além da Inteligência Artificial e a Inovação social com o ESG e a Agenda 2030, Ed: FFLCH/PROLAM/USP, ISBN- 97885 7506 483 2, São Paulo, 2024 https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1334/1216/4676 MANUS, R. Alfabetização midiática para formar cidadãos que usem de forma responsável a Internet rumo as cidades mil. In: In: Yanaze, M., Chibás Ortiz, F.(Org.). Das Cidades Inteligentes as Cidades MIL, Métricas inspiradas na visão da UNESCO, ECA-USP, São Paulo, 2020 https://repositorio.usp.br/item/002992592 LEE, A. Uma Estrutura MIL para Notícias Construtivas e o uso de Informações para a Construção de Cidades MIL na Ásia, In: In: Yanaze, M., Chibás Ortiz, F.(Org.). MARKETING, COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, nas Cidades MIL, 2019 https://repositorio.usp.br/item/002927573 YARNIK, V,, Desarrollo integral de la alfabetización mediática en el sector corporativo y de vehículos de comunicación: indicador de la ciudad MIL. In: CHIBÁS ORTIZ, Felipe et al, La red de ciudades MIL de UNESCO y Agenda 2030: Métricas, Educación, Comunicación y Salud sostenibles, La Habana: Pueblo y Educación, 2021: ISBN: 978-959-13-4011-5, http://bit.ly/3I7WQEG Bibliografia Complementar: VIEIRA, V. L., Inovação nas formas de relacionamento com clientes na era digital: dos Sac´s tradicionais às mídias sociais, sac 3.0 e chatbots. In: Yanaze, M., Chibás Ortiz, F.(Org.). MARKETING, COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, nas Cidades MIL, 2019 https://repositorio.usp.br/item/002927573 SCOLARI, C. Repensar las interfaces educativas en tiempos de pandemia. In: CHIBÁS ORTIZ, F. e NOV OMINSKY, Sebastián, (Org.) (2023) Navegando en la Infodemia con AMI(Alfabetización Mediática e Informacional), Montevideo, Uruguay,: UNESCO e Defensoria del Público de Argentina, 2022. ISBN: 978-92-3-300182-4 https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381840 Videografia Complementar: CRIARCOM, Entrevista ao Prof. Dr. Mitsuru Yanaze, titular da USP, sobre Cidade MIL e o livro Marketing, Comunicação, Marketing e Inovação nas Cidades MIL, 2019 https://www.youtube.com/watch?v=0O_aPGOc4RA&t=19s CRIARCOM, Entrevista ao Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz, sobre Cidade MIL e o livro Marketing, Comunicação, Marketing e Inovação nas Cidades MIL, 2019 https://www.youtube.com/watch?v=VtLboPwnIbw |
||||
Carga Horária: |
15 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Felipe Chibás Ortiz Heliodoro Teixeira Bastos Filho Marcelo Oliveira dos Santos |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |