Atividade

130928 - Módulo I - Bases Gerais: Unesco, Alfabetização Mediática e Cidades MIL

Período da turma: 02/12/2024 a 15/12/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Tema 1 - O que é a Unesco?

Bibliografia Básica:
NEPOMUCENO, M. Diversidade cultural: um dos pilares das cidades MIL, In: CHIBÁS ORTIZ, F., SUZUKI, J. C. MARQUES LIMA, R.C., Cidades MIL: além da Inteligência Artificial e a Inovação social com o ESG e a Agenda 2030, Ed: FFLCH/PROLAM/USP, ISBN- 97885 7506 483 2, São Paulo, 2024
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1334/1216/4676
UNESCO, https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/a-unesco/sobre-a-unesco
UNESCO, A UNESCO no Brasil é um escritório nacional na região da América Latina e do Caribe, localizado em Brasília. https://www.unesco.org/pt/fieldoffice/brasilia/about
UNESCO, A UNESCO o que é que faz? (em Espanhol) https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000147330_spa

Bibliografia Complementar:
CARLSSON, U. (Org.) Understanding Media and Information Literacy, (MIL) in the Digital Age, A question of Democracy, Universtity of Gothenburg, Gothenburg, 2019.
MINISTERIO DE CIENCIA E TECNOLOGIA,, UNESCO o que é? https://antigo.mctic.gov.br/mctic/opencms/institucional/Cooperacao_Internacional/Multilateral/UNESCO.html?searchRef=unesco&tipoBusca=expressaoExata
UNESCO, G 20: A contribuição do Brasil, https://www.unesco.org/pt/g20/culture

Videografia Complementar:
CANAL GOV, Entrevista a Sra. Marlova Noleto, diretora da Área Programática da UNESCO, UNESCO completa 70 anos com ampla atuação no campo da educação no Brasil, 12/10/2015, https://www.youtube.com/watch?v=qLjK9-8Y96o


Tema 2 – A Abordagem da Alfabetização (Literacia) Mediática e Informacional (AMI)

Bibliografia Básica:
FRAU MEIGS, D. Alfabetización Mediática e Informacional (AMI) em pandemia: desafios y oportunidades para luchar contra la radicalización y polarización de audiencias y ciudadanos. In: CHIBÁS ORTIZ, F. e NOVOMINSKY, Sebastián, (Org.) (2022) Navegando en la Infodemia con AMI (Alfabetización Mediática e Informacional), Montevideo, Uruguay: UNESCO e Defensoria del Público de Argentina, 2022. ISBN: 978-92-3-300182-4 https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381840
JOLLS. T. Censura e adequação: um chamado de negociação para a Alfabetização Midiática. In: YANAZE, M., CHIBÁS ORTIZ, F.(Org.). MARKETING, COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, nas Cidades MIL, 2019 https://repositorio.usp.br/item/002927573
JOLLS. T. Cinco conceptos centrales para el Alfabetismo mediático. In: CHIBÁS ORTIZ, F. e NOVOMINSKY, Sebastián, (Org.) (2023) Navegando en la Infodemia con AMI (Alfabetización Mediática e Informacional), Montevideo, Uruguay: UNESCO e Defensoria del Público de Argentina, 2022. ISBN: 978-92-3-300182-4 https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381840
PEREIRA-CAETANO, M. J, “Infodemia e os seus reflexos na saúde mental de estudantes universitários” (Tese doutoral), Universidade Católica de Brasília (UCB), Orientadora: Freitas, M.H., Co-orientador: CHIBÁS-ORTIZ, F. 2024

Bibliografia Complementar:
CHIBÁS-ORTIZ, F., NOVOMINSKY, Sebastián, (Org.) (2022) Navegando en la Infodemia con AMI (Alfabetización Mediática e Informacional), Montevideo, Uruguay,: UNESCO e Defensoria del Público de Argentina, 2022. ISBN: 978-92-3-300182-4 https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381840
MURATOVA, N, GRIZZLE, A, MIRZAKHMEDOVA, D. (2021) Alfabetización mediática e informacional en el periodismo: Manual para periodistas y docentes de periodismo, UNESCO https://en.unesco.org/sites/default/files/mil_eng.pdf
TORNERO, J. M. P., Ciudades MIL: Conciencia de ciudadanía mediática, In: CHIBÁS ORTIZ, Felipe et al, La red de ciudades MIL de UNESCO y Agenda 2030: Métricas, Educación, Comunicación y Salud sostenibles, La Habana: Pueblo y Educación, 2021: ISBN: 978-959-13-4011-5, http://bit.ly/3I7WQEG
UNESCO, Global Standards for Media and Information Literacy Curricula Guidelines. 2022 https://www.unesco.org/sites/default/files/medias/files/2022/02/Global%20Standards%20for%20Media%20and%20Information%20Literacy%20Curricula%20Development%20Guidelines_EN.pdf
UNESCO Media and Information Literacy: The time to act is now!. 2022 a. In:
https://iite.unesco.org/wp-content/uploads/2021/04/MIL-Curriculum-second-edition-summary-EN.pdf

Videografia Complementar:
CRIARCOM, Interview of Ms. Tessa Jolls, Director of Center o Media Literacy form USA about Media Literacy, MIL Cities and your chapter in the book Marketing, Communication, Technology and Innovation in the MIL Cities, 2019 https://www.youtube.com/watch?v=lNl8zRhVdzg
MIL CITY CONCEPT/ MIL TALK (UNESCO MIL ALLIANCE), Webinar The vision of the Artificial Inteligence in the MIL Cities, 2022
https://www.youtube.com/watch?v=D3y7x0xRd6k&t=187s
UNESCO MIL ALLIANCE, Interview of Prof. Felipe Chibás-Ortiz in Egypt - Artificial Intelligence, Infodemic, fake news and MIL Cities (Evento Alfabetização Mediática e Entendimento Global pela PAZ, organizado por UNESCO MIL Alliance), 2024.
https://www.youtube.com/watch?v=09tOPJ3jDso


Tema 3 - O Conceito de Cidades MIL (Literacia Mediática e Informacional) da Unesco: as Suas Aplicações

Bibliografia Básica:
CHIBÁS-ORTIZ, F., GRIZZLE, A., BORGES, A., RUDGE-RAMOS, F., MAZZETTI, B., SILVA-JUNIOR, O. Métricas das Cidades MIL e Inteligência Artificial sob olhar da UNESCO: caso São Paulo. In: Yanaze, M., Chibás Ortiz, F.(Org.). Das cidades inteligentes às cidades MIL: métricas inspiradas no olhar UNESCO, ECA-USP, São Paulo, 2020 https://repositorio.usp.br/item/002992592
CHIBÁS ORTIZ. F. SUZUKI, J. C., MARQUES LIMA DE CASTRO, R. O paradigma das Cidades MIL de UNESCO: sua aplicação em diversos territórios e organizações no contexto dos desafios da Inteligência Artificial (IA)em América Latina e Caribe. In: CHIBÁS ORTIZ, F., SUZUKI, J. C. MARQUES LIMA, R.C., Cidades MIL: além da Inteligência Artificial e a Inovação social com o ESG e a Agenda 2030, Ed: FFLCH/PROLAM/USP, ISBN- 97885 7506 483 2, São Paulo, 2024
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1334/1216/4676
MANDUCA, A, Poshumanismo e inovação: reflexões do corpo híbrido, In: Yanaze, M., Chibás Ortiz, F.(Org.). MARKETING, COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO, ECA-USP, São Paulo, 2017 https://repositorio.usp.br/item/002913073
SUZUKI, J.C, CHIBÁS-ORTIZ. F., DIAS. A. P., GARCÍA-RIVERO, E. Rede de Cidades MIL na América Latina e Caribe. Desafios e Oportunidades. In: CHIBÁS-ORTIZ. F, SUZUKI, J.C,.CASTRO, R.C., E. C i d a d e s M I L: I n d i c a d o r e s , M é t r i c a s e C a s os https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/999/916/3367
UNESCO, Media and Information Literacy Cities, MIL Cities. 2018, https://www.unesco.org/en/media-information-literacy/mil-cities

Bibliografia Complementar:
CAVALCANTE DE LIMA, D. As Cidades MIL nos BRICS. In: CHIBÁS ORTIZ, F., SUZUKI, J. C. MARQUES LIMA, R.C., Cidades MIL: além da Inteligência Artificial e a Inovação social com o ESG e a Agenda 2030, Ed: FFLCH/PROLAM/USP, ISBN- 97885 7506 483 2, São Paulo, 2024
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1334/1216/4676
MANDUCA, A. Amplificadores de corpos: inovação, comunicação e hibridização. In: Yanaze, M., Chibás Ortiz, F.(Org.). MARKETING, COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, nas Cidades MIL, 2019 https://repositorio.usp.br/item/002927573
UNESCO, Media and Information Literacy Cities, MIL Cities. 2018, https://www.unesco.org/en/media-information-literacy/mil-cities
UNESCO, UNESCO’s multi-disciplinary approach and synergies with existing city networks, 2018 b, https://www.unesco.org/en/media-information-literacy/mil-cities

Videografia Complementar:
CRIARCOMC, CIDADES MIL DE UNESCO, 2023 https://www.youtube.com/watch?v=6oIaT6BfRlI
FAROFA CRÍTICA(ECA/USP), Entrevista sobre MIL Cities com Felipe Chibás sobre Cidades MIL, 2024 https://www.youtube.com/watch?v=GOjW5K7J3vM
PROLAM USP (Programa de Integração Latinoamericana da Universidade de São Paulo)., Diversidades pós-humanas, ética e paradigma de Cidades MIL de UNESCO na perspectiva de América Latina e Caribe (Aula 2 Conceitos básicos das Cidades MIL, da Disciplina da posgraduação Lato Sensu (Mestrado,Doutorado e Posdoutorado), Programa de Integração Latinoamericana (PROLAM) da Universidade de São Paulo (USP),.2022 https://eaulas.usp.br/portal/course.action;jsessionid=83E7D3B8081D5D49E98194591C11E327?course=35083
QUELIMANE TV (2923), Quelimane a Caminho da Cidade MIL da UNESCO, !https://youtu.be/klFZJEQ5lkQ
https://www.youtube.com/watch?v=klFZJEQ5lkQ
MIL CITY CONCEPT/ MIL TALK, City as On Life Ecosystem: Integration of Digital and Physical Space, 2022 https://www.youtube.com/watch?v=D3y7x0xRd6k

Carga Horária:

10 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Adriana Backx Noronha Viana
Fabiane Regina Carvalho de Andrade Ibrahin
Felipe Chibás Ortiz


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP