Atividade

130819 - Inglês para Leitura 1 (Curso Remoto)

Período da turma: 13/03/2025 a 03/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do curso:
A leitura em língua inglesa de textos acadêmicos e de divulgação científica é atualmente exigida nos programas de pós-graduação e nos de graduação, de todas as áreas. Alunos de ambos os contextos deparam, cada vez mais cedo, com a necessidade de ler, resumir e refletir a respeito de conteúdos divulgados em revistas internacionais, capítulos de livros, periódicos acadêmicos, dissertações, sumários de teses, entre outras fontes. Além disso, o próprio ingresso na pós-graduação exige aprovação em exames de proficiência na habilidade de leitura. Isso se deve ao fato de o avanço nas pesquisas só ser possível com o acesso a uma bibliografia sem tradução para a língua materna. Este curso busca atender à necessidade de desenvolver leitura em língua inglesa com o objetivo de auxiliar o aluno a alcançar os objetivos acima propostos.

Modalidade: Aulas on-line síncronas, com duração de 120 minutos.

Objetivos Gerais: Ao final deste curso, os alunos serão capazes de:
- Selecionar informações de textos jornalísticos e científicos de acordo com o objetivo de leitura estabelecido.
- Reconhecer e interpretar a organização do texto, tomando como base a estrutura pertinente a ele.
- Inferir ou pesquisar significado de palavras desconhecidas.

Objetivos Específicos:
- Interpretar textos extraídos de fontes diversas, tais como: revistas, periódicos, livros, teses, internet, base de dados eletrônicas etc.
- Praticar estratégias de leitura no nível de compreensão geral, pontos específicos e detalhada.
- Reconhecer os mecanismos de coesão e coerência textuais.
- Identificar os tempos verbais presentes em textos de naturezas diferentes.

Justificativa:
A leitura em língua inglesa de textos acadêmicos e de divulgação científica é atualmente exigida nos programas de pós-graduação e nos de graduação, de todas as áreas. Alunos de ambos os contextos deparam, cada vez mais cedo, com a necessidade de ler, resumir e refletir a respeito de conteúdos divulgados em revistas internacionais, capítulos de livros, periódicos acadêmicos, dissertações, sumários de teses, entre outras fontes. Além disso, o próprio ingresso na pós-graduação exige aprovação em exames de proficiência na habilidade de leitura. Isso se deve ao fato de o avanço
nas pesquisas só ser possível com o acesso a uma bibliografia sem tradução para a língua materna. Este curso busca atender à necessidade de desenvolver leitura em língua inglesa com o objetivo de auxiliar o aluno a alcançar os objetivos acima propostos.

Conteúdo Programático:
Conscientização do processo de leitura, visando à transferência de conhecimentos de L1 para L2. Prática de estratégias de leitura, entre elas: predição (antecipação de conteúdo), inferência, uso de palavras repetidas, uso de palavras-chave, uso do contexto imediato e global, uso de conhecimento prévio, skimming e scanning.
Gramática aplicada a textos, a saber: a) compreensão e tradução de frases nominais; b) distinção entre as diferentes categorias gramaticais da palavra de acordo com o contexto; c) reconhecimento da estrutura da sentença; d) reconhecimento dos tempos verbais e suas respectivas noções; e) percepção dos diferentes marcadores do discurso e de suas respectivas funções retóricas; f) reconhecimento de marcas coesivas do texto (referência textual); g) reconhecimento da voz passiva; h) percepção das diferentes categorias gramaticais do sufixo ING.
Ensino de vocabulário, enfocando: a) o uso de cognatos na leitura; b) a formação de palavras por afixos (prefixos e sufixos); c) o uso do dicionário e seleção das palavras de acordo com o contexto e suas funções gramaticais; d) a prática de inferência lexical na leitura.
Organização Textual: a) organização geral do texto; b) organização do parágrafo; c) compreensão das relações dentro dos parágrafos por meio de marcadores; d) a distinção entre ideias relevantes e irrelevantes; e) percepção da estrutura cronológica do texto; f) a estrutura organizacional de abstracts.

Metodologia:
Curso remoto com aulas síncronas de duas horas, uma vez por semana, por meio das ferramentas Google Classroom e Google Meet.

Avaliação: Provas escritas e individuais e/ ou trabalhos escritos individuais.

Critérios para aprovação: Realização de ao menos 75% das atividades online, e nota final mínima 7,0.

Frequência mínima: 75%

Pré-Requisitos:
- Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo;
- Computador com câmera e microfone;
- E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet

Bibliografia Complementar:
BRUSCHINI, R. Aumente seu Vocabulário em Inglês: Prefixos e Sufixos.São Paulo: Disal, 2012.
CAMBRIDGE Dictionary of American English for speakers of Portuguese. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2005.
FIORE, A. et al. Leitura em Língua Inglesa. São Paulo: Disal, 2011.
MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 2010.
PASSWORD English Dictionary for Speakers of Portuguese. São Paulo, Martins Fontes, 2014.
RAPOPORT,J. Reading Academic English, 2010. Tel Aviv: The Mofet Institute, 2010.
BARON, Naomi. Words Onscreen, The Fate of Reading in a Digital World, Oxford: Oxford University Press, 2015.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Nivia Maria Rodrigues Fernandes Marcello


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP