130747 - Inglês para Leitura de textos da área de saúde (remoto) |
Período da turma: | 12/03/2025 a 18/06/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Apresentação do curso:
Conteúdo ministrado em português, objetivando o desenvolvimento de leitura de textos ligados à área da saúde. Público- alvo: Graduandos e pós graduandos da Área da Saúde da USP do todo o estado e interessados no tema. Modalidade: Remoto Objetivos Gerais: Interpretar informações gerais, específicas e detalhadas de textos ligados à área da saúde e medicina, como artigos de divulgação científica, textos jornalísticos, trechos de capítulos de livros. Objetivos Específicos: 1.Ao fim do módulo, o/a aluno/a será capaz de: 2. Distinguir discurso acadêmico de não acadêmico. 3. Selecionar informações relevantes no texto, de acordo com a tarefa que está realizando. 4. Interpretar informações específicas e detalhadas considerando as estruturas que são abordadas no módulo (descritas no conteúdo programático). Justificativa: A leitura de trabalhos científicos em língua inglesa é frequentemente exigida dos alunos da graduação para eles acompanharem a evolução dos avanços científicos e para entenderem os conceitos básicos da área que estudam. Este curso apresenta conteúdo que permite o desenvolvimento de leitura para atender a essa demanda. Conteúdo Programático: 1. Características de discurso acadêmico e não acadêmico. 2. Noções de níveis de interpretação (skimming, scanning, detalhado). 3. Sintagmas nominais. 4. Tempos verbais. 5. Conjunções. 6. Estudo de afixos das palavras. Metodologia: O ensino será remoto, com utilização das ferramentas Google Classroom (atividades acessadas no tempo escolhido pelo aluno) e Google Meet (comunicação simultânea entre professora e alunos). O conteúdo é preparado pela professora, que utiliza periódicos, jornais e revistas eletrônicas, com aplicação de conteúdo teórico de estudos publicados por linguistas. As aulas serão expositivas e as atividades poderão ser realizadas de forma dialogada, entre professora e grupo ou em pequenos grupos. Avaliação: O aluno será avaliado por meio de atividades online e prova final, no último dia de aula. Critérios para aprovação: 75% das atividades online síncronas e nota final mínima 7,0 nos trabalhos orais e escritos. Frequência mínimo: Os alunos devem estar presentes em 75% das atividades online síncronas. As gravações das aulas não serão disponibilizadas aos alunos que não puderem participar das videoconferências, pois a participação síncrona de todos é fundamental no processo de aprendizagem e avaliação. Pré-requisitos: Nível de inglês para ingresso mínimo B1 https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b1 ou ter estudado de quatro a seis semestres de inglês. Pré-requisitos técnicos: 1. Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo. 2. Computador com câmera e microfone em bom funcionamento. 3. Público USP deve ter E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet. Teste de Nível: Não há teste de nível Bibliografia: AZAR, B. S.Understanding and Using English Grammar. Third Edition. New York: Longman, 1999. SWALES, John & FEAK, Christine. Abstracts and the Writing of Abstracts. Michigan: The University of Michigan Press, 2012. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Ana Sílvia Ciampone Ferreira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |