Atividade

130747 - Inglês para Leitura de textos da área de saúde (remoto)

Período da turma: 12/03/2025 a 18/06/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do curso:
Conteúdo ministrado em português, objetivando o desenvolvimento
de leitura de textos ligados à área da saúde.

Público- alvo:
Graduandos e pós graduandos da Área da Saúde da USP do todo o estado e interessados no tema.

Modalidade:
Remoto

Objetivos Gerais:
Interpretar informações gerais, específicas e detalhadas de textos
ligados à área da saúde e medicina, como artigos de divulgação
científica, textos jornalísticos, trechos de capítulos de livros.

Objetivos Específicos:
1.Ao fim do módulo, o/a aluno/a será capaz de:
2. Distinguir discurso acadêmico de não acadêmico.
3. Selecionar informações relevantes no texto, de acordo com
a tarefa que está realizando.
4. Interpretar informações específicas e detalhadas
considerando as estruturas que são abordadas no módulo
(descritas no conteúdo programático).

Justificativa:
A leitura de trabalhos científicos em língua inglesa é
frequentemente exigida dos alunos da graduação para eles
acompanharem a evolução dos avanços científicos e para
entenderem os conceitos básicos da área que estudam. Este curso
apresenta conteúdo que permite o desenvolvimento de leitura
para atender a essa demanda.

Conteúdo Programático:
1. Características de discurso acadêmico e não acadêmico.
2. Noções de níveis de interpretação (skimming, scanning,
detalhado).
3. Sintagmas nominais.
4. Tempos verbais.
5. Conjunções.
6. Estudo de afixos das palavras.

Metodologia:
O ensino será remoto, com utilização das ferramentas Google
Classroom (atividades acessadas no tempo escolhido pelo aluno)
e Google Meet (comunicação simultânea entre professora e
alunos). O conteúdo é preparado pela professora, que utiliza periódicos,
jornais e revistas eletrônicas, com aplicação de conteúdo teórico
de estudos publicados por linguistas. As aulas serão expositivas e
as atividades poderão ser realizadas de forma dialogada, entre
professora e grupo ou em pequenos grupos.

Avaliação:
O aluno será avaliado por meio de atividades online e prova final,
no último dia de aula.

Critérios para aprovação:
75% das atividades online síncronas e nota final mínima 7,0 nos
trabalhos orais e escritos.

Frequência mínimo:
Os alunos devem estar presentes em 75% das atividades online
síncronas. As gravações das aulas não serão disponibilizadas aos
alunos que não puderem participar das videoconferências, pois a
participação síncrona de todos é fundamental no processo de
aprendizagem e avaliação.

Pré-requisitos:
Nível de inglês para ingresso mínimo B1
https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b1 ou ter estudado
de quatro a seis semestres de inglês.

Pré-requisitos técnicos:
1. Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de
vídeo.
2. Computador com câmera e microfone em bom
funcionamento.
3. Público USP deve ter E-mail USP ou Gmail para acesso ao
Google Classroom e Google Meet.

Teste de Nível:
Não há teste de nível

Bibliografia:
AZAR, B. S.Understanding and Using English Grammar. Third
Edition. New York: Longman, 1999.
SWALES, John & FEAK, Christine. Abstracts and the Writing of
Abstracts. Michigan: The University of Michigan Press, 2012.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Ana Sílvia Ciampone Ferreira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP