130710 - R3 - Ambulatório de GESTANTES 1º SEMESTRE |
Período da turma: | 01/03/2027 a 31/08/2027
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos do Programa:
Oferecer a pacientes com transtornos psiquiátricos assistência com qualidade na área da Psiquiatria em geral, incluindo procedimentos diagnósticos, procedimentos terapêuticos, reabilitação, orientações preventivas e psicoeducação. Formar recursos humanos com qualidade e competência para trabalhar e desenvolver a área de Psiquiatria, por meio de atividades práticas em regime ambulatorial e de internação sob supervisão contínua de profissionais especializados, uso de recursos didáticos eficazes e oportunidades para engajamento em pesquisa científica nesta área de atuação. Treinar Residentes do primeiro ano na obtenção adequada de história clínica, exame do estado mental, formulação diagnóstica com base em recursos clínicos, laboratoriais e métodos auxiliares de investigação atualmente, formulação e execução de plano terapêutico através de recursos psicoterápicos, psicofarmacológicos e biológicos atualmente disponíveis, desenvolvendo competências no domínio de conteúdos, habilidades em sua aplicação e atitudes/posturas éticas no relacionamento profissional com pacientes, familiares e colegas de equipe. (1) Descrição dos objetivos nas 3 áreas de competência: 1.1. Conhecimentos (conteúdo): Conhecimento de sinais e sintomas encontrados em pacientes apresentando transtornos psiquiátricos e médicos. Conhecimento da importância de informações da história subjetiva e objetiva obtidas de múltiplas fontes. Conhecimento das dimensões biopsicossociais como fatores que influenciam a evolução dos transtornos mentais. Exame físico e do estado mental: Conhecimento sobre os componentes do exame do estado mental e sua terminologia. Conhecimento sobre os sinais e sintomas que acompanham os transtornos psiquiátricos. Conhecimento sobre os diferentes tipos de alterações mentais e sua fenomenologia. Conhecimento dos estágios de desenvolvimento cognitivo e emocional e sua influência na etiologia, apresentação e manejo dos problemas de saúde mental. Formulação diagnóstica: Conhecimento sobre os sistemas diagnósticos atuais CID e DSM, bem como suas vantagens e limitações. Conhecimento sobre os sinais e sintomas característicos de transtornos psiquiátricos ao longo da idade, incluindo-se transtornos afetivos, de ansiedade, de prejuízo cognitivo, psicóticos, de personalidade, abuso de substâncias, orgânicos, do desenvolvimento e transtornos mais comuns na infância/adolescência. Conhecimento sobre formulação de diagnóstico diferencial dos principais problemas apresentados. Conhecimento sobre os diversos fatores biológicos, psicológicos e sociais envolvidos na predisposição, desencadeamento e manutenção dos transtornos psiquiátricos, bem como suas respectivas funções protetivas. Investigações: Conhecimento sobre as indicações de investigações essenciais na prática psiquiátrica. Conhecimento sobre os riscos e benefícios das investigações, incluindo-se avaliações neuropsicológicas, de neuroimagem, neurofisiológicas, laboratoriais e genéticas. Conhecimento sobre a relação custo-benefício das investigações individuais. Plano terapêutico: Conhecimento sobre as evidências das terapias biológicas e psicológicas, incluindo-se todas as formas de psicoterapia (cognitivas, comportamentais e psicodinâmicas), bem como sua combinação com psicofármacos e as formas como são realizadas (individual, grupos, familiares). Conhecimento sobre os tratamentos biológicos, incluindo-se farmacoterapia, ação farmacológica, indicações clínicas, efeitos-colaterais, interações medicamentosas, toxicidade, prescrição apropriada e relação custo-benefício; ECT, EMT e demais terapias biológicas. Conhecimento sobre o relacionamento médico-paciente e seu impacto na evolução dos transtornos e no seu tratamento. Conhecimento sobre as implicações de doenças médicas coexistentes no tratamento de pacientes com transtornos psíquicos. Conhecimento dos Protocolos de Intervenção vigentes na Instituição. 1.2. Habilidades: História clínica: Eliciar uma história clínica completa, incluindo história psiquiátrica, que identifique a queixa principal, história da doença atual, história psiquiátrica pregressa, medicações, história médica geral, revisão de sistemas, história de abuso de substâncias, história forense, história familiar, histórias do desenvolvimento pessoal e social. Desenvolver comunicação adequada ao nível educacional do paciente, superando dificuldades com a linguagem, limitações físicas, défices cognitivos e sensoriais. Obter informações factuais tentando compreender o significado desses fatos para o paciente a partir de sua narrativa da própria experiência de vida. Exame físico e do estado mental: Realizar um exame confiável e apropriado, incluindo-se a habilidade em obter informações de múltiplas fontes (família, cuidadores, rede social e prontuários anteriores). Obter e registrar os componentes do exame do estado mental. Investigar a presença de condições médicas gerais. Reconhecer e identificar o efeito de medicação psicotrópica no exame físico. Formulação diagnóstica: Demonstrar competência em construir uma formulação dos problemas do paciente, identificando sinais e sintomas específicos das síndromes e transtornos. Usar acuradamente os sistemas diagnósticos, incluindo diagnóstico diferencial apropriado. Formular e discutir o diagnóstico diferencial. Integrar informações de múltiplas fontes para formulação de caso com base em perspectiva biopsicossocial, descrevendo fatores predisponentes, precipitantes, perpetuadores e protetivos relevantes. Investigações: Interpretar o resultado das investigações. Vinculação e discussão das investigações com colegas do grupo multidisciplinar com o objetivo de utilizar as investigações apropriadamente. Plano terapêutico: Avaliar acuradamente as necessidades individuais do paciente e, sempre que possível em acordo com o paciente, formular um plano terapêutico realista para cada paciente. Educar pacientes, cuidadores e outros profissionais sobre questões psiquiátricas e psicológicas relevantes, bem como sobre a importância em promover fatores protetivos e evitar fatores precipitantes e de agravamento da doença. Demonstrar compreensão de como as perspectivas do profissional e do paciente podem diferir e de como isso pode impactar a avaliação e o tratamento. Explicar ao paciente o que está envolvido no tratamento psiquiátrico e manejar suas expectativas a respeito do tratamento. Monitorar a evolução clínica do paciente e reavaliar diagnóstico e decisões de manejo para assegurar adequação dos cuidados. Desenvoltura com trabalho multidisciplinar. Realizar uma apresentação de caso clara e concisa. 1.3. Atitudes: Demonstrar empatia para com pacientes e familiares/cuidadores. Apreciar a interação e importância de fatores psicológicos, sociais e espirituais no paciente e em sua rede de suporte. Respeitar a dignidade do paciente e a confidencialidade, reconhecendo e adaptando-se às questões socioculturais envolvidas. Oferecer e estimular membros da família e comunidade por meio de psicoeducação. Demonstrar compreensão das vantagens e limitações em utilizar um sistema diagnóstico. Demonstrar compreensão da importância de trabalhar de forma harmônica e construtiva com outros profissionais de saúde. Prover explicações ao paciente e familiares que permitam um relacionamento de trabalho construtivo. Demonstrar disponibilidade em explicar ao paciente sobre as investigações e seus possíveis efeitos-colaterais. Demonstrar comportamento apropriado para com o paciente e seus sintomas e estar consciente dos contextos socioculturais envolvidos. Explicar de forma clara e aberta os tratamentos e seus efeitos-colaterais. Demonstrar compreensão do impacto que seus próprios sentimentos e comportamento tem na avaliação e no tratamento. Demonstrar respeito pela autonomia do paciente e pela confidencialidade, ao mesmo tempo reconhecendo a responsabilidade pela integridade do paciente e de outras pessoas. Reconhecer, valorizar e utilizar a contribuição dos colegas de equipe no desenvolvimento de manejos eficazes/efetivos. Prover cuidado e tratamento que reconheça a importância para o paciente de aspectos como moradia, emprego, oportunidades ocupacionais, atividades recreativas, defesa de seus direitos, redes sociais e benefícios sociais. Assegurar-se de que a aplicação de forças legais como detenção e internação involuntária sejam equilibrados entre o dever de cuidar do paciente e de outros (beneficência) e o respeito à autonomia do paciente. Estar preparado para testar a viabilidade e aceitação das decisões. Manter postura ética e respeitosa durante a avaliação e seguimento dos pacientes. (2) Metodologia de ensino: Atividades teóricas (aulas expositivas nos cursos teóricos de Psiquiatria Clínica e de Entrevista Psiquiátrica & Psicopatologia, com realização de entrevistas e discussão de casos clínicos) e práticas (treinamento em serviço - atendimento e acompanhamento de pacientes, principalmente em regime de internação), com supervisão contínua de Assistentes. Atividades teóricas: Curso de Psiquiatria Clínica - aulas teóricas e discussão de casos clínicos, incluindo: Transtornos do sono, saúde mental da mulher, psiquiatria social, psiquiatria transcultural, psiquiatria da infância e adolescência, transtornos alimentares, psiquiatria do well-being, psiquiatria intervencionista, espiritualidade, cuidados paliativos Atividades práticas: Treinamento sob supervisão em Unidades de Internação, Ambulatórios e Plantões em Enfermaria Psiquiátricas IPq. Unidades de Internação: Enfermaria de Psicogeriatria. ECAL - Enfermaria de Comportamento Alimentar. Enfermaria de Transtornos da Infância/Adolescência. HDI - Hospital Dia Infantil. Duração: Psicoterapias: Psicoterapia. Duração: anual. Terapia cognitivo comportamental. Ambulatórios/Estágios: (3) Metodologia de avaliação: Residentes são avaliados no final de cada estágio pelos Supervisores, através de formulário oficial da Comissão nacional de Residência Médica (CNRM) compreendendo os seguintes itens: 1. Frequência. 2. Pontualidade. 3. Desempenho na condução dos casos, atribuições e atividades práticas. 4. Responsabilidade para com os pacientes e ou tarefas a seus cuidados. 5.Participação em visitas médicas ou equivalentes. 6. Assistência didática aos internos residentes ou outros profissionais da equipe de saúde. 7. Relação médico paciente. 8. Relação Multiprofissional. 9. Postura ética (capacidade de administrar conflitos). 10. Evolução do conhecimento ao longo do estágio (final/inicial). Provas semestrais sobre conteúdo dos Cursos de Psiquiatria Clínica e de Psicopatologia & Entrevista Psiquiátrica. Avaliações formativas por meio de devolutivas semestrais sobre postura/atitudes, frequência/pontualidade e desempenho nas atividades. Estágios e Supervisores: Com vistas à melhoria no processo de ensino, Estágios e Supervisores são avaliados pelos Residentes no final dos estágios. Itens de avaliação de Estágio: 1. Organização de pastas - 1 Residente por pasta. 2. Organização do agendamento, atendimentos no horário. 3. Respeito à grade do PRM. 4. Número de atendimentos (máx. 5 por período). 5. Proporção Residente/Supervisor (máx. 3 Residentes/Supervisor). 6. Reuniões de caráter multidisciplinar. 7. Tratamento com visão abrangente (fármacos, psicoterapia). 8. Padronização do atendimento com respeito à autonomia. 9. Supervisor conhece os pacientes. 10. Ambiente de discussão democrático. Itens de avaliação do Supervisor: 1. Frequência. 2. Pontualidade. 3. Disponibilidade para a supervisão. 4. Contribuição para condução dos casos. 5. Condução das visitas médicas. 6. Coordenação de atividades didáticas, reuniões científicas ou equivalentes. 7. Interesse no desenvolvimento de novas atividades. 8. Conhecimento teórico. 9. Relação com o Residente. 10. Relação com equipe multiprofissional. 11. Postura ética. (4) Bibliografia: Bhugra D, Bhui K, Wong SYS, Gilman SE. Oxford Textbook of Public Mental Health. Eds. Dinesh Bhugra, Kamaldeep Bhui, Samuel Y. S. Wong, Stephen E. Gilman. Oxford University Press, 2018. Campbell WH, Rohrbaugh RM. The Biopsychosocial Formulation Manual. Routledge Taylor & Francis, 2006. Castellana GB, Fernandes FG, Aratangy EW, Sallet PC (Eds.). Psicopatologia Clínica e Entrevista Psiquiátrica. Manole, 2023. Higgins ES, George MS. The neuroscience of clinical psychiatry: the pathophysiology of behavior and mental illness. 3rd ed. Wolters Kluwer, 2019. Levenson JL, Ferrando SJ (Eds.). Clinical manual of psychopharmacology in the medically ill. 2nd edition. American Psychiatric Association Publishing, 2017. Miguel EC, Lafer B, Elkis H, Forlenza OV (Eds.). Clínica Psiquiátrica 2ª Ed. Manole, 2021. Nordstrom KD, Wilson MP (Eds.). Quick Guide to Psychiatric Emergencies. Tools for Behavioral and Toxicological Situations. Springer, 2018. Riba MB, Ravindranath D, Winder GS (Eds.). Clinical Manual of Emergency Psychiatry. 2nd Ed. American Psychiatric Association Publishing, 2016. Sadock BJ, Sadock VA, Ruiz P (Eds.). Kaplan and Sadock's Comprehensive Textbook of Psychiatry. Lippincott Williams & Wilkins, 2017. Sallet PC, Asciutti APR, Macaya DAM, Fernandes LFA. Manual do Residente de Psiquiatria. Manole, 2023. Shea CS. Psychiatric interviewing. The art of understanding. 3rd ed. Elsevier; 2017. Stahl SM. Stahl’s Essential Psychopharmacology Prescriber’s Guide. 6th edition. Cambridge University Press, 2017. Stern TA, Freudenreich O, Smith FA, Fricchione GL, Rosenbaum JF (Eds.). Handbook of General Hospital Psychiatry. 7th Ed. Elsevier, 2018. Taylor DM, Barnes TRE, Young AH (Eds.). The Maudsley prescribing guidelines in psychiatry. 13th edition. Wiley, 2019. Trabert W, Rösler M. O Sistema AMDP: manual de documentação de achados diagnósticos psiquiátricos. 9ª. ed. Trad. Paulo Sallet, Eduardo Aratangy e Thomas Haunold. Hogrefe, 2016. UpToDate Psychiatry. https://www.uptodate.com/contents/pt/table-of-contents/psychiatry |
||||
Carga Horária: |
160 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Vera Lucia Carvalho Tess |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |