130697 - Inglês para Prática Comunicativa 2 |
Período da turma: | 10/03/2025 a 25/06/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Apresentação do Curso: O curso tem como objetivo desenvolver a expressão e compreensão oral e escrita de usuários básicos da língua inglesa (A2) para que possam interagir em situações cotidianas e em contextos acadêmico e profissional.
Modalidade: Aulas presenciais. Objetivos Gerais: Aprimorar a fluência oral, bem como o conhecimento léxico-gramatical e discursivo necessários do falante básico de língua inglesa para que ele possa interagir em situações cotidianas e em contextos universitários e profissionais. Objetivos Específicos: a. criar condições para a prática comunicativa da língua inglesa, com o objetivo de desenvolver a expressão e compreensão oral e escrita em nível de usuário básico (A2); b. favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade; c. desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua, para que assuma responsabilidade e controle de sua própria aprendizagem; Justificativa: Uma vez que a língua inglesa é de grande relevância para a internacionalização da universidade e para a participação em eventos acadêmicos, bem como para a vida profissional do aluno USP, este curso tem como objetivo o desenvolvimento da competência linguística em nível de usuário básico do inglês (A2). Conteúdo Programático: O aluno aprenderá neste curso: 1. Solicitar, seguir e dar indicações sobre locais; 2. Falar sobre ações em progresso; 3. Descrever pessoas; 4. Descrever as roupas que as pessoas usam; 5. Fazer compras; 6. Falar sobre formas de pagamento das compras; 7. Fazer pedidos; 8. Expressar preferências; 9. Falar sobre eventos passados; 10. Fazer, aceitar e recusar convites e sugestões de forma polida; 11. Pedir e dar opiniões; 12. Concordar e discordar de forma polida; 13. Usar conectivos no discurso oral e escrito; 14. Estruturar e fazer uma apresentação oral curta; 15. Resumir histórias simples. 16. Escrever mensagens informais. 17. Fazer autocorreções nas produções escritas. 18. Escrever uma biografia curta. 19. Descrever lugares e pessoas. 20. Selecionar informações relevantes em artigos jornalísticos. Metodologia: O curso será oferecido em formato de aulas presenciais. Além disso, o aluno deverá acessar a plataforma Google Classroom para fazer atividades e tarefas extras, que demandam, no mínimo, três horas semanais. Avaliação: O aluno será avaliado de forma contínua por meio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo: a. apresentações orais de trabalho. b. atividades de compreensão oral. c. atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa. d. leitura de livros ou contos. e. provas escritas. Critérios para aprovação: Participação de, no mínimo, 75% das aulas e média final mínima 7,0. Frequência mínima: 75% das aulas. Pré-Requisitos: O aluno deverá: 1. Ter sido aprovado no curso Inglês para a Prática Comunicativa 1. 2. Ter o nível de conhecimento linguístico básico (nível A2 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - CEFR). 3. Ter e-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom. Bibliografia:Apostila elaborada pela professora ministrante a partir das necessidades dos alunos e com base na metodologia de ensino de línguas para fins específicos. Bibliografia Complementar: MCCARTHY, M. & O’DELL, F. English Vocabulary in Use- Intermediate. Cambridge University Press, 2010. MOLINSKY, S.J. & BLISS, B. Word by Word Beginning Vocabulary Workbook, second edition. Pearson Education, 2006. MURPHY, R. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994. SHOVEL, M. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel,1985. SWAN, M. Practical English Usage. Oxford University Press, 1995. VINCE, M. Macmillan English Grammar in Context – Intermediate. Macmillan Publishers Limited, 2007. VINCE, M. Intermediate Language Practice. Macmillan Publishers Limited, 1998. |
||||
Carga Horária: |
50 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 18 | ||||
Ministrantes: |
Angela Cristina de Oliveira Corte |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |