Atividade

130694 - Inglês para Prática Comunicativa 1

Período da turma: 11/03/2025 a 26/06/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do Curso: O curso tem como objetivo desenvolver a expressão e compreensão oral e escrita de usuários básicos da língua inglesa para que possam interagir em situações usuais e em contextos acadêmico e profissional;

Modalidade: Aulas presenciais;

Objetivos Gerais: Desenvolver as habilidades de compreensão e expressão da língua oral e escrita relativas ao usuário básico, com foco em aspectos linguístico-comunicativos, a fim de que o aluno possa interagir em situações comunicativas cotidianas e em contextos universitários

Objetivos Específicos:
a. criar condições para a prática comunicativa da língua inglesa, com o objetivo de desenvolver a expressão e compreensão oral e escrita em nível de usuário básico.
b. favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade.
c. desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua, para que assuma responsabilidade e controle de sua própria aprendizagem.

Justificativa: Com base na relevância da língua inglesa para a internacionalização da universidade e para a participação em eventos acadêmicos, bem como para a vida profissional do aluno USP, este curso leva ao desenvolvimento da competência linguística em nível de usuário básico do inglês (A1-A2).

Conteúdo Programático: O aluno aprenderá:
1. Apresentar-se.
2. Compreender e usar frases simples, tais como "excuse me", "sorry", "thank you" etc..
3. Cumprimentar formal e informalmente.
4. Compreender e usar vocabulário básico, tais como os dias da semana, meses do ano, horas, datas, números etc.
5. Soletrar.
6. Interagir de forma simples, fazendo e respondendo perguntas sobre informações pessoais, família, trabalho, residência, entre outras.
7. Lidar com situações cotidianas, tal como responder a agradecimentos.
8. Conversar e escrever a respeito da família, residência, rotina, hobbies e outros tópicos simples do dia a dia.
9. Fazer descrições simples.
10. Solicitar, seguir e dar indicações sobre locais.
11. Fazer pedidos.
12. Participar de discussões simples sobre rotinas e hábitos.
13. Falar sobre meios de transportes.
14. Compreender palavras e frases encontradas em letreiros e sinais.
15. Compreender e seguir instruções simples, tais como as que são usadas em sala de aula.
16. Compreender e preencher formulários simples com dados pessoais.
17. Compreender os pontos principais de mensagens e avisos simples e curtos.
18. Selecionar informações específicas em propagandas, folhetos, webpages, catálogos etc.
19. Solicitar esclarecimentos ou repetição quando necessários

Metodologia:
O curso será oferecido em formato de aulas presenciais para a prática em sala de aula por meio de atividades individuais, em pares ou em grupos. Além disso, o aluno deverá acessar a plataforma Google Classroom para fazer atividades e tarefas extras, que demandam, no mínimo, três horas semanais.

Avaliação:
O participante será avaliado de forma contínua por meio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:
a. apresentações orais de trabalhos.
b. atividades de compreensão oral.
c. atividades de expressão escrita.
d. provas escritas em sala ou pelo Google Classroom.
e. leitura de livro simplificado (readers).
f. tarefas de casa.

Critérios para aprovação:
Participação de, no mínimo, 75% das aulas e média final mínima 7,0.

Frequência mínima:
75% das aulas ministradas.

Pré-Requisitos:
1. Ser Aluno da Graduação, Pós-graduação e Funcionário USP. (As vagas remanescentes serão destinadas ao público externo).
2. Ter e-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom.

Bibliografia:
Apostila elaborada pela professora ministrante a partir das necessidades dos alunos e com base na metodologia de ensino de línguas para fins específicos.

Bibliografia Complementar:
MCCARTHY, M. & O’DELL, F. English Vocabulary in Use- Intermediate. Cambridge University Press, 2010.
MOLINSKY, S.J. & BLISS, B. Word by Word Beginning Vocabulary Workbook, second edition. Pearson Education, 2006.
MURPHY, R. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994.
SHOVEL, M. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel,1985.
SWAN, M. Practical English Usage. Oxford University Press, 1995.
VINCE, M. Macmillan English Grammar in Context – Intermediate. Macmillan Publishers Limited, 2007.
VINCE, M. Intermediate Language Practice. Macmillan Publishers Limited, 1998.

Carga Horária:

50 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
 
Ministrantes: Angela Cristina de Oliveira Corte


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP