130688 - Inglês para pós-graduandos (remoto) |
Período da turma: | 10/03/2025 a 23/06/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Apresentação do curso:
Conteúdo ministrado em inglês, voltado para o desenvolvimento de habilidades orais e escritas em contexto acadêmico, com foco em breves apresentações acadêmicas, e produção de breves textos escritos. Público- alvo: Público USP (alunos de pós-graduação). Caso sobrem vagas, público externo. Modalidade: Remoto Objetivos Gerais: Desenvolver habilidades linguísticas necessárias para a produção e compreensão de discursos acadêmicos. Objetivos Específicos: ● Estudar tempos verbais, sintagmas nominais, uso da voz passiva, vocabulário acadêmico, conjunções. ● Estudar organização de publicações acadêmicas. ● Conscientizar elementos de pronúncia para desenvolvimento da própria oralidade. ● Compreender falas de apresentadores de diferentes nacionalidades em breves relatos de pesquisa. ● Interpretar apresentações acadêmicas e não acadêmicas, gravadas em vídeos. Elaborar apresentação oral do próprio trabalho acadêmico. ● Estudar estruturas de abstracts e produzir o próprio abstract. Justificativa: As divulgações oral e escrita de trabalhos científicos em língua inglesa, assim como a atualização de conhecimentos possibilitada por conferências internacionais, são frequentemente exigidos da comunidade acadêmica. O programa proposto nesse curso apresenta conteúdo que facilita o desenvolvimento linguístico para atender a essas demandas. Conteúdo Programático: ● Prática oral para desenvolvimento de fluência. ● Desenvolvimento de pronúncia e prática oral. ● Estudo e compreensão de apresentações orais (TED talks e 3- Minute Thesis) ● Desenvolvimento e apresentação de breves exposições orais. ● Diferenças entre inglês acadêmico e não acadêmico. ● Estudo de termos e estruturas em textos acadêmicos (tempos verbais, conjunções, sintagmas nominais). ● Estudo e produção de textos descritivos e abstract da própria área. Metodologia: O ensino será remoto, com utilização das ferramentas Google Classroom (atividades acessadas no tempo escolhido pelo aluno) e Google Meet (comunicação simultânea entre professora e alunos). Avaliação: O aluno será avaliado por meio de trabalhos individuais feitos durante o horário da aula e extraclasse. Critérios para aprovação 75% das atividades online síncronas e nota final mínima 7,0 nos trabalhos orais e escritos. Frequência mínima: Os alunos devem estar presentes em 75% das atividades online síncronas. As gravações das aulas não serão disponibilizadas aos alunos que não puderem participar das videoconferências, pois a participação síncrona de todos é fundamental no processo de aprendizagem e avaliação. PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS: Nível de inglês para ingresso: mínimo B1 https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b1 ou ter estudado de quatro a seis semestres de inglês. PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS: ● Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo. ● Computador com câmera e microfone em bom funcionamento. ● Público USP deve ter E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet. ● Público externo à USP deve também possuir Gmail e receberá convite da professora para entrar na sala virtual. Teste de Nível: Antes de iniciar o curso, os alunos deverão enviar para a educadora o certificado de nível B1, ou certificado de conclusão de curso de inglês especificando esse nível exigido. Bibliografia: AZAR, B. S.Understanding and Using English Grammar. Third Edition. New York: Longman, 1999. SCHUSTER, Ethel et.al. Writing Scientific Papers in English Successfully. Your complete roadmap. Compacta, Gráfica e Editora: São Carlos, Brasil, 2014. SWALES, John & FEAK, Christine. Academic Writing for Graduate Students. Essential Tasks and Skills. 3rd Edition. Michigan: The University of Michigan Press, 2012. SWALES, John & FEAK, Christine. Abstracts and the Writing of Abstracts. Michigan: The University of Michigan Press, 2012. SWALES, John & FEAK, Christine. English in Today’s Research World: a Writing Guide. The University of Michigan Press, 2013. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Ana Sílvia Ciampone Ferreira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |