130520 - Roda de Conversa: Metodologias Ativas no Ensino de História |
Data da turma: | 14/01/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | "O tema proposto deve estar alinhado com as práticas pedagógicas da sala de aula e ser relevante para o ensino de História. A atividade deve possibilitar a conexão com conteúdos curriculares e práticas educativas atuais nas escolas da educação básica.
A atividade deve contemplar professores que atuam em uma ou mais etapas de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio) Será realizada sugestões de aplicação prática e contextualização que possam facilitar a implementação na rotina escolar durante a palestra: 1. O que são Metodologias Ativas? Definição: abordagens que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Exemplos: aprendizagem baseada em projetos (ABP), ensino por pares, sala de aula invertida, gamificação. 2. Por que usar Metodologias Ativas no Ensino de História? Desenvolvimento de habilidades críticas: análise, síntese e avaliação. Fomento à participação ativa dos alunos. Conexão entre o conteúdo histórico e o cotidiano dos alunos. Estímulo à colaboração e ao trabalho em equipe. 3. Exemplos Práticos de Metodologias Ativas em História Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): Propor um projeto sobre a história local ou a importância de eventos históricos na formação da identidade cultural. Sala de Aula Invertida: Os alunos estudam o conteúdo em casa e utilizam o tempo de aula para discussões e atividades práticas. Gamificação: Criação de jogos ou quizzes interativos que abordem temas históricos, como guerras, revoluções e movimentos sociais. Debates e Simulações: Organizar debates sobre questões históricas controversas ou simulações de eventos históricos, como assembleias da Revolução Francesa. 4. Implementando Metodologias Ativas Passos para introduzir metodologias ativas em sala de aula: Planejamento: definir objetivos claros e escolher a metodologia adequada. Preparação do material: recursos digitais, textos, vídeos e atividades práticas. Formação de grupos: promover a colaboração entre os alunos. Avaliação contínua: feedback e autoavaliação para ajustar práticas. " |
||||
Carga Horária: |
1 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Priscila Lourenço Soares Santos |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |