Atividade

130520 - Roda de Conversa: Metodologias Ativas no Ensino de História

Data da turma: 14/01/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: "O tema proposto deve estar alinhado com as práticas pedagógicas da sala de aula e ser relevante para o ensino de História. A atividade deve possibilitar a conexão com conteúdos curriculares e práticas educativas atuais nas escolas da educação básica.
A atividade deve contemplar professores que atuam em uma ou mais etapas de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio) Será realizada sugestões de aplicação prática e contextualização que possam facilitar a implementação na rotina escolar durante a palestra:
1. O que são Metodologias Ativas?
Definição: abordagens que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem.
Exemplos: aprendizagem baseada em projetos (ABP), ensino por pares, sala de aula invertida, gamificação.
2. Por que usar Metodologias Ativas no Ensino de História?
Desenvolvimento de habilidades críticas: análise, síntese e avaliação.
Fomento à participação ativa dos alunos.
Conexão entre o conteúdo histórico e o cotidiano dos alunos.
Estímulo à colaboração e ao trabalho em equipe.
3. Exemplos Práticos de Metodologias Ativas em História
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP):
Propor um projeto sobre a história local ou a importância de eventos históricos na formação da identidade cultural.
Sala de Aula Invertida:
Os alunos estudam o conteúdo em casa e utilizam o tempo de aula para discussões e atividades práticas.
Gamificação:
Criação de jogos ou quizzes interativos que abordem temas históricos, como guerras, revoluções e movimentos sociais.
Debates e Simulações:
Organizar debates sobre questões históricas controversas ou simulações de eventos históricos, como assembleias da Revolução Francesa.
4. Implementando Metodologias Ativas
Passos para introduzir metodologias ativas em sala de aula:
Planejamento: definir objetivos claros e escolher a metodologia adequada.
Preparação do material: recursos digitais, textos, vídeos e atividades práticas.
Formação de grupos: promover a colaboração entre os alunos.
Avaliação contínua: feedback e autoavaliação para ajustar práticas.
"

Carga Horária:

1 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Priscila Lourenço Soares Santos


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP