130515 - Roda de Conversa: Literatura infantojuvenil antirracista produzida por professoras da educação básica e os saberes emancipatórios |
Data da turma: | 17/01/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Tema: Literatura infantojuvenil antirracista produzida por professoras da educação básica e os saberes emancipatórios.
Objetivo: Dialogar sobre a literatura infantojuvenil antirracista produzidas por professoras escritoras da educação básica e o desenvolvimento de saberes emancipatórios. Duração: 1h30 Público: Professores da educação básica. A proposta é que a roda de conversa tenha a participação de três professoras da educação básica que possam compartilhar suas experiências com a produção de livros com o objetivo de contribuir para a formação antirracista de estudantes e de outros colegas. Estas literaturas apresentam saberes emancipatórios que contribuem para o fortalecimento da identidade negra. Quanto a especificidade destes saberes eles estão didaticamente divididos em três tipos: a) saberes identitários, que dizem respeito a identidade negra e suas complexidades; b) saberes políticos, a questão racial ocupa um lugar político; c) saberes estéticos-corpóreos, ligados a estética negra e a corporeidade. Assim, nesta roda de conversa, as referências que o fundamenta trazem contribuições para a relação entre linguagem, racismo e educação antirracista, criando um lastro histórico, filosófico e linguístico para o diálogo com professores da educação básica. |
||||
Carga Horária: |
1 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Elisangela Aparecida Leitão de Oliveira Kalypsa Kardinaly Souza Brito Márcia de Cássia Santos Mendes |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |