Atividade

130515 - Roda de Conversa: Literatura infantojuvenil antirracista produzida por professoras da educação básica e os saberes emancipatórios

Data da turma: 17/01/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Tema: Literatura infantojuvenil antirracista produzida por professoras da educação básica e os saberes emancipatórios.
Objetivo:
Dialogar sobre a literatura infantojuvenil antirracista produzidas por professoras escritoras da educação básica e o desenvolvimento de saberes emancipatórios.
Duração: 1h30
Público: Professores da educação básica.
A proposta é que a roda de conversa tenha a participação de três professoras da educação básica que possam compartilhar suas experiências com a produção de livros com o objetivo de contribuir para a formação antirracista de estudantes e de outros colegas.
Estas literaturas apresentam saberes emancipatórios que contribuem para o fortalecimento da identidade negra.
Quanto a especificidade destes saberes eles estão didaticamente divididos em três tipos: a) saberes identitários, que dizem respeito a identidade negra e suas complexidades; b) saberes políticos, a questão racial ocupa um lugar político; c) saberes estéticos-corpóreos, ligados a estética negra e a corporeidade.
Assim, nesta roda de conversa, as referências que o fundamenta trazem contribuições para a relação entre linguagem, racismo e educação antirracista, criando um lastro histórico, filosófico e linguístico para o diálogo com professores da educação básica.

Carga Horária:

1 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Elisangela Aparecida Leitão de Oliveira
Kalypsa Kardinaly Souza Brito
Márcia de Cássia Santos Mendes


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP