130509 - Roda de Conversa: “Educação Ambiental na Prática: Recuperação de Áreas Verdes Degradadas e Transformação de Pontos Críticos de Descarte Irregular de Lixo” |
Data da turma: | 17/01/2025
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Descrição: | “Educação Ambiental na Prática: Recuperação de Áreas Verdes Degradadas e Transformação de Pontos Críticos de Descarte Irregular de Lixo”
________________________________________ 1. Justificativa: A degradação de áreas verdes no entorno das escolas, especialmente em locais marcados pelo descarte irregular de entulho e lixo, afeta diretamente a qualidade de vida da comunidade escolar e o meio ambiente local. Este encontro visa compartilhar experiência da gestão escolar que, por meio do engajamento da comunidade e de seus educadoras(es), conseguiu reverter essa situação. O objetivo é discutir as facilidades e desafios enfrentados no processo de transformação de pontos críticos de descarte em espaços verdes como parques lineares, praças públicas e afins, demonstrando como a escola pode ser um agente de mudança, educação ambiental e engajamento social. 2. Objetivos: • Geral: Promover a troca de experiências sobre a recuperação de áreas verdes degradadas ao redor das escolas, destacando os desafios enfrentados pela gestão escolar e o papel dos educadoras(es) nesse processo. • Específicos: 1. Relatar a experiência de uma escola que conseguiu reverter um ponto "viciado" de descarte irregular de entulho/lixo. 2. Refletir sobre o papel da educação ambiental no engajamento da comunidade escolar e local. 3. Discutir estratégias de envolvimento de alunos, pais, funcionários e parceiros externos em projetos de revitalização de áreas degradadas. 4. Apresentar soluções práticas e possíveis para as dificuldades encontradas na recuperação ambiental. 5. Inspirar novas iniciativas de recuperação ambiental nas escolas e nas comunidades ao redor. 3. Metodologia: • Dinâmica da Atividade: A roda de conversa será dividida em três momentos: o Abertura e Contextualização (20 minutos): Introdução ao tema da recuperação de áreas verdes, destacando a importância da educação ambiental na escola. Apresentação da experiência da escola convidada que reverteu um ponto de descarte irregular em área verde. o Discussão Colaborativa (60 minutos): Troca de ideias sobre os desafios e as oportunidades na transformação de áreas degradadas. Questões orientadoras como: Como a gestão escolar pode liderar iniciativas de recuperação ambiental? Quais são os principais obstáculos enfrentados pela escola na mudança de uma área de descarte irregular? Como os educadores(as) podem integrar esses projetos à rotina pedagógica? Compartilhamento de exemplos e boas práticas de engajamento da comunidade escolar. o Encerramento e Síntese (30 minutos): Síntese das principais propostas e soluções apresentadas. Criação de uma agenda colaborativa para fomentar novas ações de recuperação ambiental nas escolas participantes. 4. Público-Alvo: • Gestores Escolares: Diretores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as) e supervisores(as). • Educadores(as): Professores(as) da rede pública e privada interessados em projetos de sustentabilidade e educação ambiental. • Funcionários Escolares: Profissionais de apoio com envolvimento em projetos comunitários e ambientais. • Comunidade Escolar: Pais, alunos e parceiros comunitários que possam colaborar com iniciativas sustentáveis. 5. Recursos Necessários: • Espaço Físico: o Sala ou auditório com disposição em círculo para facilitar o diálogo. • Equipamentos: o Projetor para exibição de imagens e vídeos da experiência da escola convidada. o Flip chart ou lousa para anotações durante a conversa. 6. Carga Horária e Duração: • Carga Horária Total: 1: 30 horas. • Data e Horário: Janeiro de 2025 7. Local: • Sede do evento – São Paulo/SP. 8. Facilitadores: • Mediador Principal: Idelise Martins da Costa – Especialista em educação ambiental, diretora de escola, mestranda de sustentabilidade EACH- USP 9. Cronograma: Atividade Duração Abertura e Contextualização 15 minutos Discussão Colaborativa 60 minutos Encerramento e Síntese 15 minutos Total 1:30 horas 10. Resultados Esperados: • Propostas concretas para implementar ou fortalecer a recuperação de áreas verdes em escolas. • Engajamento de gestores e educadoras(es) em ações de revitalização ambiental. • Inspiração para novas práticas e projetos de sustentabilidade escolar, integrando alunos e comunidade. |
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Carga Horária: |
1 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 80 | ||||
Ministrantes: |
Idelise Martins da Costa |
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