130505 - Palestra: Cidadania, Democracia: Direitos Humanos na sala de aula |
Data da turma: | 14/01/2025
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Descrição: | "Propósito capacitar professores da educação básica (educação infantil, fundamental e ensino médio) a promover práticas pedagógicas que integrem os conceitos de cidadania, democracia e direitos humanos em sala de aula. O objetivo é desenvolver a consciência crítica dos estudantes, estimular a participação cidadã e fomentar uma cultura de respeito aos direitos humanos, diversidades e à convivência democrática. A educação em cidadania e direitos humanos deve ser transversal, abordada de forma crítica e prática em todas as etapas de ensino, promovendo o protagonismo estudantil e a compreensão das diversas realidades sociais das escolas. Nesta oficina serão desenvolvidas atividades para o desenvolvido a autoconsciência e a empatia por meio da reflexão sobre a identidade pessoal e as diferenças, promovendo o respeito mútuo. Outro eixo que será desenvolvido será a dignidade e respeito promover o entendimento da dignidade humana e o combate a estereótipos e discriminações, construindo uma comunidade escolar mais inclusiva.
Este eixo busca desenvolver a autoconsciência dos alunos, incentivando a compreensão de suas identidades e o papel que desempenham na sociedade. As atividades permitirão que os estudantes reflitam sobre suas características pessoais, seus valores e a diversidade cultural ao seu redor, promovendo a empatia e o respeito. 1-Círculo do “Eu Verdadeiro” - A atividade ""Círculo do Eu Verdadeiro"" tem como objetivo introduzir aos estudantes o conceito de ""eu verdadeiro"", incentivando uma reflexão sobre a identidade profunda de cada um, além das influências externas, como cultura ou emoções. Utilizando estrelas de papel, os alunos são convidados a identificar características que representam seu verdadeiro eu no centro e nas pontas, características que os afastam temporariamente dessa essência. A dinâmica inclui discussões em grupo facilitadas por um ""objeto da palavra"", onde os estudantes compartilham experiências e reflexões sobre como se reconectar com seu verdadeiro eu, respeitando sempre o espaço e a individualidade dos colegas. 2- Quem Sou Eu? Um Gráfico de Identidade A atividade ""Gráfico de Identidade"" será desenvolvida com professores para que possam aplicá-la em sala de aula, visando ajudar os estudantes a refletirem sobre suas identidades. Durante a adolescência, fase marcada por questionamentos e descobertas, os jovens estão formando suas personalidades, definindo seus gostos, valores e pertencimentos. A proposta consiste em pedir que os estudantes criem gráficos representando suas identidades, destacando características eleitas por eles mesmos e por outros, como família e amigos. A partir dessa atividade, será possível promover reflexões sobre como os jovens se percebem e como acham que os outros os veem, incentivando a discussão sobre autoconceito e estereótipos. Ao final, os alunos registrarão suas impressões em diários de bordo, estimulando o autoconhecimento e o respeito à diversidade. 3- As máscaras que nos vestem A atividade tem como foco promover a discussão sobre igualdade de gênero e destacar a importância da representação de mulheres, especialmente negras, nas percepções culturais dos estudantes. O professor inicia pedindo aos alunos que façam uma lista de personalidades que associam a palavras específicas (como esportista, política, etc.). Após a lista ser feita, o professor solicita que os estudantes eliminem da lista homens brancos, homens negros e mulheres brancas, questionando se restou alguma mulher negra. A atividade segue com a discussão sobre a ausência de mulheres, especialmente negras, nas listas, abordando questões de discriminação e representatividade. Em seguida, o professor apresenta imagens de mulheres negras importantes, como Marta da Silva e Chiquinha Gonzaga, destacando suas contribuições em diferentes áreas. Para finalizar, o professor estimula uma discussão sobre o que os alunos entendem por igualdade de gênero, anotando as palavras-chave na lousa. Eles são questionados sobre os significados de ser homem e mulher na sociedade, as expectativas associadas aos gêneros e as possíveis consequências dessas expectativas. " |
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Carga Horária: |
1 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Priscila Lourenço Soares Santos |
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