Atividade

130484 - Oficina: Mapeando (in)jusitiças climáticas com o Detetive Climático

Data da turma: 17/01/2025

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Descrição: Mapeando (in) Jusitiças climáticas com o Detetive Climático
APRESENTAÇÃO:
A proposta busca demonstrar metodologias alternativas para desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem que discutam as questões das Mudanças Climáticas em sala de aula. A atividade que será desenvolvida ao longo da oficina foi desenvolvida para o kit pedagógico do Detetive Climático, que busca discutir a justiça climática por meio da educação dialógica de Paulo Freire, aprendizagem significativa de Ausubel e a Ciência Cidadã.
O exercício é uma atividade coletiva e participativa que busca explorar a sensibilidade do corpo, percepção do meio ambiente, compreensão espacial, a criatividade e o pensamento crítico do território a partir da residência e experiencia cotidiana dos participantes, além promover a reflexão sobre as disparidades territoriais, acesso a infraestrutura de qualidade, identificação, resolução de problemas e a alteridade,
A atividade está alinhada a diversos objetivos do Banco Nacional Comum Curricular (BNCC) e pode ser introduzida e adaptada para diversas idades, inclusive, o Projeto de Pesquisa do NOSS EACH USP - Educação para Justiça Climática (NOSS EDU CLIMA)- desenvolveu a atividade, por meio de um processo participativo, para escolas públicas (estaduais e municipais) do Vale do Ribeira. Onde foi implementada com crianças desde o Fundamental 1 até o Ensino Médio.
A atividade
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
A oficina irá desenvolver de modo participativo um grande mapa coletivo no chão que identificar vias principais de referência, localização das residências, localização de equipamentos públicos, áreas verdes, mapeamento da sensação individual relacionada aos fenômenos naturais e seus impactos diferenciados.
Etapas:
1) Apresentação da atividade e do Detetive Climático.
2) O rio Pinheiros será disposto no chão representado com papel pardo e rolo. Indagaremos os participantes sobre o que isso pode significar em relação a cidade de São Paulo;
3) Com a identificação do rio, localizaremos a universidade de São Paulo e solicitaremos que os participantes desenhem as suas residências e a localizassem tendo o Rio e a USP como referência.
4) Após localizarem suas moradias os participantes irão identificar as escolas que trabalham e as principais vias de acesso, assim como áreas verdes e rios entre sua residência e a escola.
5) Em seguida serão identificados os fenômenos naturais mais percebidos em suas moradias e escolas, assim como os problemas causados por esses fenômenos.
6) Após o mapeamento, solicitaremos que os professores andem pelo mapa e compartilhem as suas impressões especialmente nas diferenças existentes em cada região.
7) Para finalizar teremos uma roda de conversar para compartilharmos nossas impressões sobre a atividade.
MATERIAIS e ESPAÇO:
Serão utilizados materiais como fios coloridos, papel pardo, papel de seda colorido, bobina de papel, canetinhas, giz e papel sulfite.
A atividade requer um pátio, ou quadra e pode ser desenvolvida na área externa dependendo das condições do clima.

Carga Horária:

3 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Ana Beatriz Nestlehner Cardoso de Almeida
Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias


 
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