130483 - Oficina: Estratégias educacionais ativas em escolas públicas para o enfrentamento das mudanças climáticas |
Data da turma: | 14/01/2025
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Descrição: | As mudanças climáticas e seu caráter de crise têm exigido que os diversos setores da sociedade as integrem em suas práticas e atividades no contexto escolar. No Brasil, foi aprovada uma legislação para a inclusão da temática das mudanças climáticas nas escolas e seus currículos: a Lei nº 14.926, de 17 de julho de 2024, a qual assegura esta inserção na Política Nacional de Educação Ambiental para o ensino formal a partir de 2025.
Esta proposta de oficina se justifica sob a perspectiva que o tema das mudanças climáticas é necessário estar na ótica de sensibilização das crianças e dos jovens, especialmente em virtude de esses indivíduos serem altamente impactados por essas mudanças, mas, ao mesmo tempo, serem agentes cruciais na promoção de iniciativas de controle e enfrentamento das mudanças climáticas. Sobre isso, destaca-se a importância da participação ativa da comunidade escolar para incluir a temática das mudanças climáticas e da justiça climática no ensino formal de forma embasada em conhecimentos comunitários e científicos sobre o contexto local e os impactos das mudanças climáticas no cotidiano dos estudantes. Deste modo, a proposta de programação é: - 30min Dinâmica de “quebra-gelo” rápida com a turma; - 40min Apresentação alguns conceitos-chave da temática para nivelamento de conhecimento entre os participantes; - 20min Intervalo; - 1h Oficina - Formação das equipes para discussão sobre a temática e sistematização de pontos importantes; - 30min Fechamento da atividade com dinâmica de encerramento e avaliação da oficina. |
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Carga Horária: |
3 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Amanda Cseh Francisca Eliene da Silva Regina Morais Rylanneive Leonardo Pontes Teixeira |
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