130477 - Oficina: Laboratório de escuta de imagens |
Data da turma: | 16/01/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | "O Laboratório de escuta de imagens é uma ação experimental a partir da pesquisa Narrativas que se encontram, que são imagens das mais variadas expressões artísticas que dialogam entre si. O laboratório tem o objetivo de proporcionar uma vivência com imagens impressas, partindo da estética do álbum de família, as pessoas serão convidadas a ouvir as memórias das imagens, diálogar e partilhar com a intenção de criar um momento em que a imaginação possa fluir naturalmente e também o processo crítico e analítico. A proposta é conversar com essas imagens de forma lúdica, para assim construir dinâmicas coletivas por meio do exercício relacional de organizar as imagens como curadores de exposições.
Etapas do encontro Etapa 1 Breve apresentação Etapa 2 Cada pessoa participante será convidada a escolher uma imagem e “conversar” com ela, buscando memórias, percepções e sensações. Etapa 3 As pessoas participantes serão estimuladas a compartilharem as percepções e sensações que tiveram a partir do contato com as imagens. Etapa 4 O primeiro exercício de escuta de imagens é individual, mas na etapa 4 será pedido que em grupo organizem as imagens, selecionem a partir dos critérios estabelecidos de forma coletiva, montem uma curadoria e apresentem as imagens como em uma exposição. Etapa 5 Cada grupo será convidado a compartilhar a experiência, a relatar as escolhas feitas e como chegaram naquela montagem. Durante a mediação serão feitas perguntas disparadoras, para refletirmos a importância das imagens no nosso dia-a-dia, como elas afetam a vida, as perguntas serão feitas de acordo com os assuntos que forem surgindo, no fluxo da conversa. Etapa 6 Fechamento do encontro com o relato dos participantes sobre a vivência. " |
||||
Carga Horária: |
3 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Elidayana da Silva Alexandrino |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |